Força Expedicionária Brasileira e homenageada em sessão solene
As Forças Armadas e, principalmente, ex-combatentes que participaram da 2ª Guerra Mundial foram homenageados em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 2/5, na Assembléia Legislativa. A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), que presidiu a sessão, convidou os participantes da campanha militar a se apresentarem, sendo todos muito aplaudidos.
Rosmary Corrêa afirmou que "após décadas de paz, o Brasil foi moralmente compelido a participar da Guerra, pois viu sua soberania ultrajada quando navios mercantes foram afundados de forma covarde". Na ocasião, em defesa da liberdade dos povos, uniram-se países e pessoas para enfrentar o nazi-fascismo.
A deputada lembrou que, embora vitoriosa, a participação do Brasil resultou na morte de 443 homens em batalhas, nas quais mais de 3.000 foram feridos, além da perda de 740 vidas com os afundamentos dos navios mercantes.
O presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil " Secção São Paulo, coronel Jairo Junqueira da Silva, afirmou que foi à Itália para participar de comemorações referentes ao fim da Guerra. Afirmou que o dia 25 de abril é feriado nacional naquele país e que lá os expedicionários foram chamados de "libertadores".
A solenidade contou com a presença de autoridades das Forças Armadas e da banda do Exército, que executou a Canção do Expedicionário.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações