Parlamentar quer proibição da queima da palha de cana

Projeto de lei de autoria do deputado Rafael Silva (PDT), protocolado nesta quinta-feira, 1º/2, prevê a proibição total da queima da palha da cana-de-açúcar em todo o Estado de São Paulo a partir de 2013.
A Lei estadual 11.241, em vigor, prevê que as queimadas devem ficar totalmente proibidas somente em 2031. Segundo o deputado Rafael Silva, "é perfeitamente possível praticar o corte de cana sem queimar a palha. A Austrália é um exemplo disso. Naquele país a cana é cortada crua há mais de 60 anos".
O projeto do parlamentar prevê a eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcar. Para as áreas mecanizáveis, a proibição começa em 2010 e deve estar totalmente eliminada em 2012. Já para as áreas não mecanizáveis, a eliminação das queimadas inicia-se em 2011 e termina em 2013. As eliminações devem ser de 30% no primeiro ano, 60% no segundo e o restante no terceiro ano, conforme prevê tabela que integra o projeto.
"Além de as queimadas causarem graves problemas à saúde da população, milhões de toneladas de monóxido de carbono e gás carbônico são jogados na atmosfera. Todos os órgãos de comunicação estão divulgando o gigantesco desastre que deverá ocorrer com a elevação da temperatura do nosso planeta. As alegações de que o fim da queima da palha da cana poderá agravar problemas sociais não é verdadeira, pois os trabalhadores desse setor são oriundos de regiões distantes, como o Vale do Jequitinhonha e alguns Estados nordestinos. Essas pessoas migram para zonas canavieiras porque são vítimas de problemas sociais graves em suas regiões de origem. Além disso, o trabalhador do corte de cana tem ocupação durante oito meses no ano, ficando desempregado no resto do tempo", afirma o deputado.
O projeto também prevê que o não-cumprimento dos prazos estabelecidos acarretará multa de 60 Ufesps por hectare de área queimada.
"O corte de cana é trabalho penoso, semi-escravo, não oferece oportunidade de aposentadoria, pois é impossível um ser humano suportar muitos anos nesta atividade. Não existe argumento que possa justificar este crime que é cometido contra a saúde de moradores das cidades atingidas pela fuligem, contra a integridade física dos trabalhadores e contra o meio ambiente", argumenta Rafael Silva.
O deputado lembra ainda que o Nordeste, no início do Império, se apresentava como uma das regiões mais ricas do mundo. Porém, a ilusão foi passageira, restando a realidade de ricos e poderosos senhores de engenho ao lado de uma gigantesca massa de trabalhadores escravos, no primeiro momento, e semi-escravos, posteriormente. "Não somos contra a produção do álcool em grande escala. Este combustível é muito importante para a economia nacional. A proibição das queimadas não acarretará problema algum para a continuidade da atividade produtiva", conclui.
rsilva@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações