"Viajante do 3º milênio", João Pio de Almeida Prado dialoga na pintura com pássaros e flores



João Pio de Almeida Prado é animado por um sentimento de amor à natureza. Um sentimento forte e puro, de cunho religioso. Por isso pinta. Gosta de participar aos outros o que prova, o que sente de sua sóbria mas feliz interpretação da vida, na maneira mais clara, direta e por imagens.
O artista crê firmemente no que faz, porque somente faz o que ama e constitui para ele elemento de vida. Ele fala e dialoga com suas flores, suas plantas, seus pássaros e tudo o que o cerca. Tanto a grande árvore como a pequena folha possuem do mesmo modo uma beleza plena de fantasia e de mistério. As luzes e sombras em suas pinturas constituem fragmentos do maravilhoso universo da fauna e da flora brasileiras.
A pintura de João Pio de Almeida Prado é toda interior. É feita de precisas emoções que sente frente às coisas mais simples da criação. Mesmo encontrando sua origem e seu mundo poético nas coisas mais modestas, o canto que ressoa é límpido como a água de um riacho de montanha ou a água de uma nascente.
Sua fase ornitológica é constituída de evocações, formas imersas na luz, numa atmosfera que é aquela poética da memória. Sob uma aparente simplicidade, está o fruto de uma séria disciplina, de uma pesquisa tonal que nos faz pensar nas obras dos grandes viajantes que vieram ao Brasil na época colonial e do Império para a descoberta do sonhado Eldorado. O todo envolvido com a sutil presença de referências barrocas dos áureos tempos.
Sanhaços com Jabuticabas e Beija-Flores com Maracujá, obras da série "Raízes do Brasil", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem a voz autêntica desse pintor, capaz, na sua simplicidade, de comover e nos mostrar o mundo com encantamento, de fazer com que, amando-o, apreciemos toda a beleza deste país continental.
O artista
João Pio de Almeida Prado nasceu em Jaú (SP), em 1953. Autodidata, escultor, pintor, retratista, miniaturista, restaurador, poeta, compositor e músico,
participou de diversas exposições individuais e coletivas: Centro Cultural de Jaú (1967 a 1975); diversas cidades suíças (1970); Salão Brasileiro de Arte, Goiânia, GO (1972); Galeria Atelier, Rio de Janeiro, RJ (1975); Casa da Cultura, Ribeirão Preto, SP (1979); Galeria Studios de Arte de Guarapari, ES (1980); 1º Salão de Pararrealismo do Brasil, Matão, SP 1981; Clube Paineiras do Morumbi, SP (1981); Galeria do Memorial JK; Galeria da Esplanada dos Ministérios; e Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Brasília, DF (1985); Centro Cultural de Malibu, Los Angeles, EUA, onde entregou o retrato de Shirley Maclaine (1989); "Clone", Galeria Di Decorações, Jaú, SP; Galeria Espaço Vitória, Bauru, SP (1997); "Isolamento", Galeria Municipal Déborah B. de Almeida Prado, Jaú; 5º Salão Oficial de Artes Plásticas de Catanduva, SP (1998); "Brasil Quem Sabe, Quem Sabe Brasil" , Espaço Cultural do Edifício Finance (1999); "Monitum Populis", Casa da Cultura Henrique Pacheco de A. Prado; Espaço Cultural da Faculdade de Direito, Jaú, (2000); "Espaço Desnudo", Casa da Cultura Henrique Pacheco de A. Prado; Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, Bauru, SP (2001); Casa da Cultura Henrique Pacheco de A. Prado (2003); Saguão do Teatro Municipal de Araraquara, SP (2002); Galeria de Arte Brasileira, Araraquara, SP (2003); e "O Tempo do Homem", Espaço Cultural do Jaú Shopping (2004).
Recebeu diversos prêmios e apresentou-se em programas especiais da TV Japão e no programa de Goulart de Andrade, na TV Record.
Suas obras encontram-se em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos e Europa e em divresos acervos oficiais, entre eles o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações