Solene comemora 80 anos do jornal "Correio Popular"


04/09/2007 19:51

Compartilhar:

Sessão solene em comemoração aos 80 anos do jornal Correio Popular <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL CORREIO  GERAL 985MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado  Davi Zaia encerrou os trabalhos da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL CORREIO 995MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima inicia solene em  comemoração aos 80 anos do Correio Popular <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL CORREIO PRE 990MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A forte vinculação do Correio Popular com a população de Campinas e região foi lembrada por Davi Zaia (PPS) nesta terça-feira, 3/9, véspera do aniversário de 80 anos do jornal, quando foi realizada sessão solene em comemoração à data na Assembléia Legislativa.

O deputado lembrou um comício do movimento Diretas Já em 1984, que exigia do regime militar a volta da democracia e das eleições diretas para presidente da República. Neste comício Zaia foi acompanhado da mulher e do filho (na época com quatro anos), que, cansado, sentou-se no meio-fio com os pais. No dia seguinte, essa imagem estava na capa do Correio Popular, com manchete que fazia alusão ao fato de que até crianças exigiam a volta da democracia.

O deputado fez um retrospecto da trajetória do jornal, desde a sua fundação por Álvaro Ribeiro aos dias de hoje, passando pela gestão de Sylvino de Godoy, que permaneceu por 32 anos à frente do jornal.

Com a morte de Sylvino, o periódico prosseguiu através dos anos retratando os principais fatos da região pelas mãos de seus familiares. Hoje é dirigido por Sylvino de Godoy Neto.

Neto inicia um novo ciclo de desenvolvimento ao fundar a Rede Anhanguera de Comunicação, cujo carro chefe é o Correio Popular, mas que também agrega o Diário do Povo, outro tradicional jornal de Campinas, também criado por Álvaro Ribeiro, e mais quatro jornais.

O mais recente, Notícias Já, é "o quinto jornal mais vendido em bancas do Estado", afirmou Neto durante a sessão solene. O diretor-presidente do Correio Popular e da RAC agradeceu a iniciativa do deputado Davi Zaia e observou o rápido desenvolvimento dos jornais regionais, "exemplo típico" do Correio Popular, a partir da década de 90. Neto também agradeceu ao presidente da Assembléia, Vaz de Lima, que iniciou a solene e entregou a Neto a Medalha da Revolução Constitucionalista de 1932, a mais alta condecoração do Legislativo paulista.

A sessão contou com a presença dos deputados Jonas Donizetti (PSB), Ana Perugini (PT) e Célia Leão (PSDB). O prefeito de Hortolândia e presidente da Região Metropolitana de Campinas, Ângelo Perugini, e o vereador Petterson Prado, representando o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Aurélio Cláudio, também prestigiaram a cerimônia.

davizaia@al.sp.gov.br

Notícias mais lidas

alesp