Especialista defende ações locais de preservação ambiental




Miguel Ribeiro foi o palestrante desta terça-feira, 22/9, no painel "O projeto Tietê nas escolas", parte das comemorações à Semana do rio Tietê. Ribeiro, que responde pela Coordenadoria do Centro de Atendimento Interior do Departamento Hidroviário (DH), da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, explicou que o departamento, preocupado com a preservação do meio ambiente de uma forma geral e, em particular, do rio Tietê, desenvolveu um programa de Educação Ambiental - o Projeto Tietê nas Escolas.
Segundo ele, o projeto está orientado a levar informações, educar e despertar nos alunos a consciência sobre a necessidade de conservar o meio ambiente e o rio. Para isso, foi desenvolvida programação com o intuiro de divulgar o papel do Tietê na história do Estado e sua importância econômico-social, turística e ecológica. "É melhor que esse patrimônio da natureza seja conservado, se quisermos uma vida futura baseada na qualidade", justificou Ribeiro, ao advertir que "ninguém pode divulgar o que não conhece". Em sua opinião, levar ao conhecimento da sociedade as informações sobre as questões do meio ambiente e o rio Tietê, proporcionará um maior engajamento das pessoas e a conscientização do importante papel que todos devem ter no processo de sua preservação.
O projeto, que integra a estratégia de ação do DH, desenvolve-se em três fases, segundo Ribeiro. Na primeira, é apresentada uma exposição sobre a Hidrovia Tietê-Paraná com o acervo organizado pelo departamento. Os alunos, orientados pelos professores em sala de aula, desenvolvem trabalhos focados na exposição. Terminado o trabalho é feita uma seleção por uma comissão de professores, que origina uma outra exposição. Os melhores trabalhos recebem um certificado de participação, encerrando-se a segunda etapa. Posteriormente é realizada visita a uma usina hidrelétrica, das várias instaladas ao longo do rio, e encerra-se o programa para aquela escola.
"A mensagem que passamos aos alunos através do projeto é a seguinte: apesar do problema da preservação ser global no que concerne à conservação, tanto do rio, como do meio ambiente, as ações têm que ser desenvolvidas localmente", finalizou Miguel Ribeiro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações