Frente Parlamentar discute manutenção e ampliação da BR 116



O deputado Samuel Moreira, líder da bancada do PSDB na Assembleia e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Manutenção e Duplicação da BR 116, esteve à frente de uma audiência pública nesta quarta-feira, 18/02. A reunião teve o objetivo de debater os resultados do primeiro ano de contrato de concessão à Autopista Régis Bittencourt.
Estiveram presentes Ricardo Madalena, superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes), Eneo Polazzi, diretor da grupo OHL Brasil - ao qual pertence a concessionária da Autopista Régis Bittencourt -, e Dinamérico Peroni, presidente do Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira), além de prefeitos e vereadores de municípios situados ao longo da rodovia no trecho entre São Paulo e Curitiba.
Moreira afirmou que o objetivo da reunião foi "debater com lideranças locais e usuários, fazer avaliação e tornar o processo transparente para que os usuários entendam o processo da concessão e o seu andamento". Ele crê que esse balanço e a interação dos agentes tornem a "BR 116 cada vez melhor".
A concessão terá vigência de 25 anos, no término dos quais a administração do patrimônio passará ao Poder Público. Os marcos contratuais projetam a perspectiva de que, no primeiro ano, aconteça a eliminação dos principais problemas, até o quinto ano, a via seja recuperada ou melhorada e que, a partir daí e até o final da concessão, haja a manutenção das obras feitas. O contrato prevê a construção de trevos, passarelas, duplicação da pista em trechos planos, construção de ruas laterais em pista simples e a duplicação da pista na Serra do Cafezal, Serra do Azeite e Serra Pelada.
A duplicação nos trechos de serras, principalmente o mais próximo que é o da Serra do Cafezal, deve obedecer os prazos propostos no contrato. "Estamos mobilizados para isto, mas dependemos de licença", disse Polazzi, referindo-se às licenças do Ibama, que podem atrasar. Ciente de que o meio ambiente não pode ser fragmentado e que deve ser preservada a segurança social no entorno da obra, o deputado diz que a "premissa básica é a segurança social e ambiental" dentro do processo.
As reivindicações dos participantes foram unânimes: passarelas de travessia de pedestres sobre a via; melhor sinalização; solução de problemas de alagamento da pista em alguns trechos; substituição de sarjetas; iluminação de viadutos; e construção de marginais e trevos de acesso aos municípios. Todos os temas estão contemplados no organograma da concessionária, mas Polazzi afirma que ouvirá todos os prefeitos e analisará as possibilidades de alteração de prazos e de local das obras para a maior segurança dos usuários. Junto a isso, Ricardo Madalena afirmou que "o DNIT pode tentar fazer o que a OHL não puder".
Uma questão debatida intensamente foi o socorro médico aos acidentados promovido pela concessionária que, de acordo com depoimentos de representantes de vários municípios, deixa a desejar, inclusive em capacitação profissional. O Vale do Ribeira sempre prestou um atendimento altamente qualificado, promovido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a diferença na qualidade deste atendimento significa, muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte. A OHL pode rever, a longo prazo, as questões orçamentárias e especificações técnicas para as prestadoras de serviço médico.
Foi sublinhada a necessidade da interlocução dos representantes municipais, dos usuários, da Frente Parlamentar e da Autopista Régis Bittencourt para que todas as questões possam ser resolvidas satisfatoriamente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações