Tem início o 52º Congresso de Municípios





O 52º Congresso de Municípios, organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), foi aberto nesta segunda-feira, 31/3, no Mendes Convention Center, em Santos. Com o tema Municipalismo: respeito e compromisso, os debates seguirão até sexta-feira, 4/4, e o encerramento ocorre no próximo dia 5 de abril.
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da APM, Marcos Monti; do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima; do secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Santos Padilha; da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella; do secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos, Newton Lima Neto (de São Carlos); do presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara; do prefeito de Santos, João Tavares Papa; do presidente da Câmara Municipal de Santos, Marcus de Rosis; do prefeito de São Vicente, Tércio Garcia; dos deputads estaduais Maria Lúcia Prandi (PT), Célia Leão (PSDB), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Luciano Batista (PSB) e Gilmaci Santos (PRB), e do deputado federal Márcio França (PSB-SP).
Anualmente, o Congresso de Municípios reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores públicos com o objetivo de discutir questões que afetam diretamente os municípios e suas administrações, como tributação, transportes, políticas públicas, distribuição de ICMS etc. A APM tem reiteradamente enfocado a emancipação financeira dos municípios e a defesa dos interesses municipais perante os demais poderes públicos.
A APM
Entidade civil com 59 anos de existência, a APM representa os 645 municípios paulistas, sem distinção de partidos, e presta assessoria jurídica, técnica e administrativa.
Abrindo o congresso, o presidente da APM, Marcos Monti, afirmou que a entidade completa 60 anos em 2008. "Vamos começar as comemorações deste aniverário aqui no congresso de municípios". Segundo ele, o temário escolhido para o 52º congresso foi feito com a participação dos próprios municípios. "Enviamos correspondência aos prefeitos e pedimos para que cada um escolhesse cinco temas entre várias sugestões. Através dessa pesquisa, o congresso traz a vontade dos gestrores públicos para a discussão de temas importantes", informou Monti, lembrando que os temas mais indicados foram habitação, saneamento e meio ambiente. "isso mostra que os municípios estão voltados para o desenvimento sustentável, concluiu Monti.
Mais recursos para os municípios
Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, o evento, por si só, demonstra a grandeza da APM. "São os municípios que podem fazer as mudanças necessárias para um país melhor e um cidadão mais feliz. São eles que avaliam o que é necessário em cada área como transporte, saúde, educação...".
Com relação à questão da distribuição de recursos, o presidente afirmou que a lógica no país é invertida. "Mais uma vez vamos voltar a este tema, já tão recorrente, que é a distribuição de recursos. Se é o município quem presta os serviços, é ele que deve ter mais recursos, não a União".
O presidente ainda lembrou que é imprescindível preparar os jovens para a vereança e para a gestão pública. "A Assembléia Legislativa está preocupada com isso. Para tanto, deveremos oferecer cursos de formação nessas áreas", concluiu o presidente, destacando que é fundamental atender às necessidades dos municípios.
Leia mais sobre o 52º Congresso de Municípios no Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br) e na edição desta quarta feira do Diário da Assembléia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações