Comissão de Saúde aprova convite ao secretário


19/06/2007 19:11

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Saúde da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Saude MAU_0001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Adriano Diogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Saude MAU_0031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde da Assembléia, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), aprovou nesta terça-feira, 19/6, ofício para que seja encaminhado convite ao secretário da pasta, Luiz Roberto Barradas Barata, para que venha esclarecer os deputados sobre a política estadual de Saúde. A data da vinda do secretário será agendada posteriormente.

O presidente do SindSaúde, Benedito Augusto de Oliveira, veio entregar a pauta de reivindicações da categoria que representa aos membros da comissão. Oliveira disse que a ausência de diálogo com o secretário levou os funcionários à greve, iniciada em 11/6: "Nunca conseguimos falar com o secretário, desde que o doutor Barradas assumiu o cargo. Pedimos a intervenção da comissão para que sejam abertas as negociações".

Segundo ele, o salário base dos servidores da Saúde, em média R$ 80, é o mais baixo de todo o funcionalismo. "Estamos por origem excluídos de qualquer proposta de reajuste", declarou.

O sindicalista destacou na pauta de 20 itens das reivindicações entregues à comissão, a luta dos funcionários contra a terceirização dos serviços que provoca o fechamento de postos de trabalho e a conseqüente redução salarial de até 40%.

A constituição de uma comitiva de deputados para visitar o Hospital do Servidor Público e analisar as condições de atendimento aos servidores também foi aprovada na mesma data. A proposta foi feita pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) que se declarou indignado com a demora na marcação de exames e consultas que os servidores enfrentam quando necessitam recorrer ao hospital.

A visita será agendada após a vinda da Comissão Mista Consultiva do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) à Casa para participar de audiência pública, promovida pela Frente Parlamentar de Defesa do Iamspe, em 25/6.

Foram ainda aprovados pareceres favoráveis a quatro projetos de autoria dos parlamentares: ao Projeto de Lei 791/06, da ex-deputada Beth Sahão, que cria a Política de Prevenção ao Câncer de Mama; ao PL 495/06 que cria o Banco de Tumores para Estudos, do deputado Valdomiro Lopes (PSB); ao PL 756/06 (Bete Sahão) que institui a Campanha Educativa de Prevenção à Anorexia; e ao PL 533/01, da ex-parlamentar Edir Sales, que denomina o Hospital Geral de Sapopemba de "Jahir Estácio de Sá".

alesp