Festa Italiana faz homenagem ao talento


11/06/2007 11:47

Compartilhar:

Deputado Vitor Sapienza preside sessão solene comemorativa do Dia da Comunidade Italiana   <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/italia dep sapienza02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mantendo a tradição de principal sessão solene realizada na Assembléia Legislativa, o Dia da Comunidade Italiana ou "Festa Italiana", como é conhecida, atraiu centenas de convidados. A solenidade aconteceu na noite de 4/6 e teve como principal atração a entrega do troféu "Loba Romana", concedido a 13 personalidades que, durante o ano, se destacaram nos mais variados campos de atividade.

A festa é uma iniciativa do deputado Vitor Sapienza (PPS), que desde 1988 promove o congraçamento como forma de gratidão ao trabalho da comunidade italiana no desenvolvimento do nosso país. Falando em nome dos italianos e de seus descendentes, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Marco Marsili, destacou a importância do evento para a comunidade e enalteceu a iniciativa de Vitor Sapienza. Segundo ele, o trabalho dos italianos e de seus descendentes foi reconhecido e é prova de que Brasil e Itália são mais que nações amigas, elas formam uma grande família.

Em nome dos homenageados, falou Marco Antonio da Silva, que enfatizou os laços econômicos e culturais entre as duas nações. Depois de listar as profissões e campos de atuação dos homenageados, ele enfatizou que a partir daquele momento existiam apenas dois tipos de italianos ou descendentes: "as lobas e lobos romanos".

Emoção e gratidão

Ao discursar no encerramento da Festa Italiana, Vitor Sapienza destacou a importância do trabalho dos italianos no desenvolvimento do país. Disse que a garra do imigrante foi o grande aprendizado para os seus descendentes. Ele lembrou uma "pessoa especial": seu avô, que, órfão e ainda muito jovem, "se aventurou em uma terra estranha e aqui fincou raízes".

Sapienza falou também das dificuldades vividas no ano passado com o seu afastamento da Assembléia e o retorno vitorioso depois da eleição de outubro. "Foi nos momentos mais difíceis que a garra que herdamos dos italianos falou mais alto". O parlamentar agradeceu o apoio recebido e finalizou destacando o orgulho de suas origens.

Homenagem e quebra da tradição

Pela segunda vez em sua história, o troféu "Loba Romana" foi entregue a uma personalidade não-integrante da colônia italiana. A exemplo do que aconteceu há alguns anos com o deputado Wadih Helu, desta vez, foi o nissei Carlos Nakagawa o homenageado. Além dele, receberam o troféu as seguintes personalidades: Marco Antonio da Silva, Roberto Salvador Scaringella, Domingos Vitiello Ciryllo Netto, capitão Gino Struffaldi, Vivaldo Pagni, Remo Lovisolo, Letizia Zini Antunes, Silvio Roberto Daidone, Maria Spelta Lombardi, William José Carlos Marmonti, Guido Arturo Palomba e Gianfranco Zampieri.

vsapienza@al.sp.gov.br

alesp