Museu de Arte - Emerson Zalotti




A arte digital de Emerson Zalotti, um jogo fluido de cores e de formas
Uma produção de mais de 2.200 obras que podemos rotular como explosiva, pois concretizada no curto espaço de tempo de um mês entre a criação e a arte final das imagens.
Aliás, suas imagens expressam os assuntos mais variados, que vão desde o sentimento de perda de um ente querido até problemas do cotidiano, assuntos relevantes ligados ao seu trabalho na educação, releitura de retratos de amigos e pessoas desconhecidas de nossas ruas.
Longe de preconceitos, podemos refletir que se a arte já foi um dia gravada nas pedras das cavernas, por que não expô-la em um pedaço de vidro luminoso ou impressa através do sistema da arte digital? Os entendidos na matéria afirmam que "na medida em que o homem passa a se expressar através de bits, cada vez mais dado e formato se confundem, cada vez mais forma e conteúdo passam a fazer parte de um só todo, ficando praticamente impossível enxergar as linhas da nova fronteira entre arte, informação, notícia ou propaganda".
Desenhista, pintor e escultor, Emerson Zalotti parece ter assimilado e dominado essa arte recente. Através das obras "Brincando de Pipa", "Ana Maria e Louro José" e "Autorretrato", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, oferece-nos uma amostragem de sua poética interior mediante um jogo fluido de cores e de formas.
O artista
Emerson Zalotti, pseudônimo artístico de Emerson Sousa Zalotti, nasceu em Andradina, SP, em 1972. Possui licenciatura plena e bacharelado com habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, MG (1998).
Foi monitor do departamento de artes plásticas na disciplina de "Mixed-Media I", na Universidade Federal de Uberlândia (1996). Possui ampla experiência como professor de arte na rede estadual de ensino de São Paulo, é organizador de festivais culturais de arte nas escolas públicas paulistas, representou a Secretaria de Estado da Educação em congressos e fóruns de arte.
Participou de exposições individuais e coletivas na Biblioteca Central de Uberlândia (junho e outubro de 1995); Espaço Cultural do Center Shopping de Uberlândia; Espaço Cultural Friends, Uberlândia (1996); Espaço Cultural Portfólio, Uberlândia (1997); Espaço Cultural, Universidade Federal de Uberlândia (1998); Galeria Santista, Santos, SP; Projeto Studio Café, Santos, SP; Centro Cultural Brasil Estado Unidos, SP (2004); Galeria de Arte Casa Caiada, SP; Espaço Cultural V Centenário, Assembleia Legislativa de São Paulo (2005).
Possui obras em coleções particulares de Minas Gerais, São Paulo e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações