Retomada discussão sobre ICMS do eucalipto

Afonso Lobato (PV) retomou, com uma reunião em São Luiz do Paraitinga, na noite de segunda-feira, 29/8, a discussão sobre a redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) cobrado de florestas plantadas de eucalipto em todo o Estado.
O encontro contou com a participação dos prefeitos de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Scherle (PSDB), e de Natividade da Serra, João Carvalho (PPS), além de vereadores das três cidades, técnicos e proprietários rurais da região.
O deputado foi convidado pelos organizadores do encontro para discutir o assunto, uma vez que já vem se articulando desde seu primeiro mandato, no sentido de regulamentar o plantio de eucalipto e de proporcionar algum ganho aos municípios atingidos por essa monocultura.
"A discussão é para que o ICMS fique no município", destacou Padre Afonso. Nesse aspecto, o deputado chegou a se reunir com representantes da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa) para definir uma proposta que contemple o interesse dos municípios. "Essa conversa precisa ser retomada", disse.
Ele vai articular-se politicamente na Assembleia Legislativa, para reverter o veto do governador Geraldo Alckmin, ao projeto de lei de sua autoria, que disciplina o plantio de eucalipto no Estado, aprovado no plenário. "Esse projeto foi importante porque provocou um momento de reflexão sobre o assunto, com audiências públicas em todo o Estado", afirma o deputado.
padreafonso@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações