Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Fabio Roxo
Fabio Roxo sente a necessidade humana de pintar a solidão e as incertezas dos seres
Artista vivo, portanto, sincero, Fabio Roxo se torna um intérprete que sofre e se comove com o seu tempo, do qual sabe colher incertezas e excitações com um toque singular e vibrante acento de verdade.
A solidão é certamente a condição mais típica e comum de nossos dias: chega a ser, até mesmo, determinante. É, pois, natural que um artista sensível, de forte empenho social, como Fabio Roxo, sinta a necessidade moral e humana de pintar o ser humano como tema de preferência em suas obras.
A tal escopo, para melhor definir o estado de abandono e de confusa indeterminação no qual focaliza os seres, o artista não traça com exatidão suas figuras, mas deixa que seja a cor a definir de maneira mais expressiva a personalidade.
Suas tintas são fortes, acesas, ricas de contrastes, seguindo a melhor tradição expressionista. Cores quentes e contrastantes acentuam as figuras centrais que emergem e que representam na sua maioria figuras femininas: mulheres nuas, artistas, mulheres absorvidas ou estupefatas de se encontrarem naquele ambiente. Suas criaturas são prisioneiras de si mesmas, isoladas umas das outras e do mundo que as cerca.
A técnica adotada por Fabio Roxo para exprimir a angústia do cotidiano é, sem dúvida, expressionista revivida em termos absolutamente pessoais e originais. O jogo dos contrastes das massas que fazem pano de fundo ao personagem central provoca efeitos de grande relevo.
Na obra "A violoncelista", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a espiritualidade do pintor adquire destaque no perfil de seu personagem, que vive com intensidade tanto a música quanto o drama existencial.
O artista
Fabio Roxo nasceu em São Paulo em 1956. Formou-se engenheiro civil em 1982. Paralelamente realizou cursos de desenho e pintura sobre tela na Escola Panamericana de Artes, pintura sobre tela no Liceu de Artes e Ofícios, desenho na Escola Cândido Portinari, litogravura no Sesc e gravura em metal no Museu Lasar Segall.
Seu trabalho é fruto de pesquisas com diversos materiais: carvão, giz de cera, matéria betuminosas, tinta óleo e, principalmente, tinta acrílica.
Participou de diversas exposições individuais na Galeria Valoart (1987-1988-1989-1990-1991-1992), Galeria do Sesc Pompéia (1988), Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1989), Espaço Cultural das Faculdades Metropolitanas Unidas (1995), Sala Mário de Andrade da Secretaria Municipal de Cultura (2003), Galeria Craft (1999 a 2003).
Possui obras em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações
Clique para ver a imagem " alt=""A violoncelista"