Frente Parlamentar das Hidrovias discute a questão da logística
17/10/2006 19:45


A Frente Parlamentar das Hidrovias reuniu-se no auditório Teotônio Vilela nesta terça-feira, 17/10, para tratar de um componente fundamental de todo o sistema hidroviário: a logística. O assunto faz parte de um cronograma de discussões do grupo de trabalho criado pela frente com a finalidade de enviar ao governo do Estado uma minuta de projeto de lei propondo um plano estadual de hidrovias.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná (ADTP), Carlos Schad, que presidiu a reunião, disse que a oportunidade da discussão da hidrovia surgiu da necessidade de melhorar a competitividade da exportação brasileira a partir da diminuição das despesas. Segundo ele, o custo de produtos destinados à exportação poderia ser barateado via transporte fluvial. "É importante lembrar que, entre os produtos agrícolas regionais, a soja representa 42% e o açúcar e o álcool, 72% da produção nacional."
A Frente das Hidrovias foi lançada em maio passado pelo deputado João Caramez (PSDB), e teve como foco, além do aspecto do custo de exportação, o papel estratégico da hidrovia como fator de integração regional. O objetivo é fomentar o seu aproveitamento múltiplo, a exploração comercial e o desenvolvimento sustentado dos potenciais turísticos e culturais, além de apoiar projetos de preservação e de recuperação do rio Tietê e da área compreendida pelo traçado da hidrovia Tietê-Paraná.
Schad lembrou que, com relação à logística, o objetivo dos integrantes da frente é apontar para as perspectivas de intermodalidade " ou seja, de integração entre os sistemas hidroviário, rodoviário e ferroviário " e de seu potencial de implementação.
O coordenador do grupo de trabalho, professor Afonso Medina, da Fundação Instituto de Administração (FIA), disse que alguns estudos identificaram três gargalos no estado atual da infra-estrutura da hidrovia: o físico, o fiscal-tributário e a integração logística. Esses três assuntos foram tratados pelos palestrantes José Roberto dos Santos e Jorge Takahashi, integrantes da ADTP e do grupo de trabalho.
O aspecto físico diz respeito às condições de navegabilidade, que requerem investimentos para solucionar problemas como o aprofundamento dos leitos e o aumento da capacidade das eclusas, melhorando-se assim as condições de transporte. O aspecto fiscal repousa nos incentivos que possam vir a desonerar os tributos e fazer com que estes pesem menos nos custos. Já o aspecto da integração logística está ligado à intermodalidade, cuja regulação e operação precisam ser discutidas.
As propostas dos palestrantes envolvem a implantação de uma política mais arrojada de fomento e desenvolvimento das hidrovias; um programa de motivação empresarial para atrair os diversos segmentos do setor de transporte e de logística que já atuam nas esferas rodoviária e ferroviária; e estudos dos aspectos de desoneração fiscal.
Os participantes da reunião destacaram o papel estratégico da integração do sistema estadual ao federal, com vistas ao melhor aproveitamento do potencial interestadual e até internacional da bacia do rio Paraná, que poderá atender à crescente demanda de transporte de regiões produtoras do Mato Grosso e de outros países, como o Paraguai e a Argentina.
O trabalho da Frente Parlamentar das Hidrovias prosseguirá no próximo dia 7/11, com o debate sobre os aspectos da regulação, política tributária e política ambiental, e, em 5/12, com o tema da comunicação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações