Plenário aprova criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí
Deputados aprovam também idade máxima de frota para transporte urbano
A Assembleia Legislativa paulista aprovou, nesta quarta-feira, 17/8, por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 13/2011, do Executivo, que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AU-Jundiaí). O projeto forma unidade regional do Estado constituída pelo agrupamento dos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.
A bancada do PT, através do deputado Luiz Cláudio Marcolino, manifestou voto favorável às emendas apresentadas por seus deputados, rejeitadas na votação final.
"A aprovação do PLC ocorre depois de luta daqueles municípios em favor da AU-Jundiaí desde 2007, quando cheguei em meu primeiro mandato a esta Casa", comemorou a deputada Vanessa Damo (PMDB), relatora especial da proposta. Vanessa, que na época apresentou projeto com o mesmo teor, disse que a vitória alcançada se deu pelo empenho de parlamentares, sociedade civil organizada, moradores da região e a sensibilidade do Executivo em relação ao assunto.
O deputado Pedro Bigardi (PCdoB) também comemorou a criação da AU- Jundiaí, dizendo que finalmente os municípios da região pdoerão fazer seu palnejamento integrado e colocar em prática medidas de desenvolvimento comum. E deu como exemplo de potencialidades a serem desenvolvidas com a formação da Aglomeração, como a conservação da serra do Japi, que até agora não pode ser implementada satisfatoriamente por ser a legislação dos muncípios onde está situada conflitante. O deputado destacou ainda a importância da criação dos conselhos deliberativo e consultivo, prevista no texto do projeto, e que irá cobrar do Executivo sua implantação nos 60 dias após a publicação da lei.
Luiz Cláudio Marcolino, falando em nome da bancada do PT, afirmou que a criação da AU-Jundiaí dá nova perspectiva de desenvolvimento ao Estado, e vem como sequência do passo dado com a reorganização da Região Metropolitana de São Paulo, aprovada pela Casa no primeiro semestre deste ano.
Na mesma data, os deputados aprovaram também dois projetos de lei parlamentares, o PL 507/2011, do deputado Gerson Bittencourt (PT), que autoriza o Executivo a regulamentar a adoção de parâmetros para a idade média e máxima da frota dos ônibus e micro-ônibus que operam no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de caráter metropolitano; e o PL 470/2011, da deputada Heroilma Soares (PTB), que obriga os condutores de manterem acesos os faróis dos veículos automotores nas rodovias estaduais no período diurno
A íntegra dos projetos aprovados e sua tramitação estão disponíveis para cosnultas no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações