ABC precisa de moradias populares e de ampliação do atendimento de saúde





A maioria dos participantes era das cidades de São Bernardo e de Diadema
Demandas variadas foram apresentadas na audiência pública da Grande São Paulo " região do ABC, realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, nesta quinta-feira, 27/5, pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), para debater o Orçamento estadual 2011. A maioria dos participantes era de moradores de Diadema e de São Bernardo do Campo, que fizeram reivindicações para serem transformadas em emendas ao projeto da lei orçamentária. A região tem, segundo os que se pronunciaram, muitos problemas.
Entre enchentes, número insuficiente de policiais militares para atender a comunidade, falta de água e de saneamento básico e de escolas sem infra-estrutura e limpeza, destacamos as manifestações em prol da construção de mais um hospital regional e da melhoria no atendimento dos Hospitais Serraria, Mario Covas e Nardini. Os cidadãos também foram enfáticos em solicitar solução para alocar corretamente os moradores do entorno da rodovia Imigrantes, desapropriados para a construção do rodoanel - trecho sul, sobretudo os residentes na área de São Bernardo. Para isso, foi pedida a construção de casas populares da CDHU. Também foram solicitadas alças de acesso ao rodoanel para o município de Mauá e o bairro de Parelheiros, na Capital.
O presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB), conduziu os trabalhos, ao lado dos deputados Enio Tatto (PT), Alex Manente (PPS), Ana do Carmo (PT), Donisete Braga (PT), José Bittencourt (PDT), Vanderlei Siraque (PT) e Vanessa Damo (PMDB), dos prefeitos Mário Reali (PT), de Diadema, e Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, e também do presidente da Câmara de SBC, Otávio Manente.
São Bernardo do Campo: um pouco de história
São Bernardo do Campo, que já se chamou São Bernardo na Borda do Campo, originou-se como local de repouso dos tropeiros que carregavam mercadorias de São Paulo para o porto de Santos. O povoado desenvolveu-se na fazenda dos monges beneditinos, ao redor de uma capela por eles construída, em 1717, às margens do ribeirão dos Meninos, onde fica atualmente o bairro de Rudge Ramos.
No século 20, com a construção da represa Billings, alguns núcleos de imigrantes italianos foram inundados e novos caminhos surgiram, contornado a represa, dando início a novos bairros e pequenas vilas. Um desses bairros, o da Estação "em razão da ferrovia inaugurada em 1867", experimentou um crescimento acelerado e abrigou várias indústrias, tornando-se, assim, sede do município. O nome de todo o município é mudado para Santo André, e São Bernardo torna-se distrito. Após movimentações políticas, em 1944 ocorre a emancipação político-dministrativa de São Bernardo.
Desde a década de 1950, São Bernardo teve sua economia baseada na indústria automobilística. Sede das primeiras montadoras de veículos do Brasil é também responsável pelo fortalecimento do sindicalismo e de sua mobilização contra o governo militar. Na última década, a economia da região teve uma grande diversificação, o que elevou a importância do setor de serviços na cidade. O município é conhecido nacionalmente como um importante centro moveleiro, a ponto de receber o epíteto de Capital do Móvel.
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