Secretaria de Segurança analisará reabertura da Seccional de Penápolis


24/08/2007 17:09

Compartilhar:

Audiência debate possibilidade de reabrir a Delegacia Seccional de Penápolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/penapolis doni braga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai analisar a possibilidade de reabrir a Delegacia Seccional de Penápolis, município com 60.034 habitantes localizado na região de Araçatuba. A informação é do secretário de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, feita em audiência realizada na última quinta-feira, 23/8, solicitada pelo 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT).

"A demanda é justa e muito bem posta pelo deputado. Vou olhar o pleito com muito carinho", disse o secretário. O prefeito de Penápolis, João Luis dos Santos (PT), também presente à audiência, recordou que a delegacia seccional de sua cidade foi fechada em 1995 pelo então governador Mário Covas como parte de sua política de centralização administrativa.

Atualmente a única seccional da região está sediada em Araçatuba e, de acordo com o prefeito, não consegue atender as necessidades dos municípios vizinhos. Para justificar o pedido de reabertura, o prefeito entregou ao secretário oficio relatando que sua cidade fica na confluência das rodovias Marechal Rondon e Assis Chateaubriand. Além disso, Penápolis está próxima das divisas com os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. "É uma rota de tráfico de entorpecentes, locomotiva para os demais crimes, como furtos, roubos e homicídios. Todos os dias, a Polícia Rodoviária apreende drogas", acrescentou o prefeito.

Como medida imediata de combate ao tráfico, o secretário Ronaldo Marzagão disse que incrementaria o policiamento na região. " É uma medida de grande valia, que melhorará a segurança pública em nossa região", disse o prefeito, que colocou à disposição da secretaria a central de inteligência de combate ao crime criada pela prefeitura.

Caso a Delegacia Seccional de Polícia de Penápolis seja reaberta, conforme o prefeito, beneficiará diretamente os municípios Santópolis do Aguapé, Clementina, Braúna, Gabriel Monteiro, Pirajuí, Monte Alegre, Luziânia, Barbosa, Avanhandava, Glicério, Coroados e Brejo Alegre, totalizando cerca de 120 mil habitantes. Participaram também da audiência, realizada na sede da secretaria, no centro da capital, os vereadores Roberto Carlos Calez e José Santino, ambos do PT, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Penápolis, José dos Santos.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp