Comissão de Serviços e Obras elege presidente e vice e aprova audiência com presidente da CPTM


Os deputados Sebastião Almeida (PT) e Uebe Rezeck (PMDB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas em reunião realizada nesta quarta-feira, 16/5.
"É uma comissão que tem um papel muito amplo, já que fiscaliza as obras públicas do Estado", destacou Almeida, deputado que tem Guarulhos e o Alto Tietê como base eleitoral. "Além disso, há as concessões de bens, como energia elétrica, e todas as repartições públicas que trabalham nessas obras."
Almeida aproveitou a primeira reunião na comissão para apresentar um requerimento convocando o diretor-presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Álvaro Armond, para uma audiência pública sobre o projeto do trem expresso entre São Paulo e Guarulhos. "O Estado já está fazendo a licitação da obra e ninguém na Assembléia teve acesso ainda ao projeto", afirmou Almeida.
Segundo ele, existe uma distância muito grande entre as autarquias e empresas estatais, o que pode culminar com acidentes fatais como o da linha 4 do Metrô de São Paulo, ocorrido em janeiro deste ano. "Mais do que nunca, a comissão precisa cumprir com seu papel fiscalizador", diz o deputado.
Integram a Comissão de Serviços e Obras Públicas ainda os seguintes deputados: Ana Perugini, do PT; Analice Fernandes e Roberto Engler, do PSDB; José Bruno (DEM); e Alex Mamente (PPS).
A obra
O Expresso do Aeroporto interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando parcialmente a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada numa nova via exclusiva, com 31 quilômetros de extensão e duas estações terminais (uma na Barra Funda ou Júlio Prestes/Luz e outra no aeroporto). As obras civis representam o item principal na implantação desse empreendimento, incluindo 17 quilômetros de obras em superfície, 6 quilômetros de elevados e 8 quilômetros de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.
Suas estações deverão funcionar como terminais remotos aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, prevendo-se inclusive a realização de check-in de passageiros, com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Foram previstas melhorias na acessibilidade e no sistema viário local para garantir que o novo sistema de transporte e os novos negócios dele decorrentes tenham no desenvolvimento do projeto uma adequada inserção urbana, considerando o uso do solo, o patrimônio histórico-cultural e o meio ambiente.
A previsão da demanda inicial para o Expresso Aeroporto é de 20 mil usuários por dia, devendo chegar a 55 mil entre viajantes e acompanhantes.
Trem de Guarulhos
Utilizando a mesma via do Expresso do Aeroporto, será implantado o Trem de Guarulhos. Esse serviço permitirá uma ligação ferroviária de alta qualidade entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana, São Paulo e Guarulhos. A integração entre a ligação ferroviária e a rede metroferroviária aumentará a velocidade de deslocamento dos usuários de Guarulhos e o acesso ao restante da Região Metropolitana de São Paulo.
O Trem de Guarulhos, com extensão de 19 quilômetros, requer a construção de três estações: Zezinho Magalhães (Cecap), em Guarulhos, servindo com exclusividade esse serviço; Linha F (Brás"Calmon Vianna), prevista para servir a região leste da cidade de São Paulo; e uma nova plataforma no Brás, interligando a nova linha ao complexo metroferroviário.
A previsão da demanda inicial para o Trem de Guarulhos é de 106 mil passageiros por dia, podendo chegar a 285 mil passageiros por dia, com tempo de viagem estimado em 15 minutos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações