A televisão brasileira faz 52 anos
18/09/2002 17:02
DA REDAÇÃO*
Em 3 de abril de 1950, o frei José Mojica se apresentou na primeira pré-estréia da televisão brasileira. Em 10 de setembro do mesmo ano foi transmitido um filme no qual Getúlio Vargas falava sobre seu retorno à vida política.
Mas a primeira produção de verdade só foi ao ar em 18 de setembro de 1950, dia da inauguração da TV Tupi de São Paulo. As imagens foram geradas pela PRF-3 - TV Tupi - Canal 3, no bairro do Sumaré. Às 21h, com uma hora de atraso, foi transmitido o Show na Taba, com humorismo, músicas, danças e quadros apresentados por Homero Silva.
Em 22 de Novembro são autorizadas concessões para a TV Record - São Paulo, TV Jornal do Comércio - Recife e TV Tupi - São Paulo. Os recursos técnicos nesta época eram primários e os equipamentos eram apenas suficientes para manter no ar as transmissões, que eram ao vivo. A TV transmitia das 18h às 22h. Bem variada, apresentava programas de diferentes gêneros:
· Jornalismo: as notícias eram retiradas de jornais impressos. O apresentador lia as manchetes ao vivo e não havia imagens gravadas fora do estúdio. O primeiro telejornal da TV brasileira foi Imagens do Dia, apresentado na Tupi.
· Teleteatro: as mais importantes obras estrangeiras e nacionais eram interpretadas. O primeiro teleteatro a ser transmitido foi A Vida Por Um Fio, com adaptação de texto e direção de Cassiano Gabus Mendes e estrelado por Lia de Aguiar.
· Novela: não tinha a popularidade e a duração dos dias de hoje. Esse gênero fazia muito mais sucesso no rádio. A primeira telenovela brasileira foi Sua Vida me Pertence, escrita por Walter Foster, com o próprio Foster, Lia de Aguiar, Vida Alves, José Parisi e Dionísio de Azevedo nos principais papéis. Era transmitida em dois capítulos semanais, na Tupi. A primeira telenovela diária se chamava 25499 - Ocupado, com Tarcísio Meira e Glória Menezes, e foi exibida pela TV Excelsior.
· Musicais: eram réplicas dos programas de rádio ou até super produções baseadas nos musicais americanos.
· Humor: era feito através de quadros ou "programetes", muitas vezes com a presença de uma platéia. O improviso era marca constante nesse gênero.
Fonte: Jimirulinas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações