Solenidade na Assembleia comemora a instalação da Comissão da Verdade Rubens Paiva
01/03/2012 23:02




O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, abriu nesta quinta-feira, 1º/3, no Plenário Juscelino Kubitschek do Palácio 9 de Julho, a solenidade que comemorou a instalação da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, batizada com esse nome em homenagem ao ex-deputado federal (PTB/SP) que foi morto pelo regime militar em janeiro de 1971. O objetivo do órgão é colaborar com a Comissão Nacional da Verdade no processo de apuração de graves violações dos direitos humanos ocorridas no Estado e praticadas por agente públicos estaduais durante os anos de 1964 a 1982.
Barros Munhoz declarou ter vivido os momentos tumultuados pelos quais o país passou, quando o povo foi privado de suas liberdades democráticas. "Jovem, sofri as angústias que os democratas sentiram na época, mas hoje, passado aquele período, sinto-me orgulhoso e feliz de poder participar de um evento importante como este, principalmente porque a comissão leva o nome de Rubens Paiva, que foi do PTB, partido do qual tive a honra de participar". O presidente da Assembleia parabenizou o deputado Adriano Diogo (PT) pelo seu esforço na mobilização da Casa no sentido de aprovar a instalação da Comissão da Verdade, desejou aos membros do órgão sucesso na apuração da verdade e finalizou com a frase: "A verdade jamais pode ser temida... a verdade precisa sempre ser buscada".
Personalidades da resistência
Adriano Diogo (PT) substituiu Barros na condução dos trabalhos dizendo que a comissão foi fruto de um processo de maturação, mas declarou que a atuação de Barros Munhoz foi fundamental na aprovação da comissão. Em seguida, Diogo compôs a mesa com personalidades que viveram as agruras daquele período de exceção fazendo resistência ao regime, vítimas ou não de tortura, e com familiares e amigos de Rubens Paiva. Entre eles, Adriano Diogo chamou Ivan Seixas, ex-preso político e presidente do núcleo de memória política, Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos, Amelia Teles, da União de Mulheres e da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Vera Paiva, filha de Rubens Paiva, Aziz Ab Saber, Vladimir Sacchetta, Airton Soares e Renato Simões. Diogo chamou também para compor a mesa seu companheiro de bancada, 1º secretário da Assembleia Legislativa e presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Em seguida, foram apresentados dois vídeos. O primeiro, uma campanha da OAB do Rio de Janeiro, utilizou atores representando desaparecidos reais, dizendo: "sou fulano, fui preso e desapareci em tal data. Será que essa tortura nunca vai acabar?", e termina com a OAB pregando a abertura de arquivos como um direito das famílias.
O segundo, colheu depoimentos de políticos que conviveram com Rubens Paiva e de familiares do ex-deputado. Entre os entrevistados estavam Fernando Henrique Cardoso, Almino Afonso, Plinio de Arruda Sampaio, Marcelo Rubens Paiva e Vera Paiva, que lembraram um pouco da personalidade de Rubens Paiva e de sua importância na defesa de amigos e das instituições.
Leia na próxima edição os depoimentos de ex-presos políticos e de familiares de desaparecidos políticos, além de um resumo sobre a primeira vigília da Comissão estadual da Verdade, quando foi transmitido documentário produzido por Miriam Leitão para a globo News, que traz relatos e entrevistas sobre Rubens Paiva e o contexto histórico em que ele viveu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações