Envelhecimento Saudável



Os idosos devem aproveitar a maior disponibilidade de tempo para se cuidar mais, se doar mais, se relacionar melhor com a família e os amigos, além de buscar atividades culturais, esportivas e de lazer. Assim o sociólogo e mestre em Estudos do Lazer pela Unicamp, Célio Nori, definiu a forma ideal para que a Terceira Idade aproveite o tempo livre de que dispõe.
Ele foi o palestrante da 26ª audiência pública promovida pela Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, coordenada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT). Segundo Nori, que é gerente-adjunto do Sesc/Santos, quando a pessoa chega à Terceira Idade é natural que tenha mais tempo livre, porque já realizou muitas tarefas ao longo da sua vida.
"E o que fazer dessa disponibilidade? Muitos vão ver novelas, outros vão jogar, alguns vão cuidar de si e de suas famílias, além daqueles que se dedicarão a trabalhos voluntários. O ideal é que se concilie todas estas ações", enfatizou. Para a deputada Prandi, a palestra foi extremamente enriquecedora para as dezenas de idosos que participaram do evento.
"Estou certa de que todos os presentes saíram daqui mais conscientes de que podem aproveitar muito mais suas vidas, serem mais felizes e continuarem dando suas contribuições para a construção de um mundo melhor", destacou a parlamentar.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações