Debate discutiu trajetória e ações do PT no Legislativo





Com a presença do deputado federal Arlindo Chinaglia, da líder de bancada do PT na Constituinte Estadual, Clara Ant, e do ex-ministro José Dirceu, a bancada do PT na Assembleia realizou nesta terça-feira, 23/2, o debate "O Papel do PT no Legislativo", que relembrou as principais ações do partido durante seus 30 anos de existência.
O deputado Enio Tatto, que assumiu a mesa após a abertura do debate pelo deputado Rui Falcão, destacou duas importantes bandeiras defendidas pela bancada, que resultaram em aprimoramento do Legislativo paulista: o fim da aposentadoria parlamentar e o fim do voto secreto.
Para Clara Ant, a construção da democracia no país foi o ponto fundamental do PT na construção do Parlamento brasileiro e, em particular, do paulista. "A democracia é a referência principal para recompor a história e a trajetória do PT", declarou. Para Ant, a grande realização que deve ser vista é a combinação de trabalhos de militância e de iniciativa de organizações sindicalistas, religiosas, intelectuais, políticas, entre outras, juntamente com a somatória de seus esforços no empenho da construção do partido político. A ex-líder declarou ainda que a construção do partido foi baseada em leis e regras diferentes das vigentes no país. Também destacou a falta de ênfase para reforma política nos últimos anos.
Redemocratização
Segundo o deputado Arlindo Chinaglia, o partido se constituiu num dado momento da vida nacional, 16 anos após o golpe militar, onde a sociedade se mobilizou para redemocratizar o país, garantindo a liberdade de imprensa e o voto direto para presidente, governadores e prefeitos. "Quando o PT veio para o Parlamento, ele trouxe importantes valores, como, por exemplo, a democracia", afirmou. De acordo com o deputado, o partido sempre se orientou pela justiça social, e possuía uma "radicalidade sadia", sendo intransigente na defesa de determinados valores. Chinaglia afirmou ainda que o diferencial do partido está nas lutas populares que originaram o partido. "A história do PT no Parlamento é uma atitude de representação da sociedade, de defesa de valores e ideias", declarou.
Constituinte paulista
José Dirceu destacou sua emoção de voltar à Assembleia paulista. Segundo ele, o partido impôs uma forma de fazer política no Parlamento apoiada em: coletividade, mobilização, pesquisas e estudo. Para o ex-deputado, a marca do movimento social na Constituinte é um ponto muito forte no partido, e marca das suas reivindicações. "As constituintes foram importantes para devolver iniciativa financeira, orçamentária e autonomia financeira para os municípios", declarou. Dirceu ressaltou ainda a importância da discussão da organização do Estado de São Paulo e da descentralização do papel dos municípios, da região metropolitana, das regiões administrativas e dos serviços públicos. "O PT representa a primeira grande ascensão social das camadas populares para a representação política, para a democracia civil e para o governo", finalizou.
Os deputados presentes se pronunciaram a respeito da iniciativa da bancada para o debate e se posicionaram sobre diversas questões. Entre os deputados estaduais petistas, estiveram presentes: Roberto Felício, Hamilton Pereira, Beth Sahão, Donisete Braga, Maria Lúcia Prandi, Simão Pedro, Fausto Figueira, Vanderlei Siraque. Também estiveram presentes o deputado Luis Carlos Gondim (PPS) e o prefeito Cido Sério, de Araçatuba.
Dirceu também respondeu alguns questionamentos feitos pelo público presente. Entre os temas estavam: o papel da juventude e a importância de um programa voltado à eles, a força do movimento negro, consciência ambiental, a importância da educação, inovações tecnológicas e inclusão digital.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações