Deputado abre trabalhos dos Fóruns Acadêmicos do Instituto Federal de São Paulo


30/03/2011 19:05

Compartilhar:

Abertura dos trabalhos dos Fóruns Acadêmicos do Instituto Federal de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/SeminaProjetoPedagogicoMAU4009nomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/SeminaProjetoPedagogicoMAU3947.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na tarde de hoje, 30/3, foi oficialmente aberta a primeira rodada dos Fóruns Acadêmicos: Fórum Permanente das Licenciaturas (FLIC) e Fórum Permanente das Engenharias e Tecnologias (FENGTEC). Como anfitrião da abertura, o deputado Simão Pedro deu as boas vindas aos presentes salientando a importância da educação para o país. Comentou seu encontro com os alunos representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Paulista dos Estudante (UPE), quando estes reivindicaram a destinação de 50% dos recursos captados do pré-sal para a educação. Para Simão Pedro, o investimento nessa área é fundamental, pois, a educação é uma constante troca de conhecimentos e um enorme desafio. Como presidente da Frente Parlamentar de apoio às Escolas Técnicas, Simão Pedro assegurou que com a chegada de novos parlamentares, a frente será refeita e continuará atuante nos seus objetivos.

O reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, afirmou que o objetivo, no primeiro momento dos fóruns, é a discussão da organização didática dos cursos do ensino superior do IFSP, engenharia e tecnologia, da formação dos professores e também o debate sobre a identidade e a vocação da instituição. Borges trouxe como primeiro grande problema enfrentado pela instituição a falta de professores qualificados. "Ao longo do tempo nosso papel tem sido o de contornar todas essas dificuldades. Temos obtido resultados positivos, haja vista o crescimento vigoroso que conseguimos. Nossa instituição prima pela liberdade e sendo assim, este fórum vem discutir a forma no processo educacional mais equilibrada e adequada aos nossos parâmetros".

Participaram da mesa mediadora, além do deputado Simão Pedro e do reitor, a pró-reitora de Ensino do IFSP. Lourdes de Fátima Bezerra Carril, João Nelson dos Santos, Vinicius Marinelli, representante do CREA-Jovem, Rebeca Vilas Boas de Oliveira e Terezinha Lisboa.

alesp