Alice Midori Imai utiliza a arte da Oshibana para perenizar seu amor pela natureza
Pouco ou quase nada se conhece no Brasil sobre a arte da Oshibana-e, cujo nome se origina de uma expressão japonesa derivada do verbo osu - que pode ser traduzido por apertar, empurrar, prensar, bana é flor, enquanto que "e" significa desenho. Oshibana-e é, pois, uma obra artística composta por folhas, flores e ramos prensados, arte que não é feita por métodos tradicionais, sem o uso de óleo, acrílico, aquarela e pastel, entre outros.
Embora os primeiros Oshibana datem do século XV, encontrados que foram na correspondência de botânicos e médicos que intercambiavam plantas para uso medicinal, a partir do século XVII, constatou-se a presença na Inglaterra dessas flores prensadas em molduras, capas de bíblias e pequenos objetos. Os imigrantes ingleses levaram essa arte para os Estados Unidos, onde, até hoje, é muito divulgada, com a utilização de diversas técnicas.
Alice Midori Imai é uma das raras artistas que desenvolve essa arte no Brasil, com feliz criatividade e coerente pesquisa. Nessa difícil técnica, a artista demonstra ter alcançado metas importantes, dominando a escolha da cor, da concretização e eficácia de seu trabalho. Num mundo consumista e agitado como o nosso, envolvido por problemas que relegam o belo a uma posição secundária, a artista demonstra seu amor pela natureza com a alma que lhe é própria.
A sua obra nasce de solicitações de uma intima emoção, portanto é algo de "sentido" e não artificial. Ela nos faz compreender que o dom divino da arte, pode-se aperfeiçoar através de uma escola ou com experiências de contatos externos mas se aprende principalmente com o coração. Seus tons são delicados, poéticos, agradáveis de serem observados, porque tocam e provocam nossa fantasia.
Os quadros criados por Alice Midori Imai seduzem por meio da cor que fascina com uma virtude interior e age como elemento catalisador do ponto de vista óptico-perceptivo.
Em "Folhas de Imbaúbas", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a artista parte do monocromatismo da natureza, não para elaborar abstratas figurações de valor formal, mas para evidenciar sutis e penetrantes ritmos interiores no arco de uma operação que fala da inteligência pictórica.
A Artista
Alice Midori Imai nasceu em São Paulo em 1938. Mudou-se para o Japão em 1996, onde permaneceu até 1999 estudando a técnica Oshibana (flores prensadas) na Escola Fushigi Na Hana Club, e no Coronet Atelier Heart, na Província de Saitama, com a mestra Yumiko Kotaka.
Participou das seguintes exposições: Maruhiro Department Store, Província de Saitama, Japão (1999); Espaço Cultural da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, SP (2001, 2002 e 2003); Oktober Fest, SP (2001); May Fest, SP; Nippon Country Club, Arujá, SP; Espaço Cultural do Club Transatlântico, SP; Clube Coopercotia, Cotia, SP; (2002); Museu de Sant'Angelo, Roma, Itália; Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, SP; Poupa Tempo, Santo Amaro, SP; Graded School, SP; Sociedade Cultural da Província de Mie, SP (2003); Espaço Cultural do The British Internacional School, SP; Espaço Cultural Banco Real, SP; Espaço Cultural Banco Sudameris, SP e Hiroshima Kenjinkai do Brasil, SP (2004).
Possui obras em diversas coleções no Japão, Inglaterra, Brasil, e no Acervo Artís0tico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações