Aos 178 anos, Polícia Militar paulista é homenageada em sessão solene
07/12/2009 19:41





Os 100 mil homens e mulheres "que integram essa fantástica corporação e que fazem da PM paulista a organização militar mais competente do Brasil", nas palavras do deputado Edson Ferrarini (PTB), foram homenageados em sessão solene realizada por iniciativa daquele parlamentar, nesta segunda-feira, 7/12, na Assembleia Legislativa.
A solenidade marcou a passagem dos 178 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo e contou com a presença de diversos parlamentares e autoridades do setor. "É um orgulho ver a Assembleia abrir as portas para reverenciar a PM em nome do povo paulista", afirmou o deputado Olimpio Gomes (PDT).
Ele destacou o apoio que o atual comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, tem dado aos anseios da tropa e definiu como uma de suas metas o trabalho para garantir recursos para a incorporação do adicional de localidade aos policiais militares. "A classe política e a sociedade, que tem a segurança pública como uma de suas prioridades, precisam se mobilizar para isso", afirmou.
O 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Conte Lopes (PTB), também defendeu a integridade dos policiais e a necessidade de uma remuneração adequada para eles. "A Polícia Militar é uma das instituições que mais cresceram e tem dado exemplo de bons trabalhos em defesa da sociedade. É, além disso, uma das poucas encarregadas de punir seus próprios integrantes, e o faz exemplarmente quando necessário", ele observou.
Ferrarini lembrou ainda que essas punições são feitas pela via rápida. E, ao elencar os diversos programas em que a PM atua, ele a definiu como "o pronto-socorro de todas as falências do Estado " por isso ela atua em tantas frentes, desde a ocorrência policial até o auxílio a parturientes, por exemplo".
Balanço das atividades
Ao fazer um balanço dos objetivos da PM em São Paulo, o coronel Álvaro Batista Camilo apontou a melhora da sensação de segurança, o enfrentamento ao crime organizado e o aperfeiçoamento no processo de gestão, de que são exemplos a compra de equipamentos e a concessão do certificado de qualidade ISO 9.000 à Academia do Barro Branco.
"A valorização do policial também tem permeado todas as ações do comando, com um trabalho de integração e reconhecimento que tem dado bons resultados. E por outro lado continuamos nosso processo de depuração interna. Somos implacáveis com os desvios de conduta", afirmou Camilo.
A essas metas ele acrescentou a manutenção do controle da criminalidade. "A crise econômica balançou, de forma indireta, os indicadores criminais. Mas eles já voltaram a apresentar queda em setembro e outubro, como resultado das operações feitas pela PM", revelou o comandante-geral.
Também participaram da sessão solene, entre outras autoridades, o coronel Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar; o coronel Danilo Antão Fernandes, subcomandante-geral da Polícia Militar; o coronel Nevoral Alves Bucheroni, atual subprefeito da Sé; e o coronel Aliomar Martins Gago, assessor parlamentar do Comando Militar do Sudeste.
Clube do Sobrevivente
O soldado Cleiton Luiz, do 12º BPM, foi homenageado pela Dupont com uma placa e um diploma, por ter se tornado membro do Clube do Sobrevivente. Criado pela empresa em 1987, o Clube do Sobrevivente tem o objetivo de reconhecer e homenagear policiais que superaram situações de risco mediante o uso correto de equipamentos de segurança.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações