Comerciantes da capital vêm a Assembléia em busca de apoio

Representantes da Associação dos Comerciantes, Moradores e Amigos da Rua Barão do Tatuí, na região central da Capital, estiveram nesta terça-feira, 13/5, no gabinete do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), para tratar de dois temas que estão afligindo o comércio em geral e a população local em particular. Um é sobre a cobrança antecipada de ICMS; outro sobre a falta de segurança na região.
Nina Bastos, diretora de Relações Institucionais da entidade, diz que o Estado aprovou a Lei 12.785, de dezembro do ano passado, que antecipa o recolhimento de ICMS sobre bebidas alcoólicas, alimentos, medicamentos, produtos de perfumaria e higiene pessoal. Além de ser complexa e confusa, a lei pode levar comerciantes à falência ou à sonegação. "Temos que pagar o ICMS no ato da compra sem saber se vamos vender os produtos. Quem tem grandes estoques paga muito, o que pode levar ao fechamento das portas ou à sonegação do tributo", diz ela que é proprietária da casa de vinhos Le Tire Bouchon.
A comerciante lembra que a lei foi inspirada em Minas Gerais, onde o tributo vigora há cinco anos. Só que neste Estado, acrescenta, o prazo é de 60 meses para pagar o imposto sobre os produtos estocados, enquanto em São Paulo é de apenas seis meses. "Outro problema é quanto à base de cálculo do ICMS." Conforme ela, inicialmente a base era de 168%, mas como houve protestos de entidades como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) caiu para 44,72%, incidindo a partir de 1º de fevereiro passado.
"A lei é muito complexa e confusa a ponto dos contadores ficarem batendo cabeça sem entendê-la. Seria interessante que a Secretaria da Fazenda editasse um manual explicativo", defende Nina Bastos. Ela e o presidente da Associação, Mário Melilli, proprietário do restaurante Famiglia Melilli, defendem que a Assembléia Legislativa convide o secretário Mário Ricardo Machado Costa, para explicar o conteúdo da Lei 12.785/2007. Donisete Braga disse que encaminharia o pedido de ambos.
Outro problema é quanto à falta de segurança na região. Nos últimos dias, dizem que ocorreram quatro assaltos e furtos na região da rua Barão de Tatuí. "Na última segunda-feira saquearam e depredaram a creche. Resultado: 200 crianças tiveram que voltar para casa", lamenta Nina. Sobre este tema, o 1º secretário sugeriu encontro dos comerciantes e deputados com o delegado titular do 77º Distrito Policial e com o comandante da Polícia Militar da região. Os dois comerciantes ficaram de marcar a data. Donisete Braga disse que também levaria o problema para a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa.
dpbraga@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações