Cidadãos de Assis e do Vale do Paranapanema debatem Orçamento 2012
22/08/2011 20:57



A discussão sobre o Orçamento 2012, que teve início na manhã de sexta-feira, 19/8, em Presidente Prudente, prosseguiu na Câmara de Assis, no período da tarde. O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) " responsável pela promoção dos debates ", Mauro Bragato (PSDB), abriu os trabalhos explicando a dinâmica do projeto orçamentário e a importância da apresentação de sugestões para seu aprimoramento. Ele lembrou que nesta semana o Legislativo paulista recebeu do governador o Plano Plurianual (PL 771/2011), contendo artigo que prevê o Orçamento regionalizado. "Isso é um avanço e mostra a importância da presença de todos aqui", reforçou.
Luiz Claudio Marcolino (PT), vice-presidente da CFOP, afirmou que Assis é exemplo do que uma boa administração pode resultar. "É importante que todos participem do debate público, para garantirmos que a região continue seu processo de desenvolvimento com a aplicação devida de recursos orçamentários", afirmou.
Segundo Vitor Sapienza (PPS), a região do Vale do Paranapanema tem grande potencial de crescimento e a participação da população nas audiências contribui muito para isso. "É com alegria que vejo a Câmara cheia, uma vez que já vi reunião esvaziada aqui em Assis. Ainda bem que os cidadãos estão se dando conta da importância de debater o Orçamento", observou o parlamentar.
Para Donisete Braga (PT), é preciso estabelecer no interior um novo marco para o desenvolvimento. "Chega de transferir para os municípios do interior as coisas ruins, como, por exemplo, a Cracolândia e o consumo de drogas que ela representa", completou.
Alguns dos integrantes da mesa de trabalhos afirmaram que faltam à região polos industriais que permitam o desenvolvimento econômico, bem como incentivo à agricultura. O presidente da Câmara de Assis, Ricardo Pinheiro, reivindicou recursos para a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, para o fortalecimento da agricultura familiar e da agropecuária sustentável.
Para o prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, o Estado deveria desenvolver políticas de desenvolvimento, mediante a criação de distritos industriais. Entretanto, para que isso seja viável, será necessária a oferta de incentivos fiscais.
Presidente do Conselho Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, focou seus pedidos em recursos para a saúde (hospitais regionais) e para implantação da Fatec e de parques tecnológicos.
Cultura e pontuais
Outras demandas foram apresentadas por diversos participantes. Destaque para a reivindicação de recursos para a cultura e para demandas pontuais. Também foram apresentados pedidos de verbas para o atendimento de pacientes com depressão, com fornecimento gratuito de remédios, aumento da dotação do Judiciário, contrapartida do Estado no financiamento do Iamspe, cumprimento da data-base do funcionalismo, atendimento a usuários de drogas e atividades do Samu, entre outros.
Em defesa da cultura " como meio de resgate da juventude que busca a droga, por falta de expectativa de futuro ", o professor de música Roni da Silva Godoi pediu recursos para a valorização da cultura mediante a implementação de política pública para esse segmento. "Chega de jovens voltados ao consumismo, imposto pela comunicação de massa das grandes mídias", ponderou Godoi.
Pontualmente, para Palmital foi solicitada a recuperação da Estrada do Trigo, a instalação de uma Fatec e o recapeamento das vias urbanas. Já para Maracaí, as solicitações foram: aumento do efetivo policial, instalação de Etec e incremento ao turismo. Para Santa Cruz do Rio Pardo, foram pleiteadas a recuperação de estradas e a construção de ponte sobre o rio Pardo.
Alguns participantes protestaram contra a construção de mais um presídio na região, o de Florínea, e contra a terceirização dos serviços da Educação.
A CFOP prossegue com audiências sobre o Orçamento 2012 até o mês de outubro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações