CPI das Operadoras de Seguro faz oitiva de representantes da Susep e Fenaseg
O deputado Said Mourad (PSC), presidente da CPI das Operadoras de Seguros, coordenou mais uma reunião nesta quarta-feira, 11/3, na qual foram ouvidos os representantes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Waldemir Bargieri, e da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), Neival Rodrigues Freitas.
Waldemir Bargieri esclareceu que a Susep fiscaliza e regulamenta a atividade das operadoras de seguros. Também declarou que a inspeção de sinistro é controlada por órgãos fiscalizadores de trânsito, conforme regulamentos do Detran. Indagado por Capez, Bargieri afirmou que há perda total do veículo em duas hipóteses: quando 75% dos itens de segurança do veículo estão comprometidos, caso em que é recolhido e impedido de voltar a circular, ou quando o conserto do carro corresponde a 75% do valor de mercado do veículo; neste caso a seguradora, após indenizar o segurado, passa a ser proprietária do veículo e pode revendê-lo.
Capez indagou ainda sobre a escolha de oficinas pela seguradora e a fiscalização sobre a origem das peças utilizadas. Bargieri informou que o segurado tem direito de escolher a oficina para o conserto do carro, mas, quanto à origem das peças, disse que não há fiscalização dessa etapa.
Ao ser interpelado por Mourad sobre o eventual "esquentamento" do veículo roubado com documentação de veículos sinistrados e não notificados, respondeu que cabe ao Denatran fiscalizar e emitir laudo sobre o estado do veículo.
Agnello solicitou, entre outros dados, a informação do mapeamento do mercado de seguradoras com a indicação de sua participação no mercado.
Neival Rodrigues Freitas, da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), informou que a organização tem por objetivo assegurar e controlar direitos e deveres da relação seguradora-segurado.
Indagado por Capez, disse que o instrumento que caracteriza a perda total do veículo é determinado pela autoridade de trânsito que atende o sinistro, através do Boletim de Ocorrência. A comprovação da perda parcial ou total é regulamentada conforme critérios do Detran. No que diz respeito à ação das seguradoras, explicou que o veículo avariado é vistoriado por perito da seguradora, que constata as necessidades de reparos, e por inspetor que compara se existe correspondência entre os dados do BO com o estado do veículo. Quanto à origem das peças substituídas, não soube identificar quem é encarregado pela fiscalização.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações