Estado inicia fiscalização para barrar amianto
O deputado Marcos Martins (PT) se reuniu nesta terça-feira, 21/10, na Secretária da Saúde do Estado de São Paulo, com membros do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e representantes da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) para acompanhar as primeiras ações de fiscalização que visam coibir a utilização do amianto no Estado.
Desde janeiro de 2008, a Lei 12.684/07, de autoria de Marcos Martins, proíbe o uso do mineral em São Paulo em razão do alto grau de periculosidade, já que estudos revelam que a fibra, utilizada em cerca de três mil produtos, entre eles caixas d"água e telhas, é cancerígena.
O Centro de Vigilância Sanitária conta com o auxílio do Ministério do Trabalho e tem percorrido, neste mês de outubro, algumas cidades paulistas. O órgão possui uma lista de 40 empresas estaduais que estão utilizando o material, mas tem concedido a elas 40 dias para que substituam o amianto por fibras alternativas.
"A Vigilância do Estado já atua na fiscalização desde 2001, na tentativa de fazer valer a Lei Federal 9.055, que permite o uso controlado do amianto, apesar de sabermos que o uso controlado não reduz a possibilidade de contaminação dos usuários e trabalhadores", salientou Simone Alves Santos, diretora técnica de Serviços de Saúde da CVS.
A diretora fez um resumo do trabalho realizado pelo órgão estadual e relatou a preparação dos agentes para fazer valer a lei estadual. "Fizemos uma reunião com fiscais da Vigilância Sanitária para orientar sobre a fiscalização, discutir a lei e a vigilância epidemiológica, soluções para os resíduos e o controle sobre os danos à saúde dos trabalhadores expostos ao mineral", disse Simone Santos.
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações