Comissão discute anulação de concurso para o Itesp


Nesta quinta-feira, 27/3, a Comissão de Relações do Trabalho, presidida pelo deputado Hamilton Pereira (PT), se reuniu com o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e com representantes da Associação dos Funcionários do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Afitesp) para, em audiência pública, discutir a anulação do concurso público que, em 2001, aprovou 650 funcionários do instituto. A anulação se deve a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual em que foi questionado o edital do concurso no que diz respeito ao tratamento dado aos candidatos que já faziam parte do Itesp e os candidatos externos.
Muitos dos funcionários do Itesp que têm os seus cargos ameaçados pela possível anulação do concurso em que foram aprovados, realizado em 2001, compareceram à Assembléia Legislativa, acompanhados do presidente da Afitesp, Ibrahim Antônio Jorge Filho, e do advogado Alexandre Rollo, que os representa, para conseguir apoio dos parlamentares em sua luta contra a anulação do certame.
Jorge Filho disse que os funcionários não estão pedindo algo absurdo: "Só queremos ser ouvidos", afirmou. Já o advogado Alexandre Rollo afirmou que absurda seria a demissão desses funcionários sem ampla defesa. Para o secretário Marrey, a manutenção dos funcionários aprovados no concurso, cuja validade é questionada, "é uma situação jurídica difícil, mas não impossível".
O deputado Mauro Bragato (PSDB) propôs a constituição de uma comissão para ir à Brasília procurar a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Rocha de Assis Moura, e tentar sensibilizá-la da importância da manutenção desses servidores nas suas funções. "Em relação à proposta, se os deputados aceitarem minha companhia, eu acompanho a comitiva", afirmou Marrey.
Além de Bragato e do secretário, os deputados Marcos Martins (PT), Barros Munhoz (PSDB), Samuel Moreira (PSDB), Enio Tatto (PT), Olímpio Gomes (PV), Roberto Felício (PT) e o presidente em exercício da comissão, Hamilton Pereira, se solidarizaram à movimentação feita pelos funcionários, concordando com a criação da comissão.
Munhoz propôs a realização de um abaixo-assinado para ser levado a Brasília. "Vamos lutar para que se faça justiça aos servidores", concluiu. Olímpio Gomes ressaltou que é um momento inédito, onde há consenso entre todos os partidos para que se faça justiça aos funcionários do Itesp.
Hamilton Pereira finalizou a reunião dizendo que a audiência obteve sucesso, pois os servidores presentes se mostraram satisfeitos com as iniciativas propostas pelos parlamentares.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações