Ibirapuera comemora 56 anos com festa




Um dos parques mais queridos da população paulistana comemora neste sábado, dia 21/8, 56 anos de funcionamento. O tema da festa é "Vida, Movimento e Convívio".
Uma programação variada durante todo o fim de semana estará disponível para os visitantes, com muita música, atividades artísticas e de educação ambiental para todas as idades e exposições.
História
O nome Ibirapuera vem do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por ser a região um brejo. Na época da colonização, era uma aldeia indígena, que depois deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana.
Com atualmente área de 1.584 km², tem três lagos artificiais e interligados que ocupam 15,7 mil m². Sua área original abrangia os terrenos das áreas ocupadas pela Assembleia Legislativa e pelo ginásio do Ibirapuera. O Palácio da Agricultura, assinado por Niemeyer, que depois foi cedido ao Detran e que agora está em reforma para ser a nova sede do MAC-USP, e o Instituto Biológico, também estavam dentro do traçado original do parque. Mas, ao longo do tempo, o parque foi sendo seccionado, e extensas áreas foram destinadas a outros fins.
A ideia de transformar a região em parque surgiu na década de 1920. Como o terreno era alagadiço, um funcionário da prefeitura, conhecido como Manequinho Lopes, plantou em 1927 centenas de eucaliptos australianos para drenar o terreno, e também diversas mudas de plantas, para serem usadas para a ornamentação da cidade. Essa foi a origem do parque, que mantém até hoje um viveiro, batizado de Manequinho Lopes.
Com a proximidade das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954, decidiu-se tornar o parque um símbolo das comemorações. Uma comissão, chefiada por Francisco Matarazzo Sobrinho, o "Cicillo", decidiu que o parque seria um marco arquitetônico e paisagístico.
As estruturas ficaram a cargo de diversos arquitetos, com destaque para Oscar Niemeyer, que projetou a marquise, por exemplo. O projeto de paisagismo é do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes, apesar de existir proposta feita por Burle Marx.
Equipamentos e fauna
O Ibirapuera abriga ainda o Planetário, Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), Museu Afro-Brasil, Jardim das Esculturas, Fundação Bienal e o auditório Ibirapuera, entre outros. Possui ainda pista de cooper, parque infantil, quadras esportivas e lanchonetes.
São encontradas no parque do Ibirapuera 163 espécies de animais, entre peixes, aranhas, gambás e morcegos. São 142 espécies de pássaros, entre elas diversas aves migratórias tais como falcão-peregrino, colhereiro e marreca-parda.
Além dos eucliptos, que persistem no parque, há gramados, bosques heterogêneos, alamedas de figueira-lacerdinha e exemplares isolados de espécies nativas e exóticas como pau-ferro, banyan-da-índia, pau-brasil e tamareira-das-canárias.
Programação completa das festividades está no site
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/programacao/index.php?p=14062
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações