O estudante negro discriminado é desestimulado na escola


A discussão de uma política para manter o aluno negro nas escolas brasileiras foi o tema discutido por professores reunidos no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa nesta sexta-feira, 26/8, no segundo módulo do I Seminário sobre os desafios e possibilidades da Lei 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino do país a disciplina "História e Cultura Afro-Brasileira".
Para a relatora do parecer do Conselho Pleno da Câmara de Educação Superior, Petronilla Gonçalves e Silva, o compromisso do Estado deve ser otimizado para dar formação específica aos professores, como a implementação do "Programa São Paulo educando pela diferença e para a igualdade", da Universidade de São Carlos, onde é professora e trabalha no Departamento de Metodologia do Ensino.
Petronilla Silva integra o Conselho Nacional de Educação e afirmou que a alteração na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) é fundamental num país racista "em que a relação entre as pessoas deprecia e desestimula o povo negro". Ela lembrou a Conferência Mundial de Durban, na África do Sul, em 2001, onde o governo reconheceu que no Brasil não há democracia racial e assumiu, diante de organismos internacionais, o compromisso de combater o racismo e toda sorte de discriminações.
O seminário tem o apoio do líder do PT na Assembléia, deputado Renato Simões, e conta com a participação de representantes de entidades do professorado paulista, e de entidades da cultura negra. Segundo a conselheira da Sociedade Brasileira de Cultura e Arte Negra (Oriashe), a psicopedagoga Marilândia Frazão, a realização deste seminário, organizado pela Oriashe é importante. Além de o movimento negro se reapropriar do contexto, impulsiona a discussão, dentro do Parlamento paulista, dos termos da obrigatoriedade da implementação da lei nas escolas por meio de parcerias.
O seminário, dividido em vários painéis, contou com a explanação de outros professores e especialistas na legislação do ensino nacional. A programação prossegue neste sábado, 27/8, das 9 às 14h, com a apresentação do "Módulo Análise da Conjuntura Econômica Nacional e Educacional com um olhar de Políticas sobre a Lei 10.639/ 03", pelo professor Marcelo Jorge de Paula Paixão.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações