Novo SPL deve trazer facilidades aos usuários e funcionários




O Processo Legislativo é a atividade que garante a publicidade dos debates, das decisões e dos processos de construção de acordos políticos que ocorrem na Assembleia paulista. Reúne as regras do jogo, definidas em acordo pelas partes e expressas na Constituição e no Regimento Interno. O Sistema de Processo Legislativo (SPL), ancorado no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br) dá transparência a essas ações, possibilitando sua consulta por todos os cidadãos.
Com o objetivo de apresentar o atual SPL e suscitar debates sobre como ele deveria ser para melhor atender aos seus usuários, nesta segunda-feira, 24/10, a Secretaria Geral Parlamentar (SGP), o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e o Comitê do Portal promoveram palestra que contou com a participação do secretário-geral parlamentar da Casa, Marcelo Souza Serpa; do presidente do ILP, Maurílio Maldonado; da coordenadora do Comitê do Portal, Tania Mendes; e do gestor do programa de aprimoramento do SPL, José Calazans.
Marcelo Serpa, ao abrir os trabalhos desta segunda-feira, destacou a importância do sistema como ferramenta de trabalho tanto para os parlamentares quanto para seus assessores. Serpa agradeceu a presença e o envolvimento de todos nesse trabalho e elogiou a dedicação da coordenadora do Comitê do Portal, Tania Mendes, no sentido de agregar mais qualidade ao SPL.
José Calazans explicou que a nova estrutura do SPL, com previsão de funcionamento para janeiro de 2013, passará por três etapas: criação do novo modelo, elaboração de documento com especificações de hardware e software necessários e, por fim, o desenvolvimento da nova tecnologia.
Calazans ressaltou que a implantação do novo SPL facilitará a tramitação dos projetos e oferecerá maior agilidade nas consultas das proposituras e menos quedas do sistema em horários de pico.
Além de investimentos na capacitação da equipe responsável e na ampliação do espaço físico que comportará toda a nova estrutura, há também inúmeros detalhes de caráter conceitual que precisam ser discutidos, avaliou Tania Mendes. "Por exemplo, o papel vai parar de circular? Teremos assinatura digital de parecer? O novo sistema pode trazer uma série de comodidades aos funcionários", afirmou.
O projeto está em fase de agregação de ideias. Nessa etapa, o diretor presidente do ILP, Maurilio Maldonado, destaca a importância da participação dos funcionários da Casa para alcançar o SPL almejado. Para isso, é preciso se inscrever nos workshops a serem realizados, ainda sem data definida.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações