Estância turística de Batatais abriga telas de Portinari


Localizada a 355 km da capital, com uma topografia ondulada, encravada entre colinas e com clima ameno, está Batatais. Considerada estância turística estadual, a cidade dos belos jardins, como é conhecida, tem aproximadamente 56 mil habitantes. Além das belezas naturais, como cachoeiras e lagos, a cidade abriga, em sua igreja matriz, 56 obras de Cândido Portinari. O acesso pode ser feito pelas rodovias Anhangüera, Cândido Portinari e Altino Arantes.
Existem pelo menos quatro versões históricas para o significado do nome Batatais. A versão mais aceita é baseada em relatos da época e está ligada à atividade agrícola dos habitantes naturais da região. Os primeiros bandeirantes teriam encontrado por aqui extensas plantações de batatas roxas. Outra versão seria a de que havia índios na região e Batatais deriva de baitava, que significa, em tupi, "rio cascateante entre pedras", referencia às belezas naturais da região. Acredita-se também que outra origem viesse do tupi mboitava " cobra de fogo que, na crença dos índios, era o gênio que protegia os campos contra os incêndios. Estudos mais recentes revelam que batatais ou batatal eram expressões usadas pelos mineradores antigos, que designavam o local onde se achava ouro de superfície.
Um pouco de história
O nome Batatais aparece pela primeira vez em documentos legais justamente na doação de uma sesmaria com esse nome, em 5 de agosto de 1728, pelo governador da Capitania de São Paulo, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, a Pedro da Rocha Pimentel.
Pouco depois, no começo do século 19, havia 15 posses de sesmarias na região, que foram se dividindo, dando origem a fazendas. Em 1801, Batatais era um povoado de meia dúzia de casas humildes. Nove anos depois, já tinha um pequeno cemitério e recebia o nome de Arraial de Batatais e, em 1814, já existiam capelas e povoados na região.
No dia 25 de fevereiro de 1815, o capitão-geral da Capitania de São Paulo, atendendo aos desejos dos moradores do Arraial de Batatais, levados ao bispo de São Paulo, pediu ao príncipe regente, futuro dom João VI, que o Arraial dos Batatais fosse elevado à categoria de freguesia com o nome de de Bom Jesus da Cana Verde, seu atual padroeiro.
Em 14 de março de 1839, o presidente da Província de São Paulo promulgou a Lei 128, tornando a freguesia de Batatais uma vila.
Isso significava que Batatais precisava ter uma câmara municipal e uma cadeia, passando a ser um município com governo próprio. Por isso, a data é celebrada até hoje como o dia do aniversário da cidade.
Pontos turísticos
Em estilo neo-clássico, a igreja matriz do Bom Jesus da Cana Verde foi concluída em 1953. No seu interior, encontram-se 56 obras do conjunto que Portinari confeccionou para a igreja. O destaque é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde (para conferir imagens das obras, acesse http://www.portinari.org.br).
Estação da Cultura
A estação foi inaugurada em 1886, com a chegada da linha-tronco da Mogiana para facilitar a comunicação da cidade com a capital e o porto e acelerar seu progresso. Em 1980 ocorreu o último comboio de cargas de Batatais para Ribeirão Preto. Com a desativação da linha, a estação foi abandonada e, em 1986, foi adquirida pela prefeitura. A partir de 2005, o prédio acomoda a Estação da Cultura.
Cachoeira dos Batatais
Com exuberante vegetação, o complexo da Cachoeira dos Batatais conta com piscinas seminaturais, playground, sanitários, vestiários, lanchonete, área de camping e estacionamento. Há ainda o bosque, uma grande área verde com eucaliptos e variedades de plantas e flores ornamentais. É um recanto de lazer, com pista de cooper, campo de bocha, área de piquenique e lanchonete.
Parque náutico e lago artificial
O Parque Náutico conta com cachoeira, piscinas seminaturais, exuberante vegetação e infra-estrutura turística. Já o lago artificial é cercado de plantas, possui zoológico, reserva natural de plantas, calçadão para prática de ciclismo, caminhadas e cooper.
Fontes http://www.batatais.sp.gov.br/dados.asp; http://pt.wikipedia.org/wiki/Batatais; http://www.portinari.org.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações