Paranapanema: terra das flores e das frutas





O município de Paranapanema, criado em 1944, está situado na região de Bauru, a 256 quilômetros da capital do Estado, com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes. Juntamente com outros dez municípios, todos banhados pela represa Jurumirim, a cidade integra o Polo Turístico Cuesta, que tem grandes riquezas naturais. Sua geografia nos revela formações rochosas de rara beleza, fauna e flora exuberantes, reunidas num cenário ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e lazer rural.
Por ser cortado por um dos maiores e mais limpos rios do Estado, o Paranapanema, o local também é propício para a prática de esportes náuticos. Fundado em 1960 por holandeses, o distrito de Holambra 2 (nome que vem da junção de Holanda, América e Brasil) pertencente ao município e é tido como a capital da tecnologia agrícola, e sua produção tornou Paranapanema conhecida nacionalmente como a terra das flores e das frutas.
História da cidade
Fernando de Melo, possuidor de uma gleba de terras denominadas Bom Sucesso, doou, em 1856, 33 hectares às margens do rio Paranapanema para a construção de uma igreja em louvor a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Uma lei provincial de 1859 criou a freguesia de Bom Sucesso, jurisdicionada pela Vila de Faxina (atual Itapeva). Decorridos alguns anos, uma nova povoação foi fundada em seus domínios, com o nome de Santo Antônio (atual Apiaí), promovendo grande desenvolvimento da região. Isso elevou Bom Sucesso, 1885, à categoria de vila com prerrogativas de município. No início de século 20, a fraca densidade demográfica de Bom Sucesso levou o governo federal a extinguir, em 1984, o município, incorporando-o a Apiaí. O município só foi restaurado em 1944, com o nome de Paranapanema, por situar-se às margens daquele rio.
Atrações turísticas
Parque Estadual Floresta de Paranapanema. Situado a 25 quilômetros da sede do município, o parque preserva um dos últimos remanescentes da floresta nativa do sudoeste paulista, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, tais como veado-catingueiro, tamanduá-bandeira, paca, jacu, jaguatirica e araponga, entre outros.
Ilha do Sol. Está a 7 quilômetros da sede do município, às margens da represa Jurumirim. Com acesso livre, possui campo de futebol de areia, vôlei de praia, pesqueiro e rampa de embarcações. A ilha do Sol é também local propício à prática de esportes náuticos, como vela e jet-ski.
Represa de Jurumirim. A represa é três vezes maior que a baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, sendo que um quinto de toda a sua área fica no município de Paranapanema, propiciando diversos pontos de lazer com infraestrutura, como a praia dos Holandeses, a praia Branca, e os loteamentos Santa Cristina e Enseada Azul. O rio Paranapanema, que deposita suas águas na represa, possui excelentes pontos de pesca esportiva, sendo possível passar ótimos momentos de descontração no local, pescando bagres, pacus, cascudos, dourados, carpas, pintados, surubins, corvinas e tilápias, entre outras espécies de peixes.
Museu das Posses. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil representou uma esperança de recomeço de vida a muitos europeus. Por meio do cooperativismo, imigrantes holandeses fundaram a primeira Holambra. Superadas as dificuldades iniciais do projeto, esses pioneiros decidiram implantar um segundo empreendimento, o Holambra 2, que se instalou na Fazenda das Posses, cuja sede foi construída em 1904 e demolida em 2000. O museu é uma réplica da sede da fazenda, e a maior parte do material utilizado na construção é do prédio original.
Holambra 2. A Cooperativa Holambra é hoje um exemplo nacional de como o cooperativismo é possível, possibilitando o desenvolvimento de diversas atividades agrícolas rentáveis e com grande avanço tecnológico. A Cooperativa Holambra possui a maior usina de beneficiamento de algodão da América Latina, mas também se destaca pela produção de flores, frutas de clima temperado, banana, goiaba e diversos tipos de cereais.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações