Comissão de Saúde tem pressa em resolver falta de atendimento no Iamspe
.jpg)
.jpg)
A Comissão de Saúde e Higiene da Alesp aprovou nesta terça-feira, 4/12, requerimento, de autoria do presidente do órgão, Adriano Diogo (PT), solicitando audiência com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, e, posteriormente, com o governador do Estado, para tratar das dificuldades do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e da falta de pagamento dos hospitais da rede conveniada do interior do Estado, que deveriam prestar atendimento médico e ambulatorial aos servidores públicos estaduais. A audiência com o secretário deve acontecer nesta quarta-feira, 5/12, sem horário definido.
"O problema é bastante sério. Não é justo que o funcionário público, que presta serviços ao Estado, não consiga atendimento médico porque o Iamspe não tem recursos para cobrir as despesas. Isso acontece porque o governo não tem repassado nada ao hospital, que se mantém apenas com a contribuição dos servidores", declarou o deputado Uebe Rezeck (PMDB), que recebeu apoio dos demais membros da comissão. "A situação vem sendo empurrada com a barriga há bastante tempo", ratificou Afonso Lobato (PV).
O deputado Rezeck sugeriu que o Tesouro estadual repasse verbas ao instituto com o objetivo de sanar as dívidas do hospital. "Dessa forma, não há impedimento jurídico. O que não pode acontecer é o governo desviar verba da previdência estadual para o Iamspe", explicou.
Comissão de representação
Adriano Diogo lembrou aos parlamentares que existe um requerimento, de autoria da Comissão de Saúde, que cria uma comissão de representação para estudar a questão do Iamspe. "O documento precisa apenas entrar na ordem do dia", ressaltou o deputado.
Para Diogo, os problemas no Iamspe não são de ordem jurídica, mas política. O parlamentar comentou o fato de existirem dois secretários de governo para cuidar de um único assunto, como é o caso, e das dificuldades de diálogo que isso gera. "O secretário da Saúde diz que o instituto está migrando para a Secretaria de Gestão Pública, de Sidney Beraldo. Quem tem dois secretários não tem nenhum", opinou.
Obstrução
Devido ao processo de obstrução, comandado pela bancada do PT na Casa, o presidente do órgão pediu vista de cinco projetos de lei que constavam na pauta. Com isso, foram aprovados apenas o PL 413/2007, do deputado Celso Giglio (PSDB), o pedido de retirada do PL 532/2003, feito pelo autor da matéria, ex-deputado Ary Fossen, e o ofício do deputado Marcos Martins (PT) solicitando debate sobre a terceirização de ações e serviços de saúde nos equipamentos próprios do governo do Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações