Audiência debate projeto para apurar abusos cometidos na ditadura militar


Sob a presidência do deputado Adriano Diogo (PT), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais realizou audiência pública nesta segunda-feira, 27/6, para discutir sobre o PL 7.376/2010, de autoria do Executivo federal, que cria a Comissão Nacional da Verdade com o objetivo de apurar atos de violência e repressão contra militantes brasileiros, identificar os torturadores, reformar as instâncias institucionais que tratam da Justiça e da Segurança Pública, restaurar a dignidade e facilitar o direito das vítimas à verdade, entre outros.
A mesa de debate foi composta pela deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP); pelo procurador geral da República do Estado, Sérgio Gardenghi Suiama; pelo diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Jorge Carlos Carrasco; pelo presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), Ivan Seixas; pelo diretor do Núcleo de Preservação de Memória Política, Maurice Politi; e pelas representantes da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos, Crimeia de Almeida e Rosalina de Santa Cruz.
Abrindo a discussão, o assessor da deputada Luiza Erundina, Marcos Matheus, explanou sobre o projeto e apresentou as alterações que estão sendo propostas pela deputada na redação original, por exemplo, o nome da comissão, que, se aprovada nova redação, passaria a ser Comissão Nacional da Verdade e Justiça. Outra alteração seria no artigo 4°, parágrafo 2° do projeto, que determina o sigilo de dados, documentos e outras informações ao público; o novo parágrafo garante a ampla divulgação dessas informações ao público. "Que a comissão seja de fato uma Comissão da Verdade, que não seja apenas um arremedo, porque, a meu ver, uma comissão de faz de conta seria pior do que não existir comissão", disse a deputada Luiza Erundina.
Rosalina de Santa Cruz criticou o número de membros estimado da comissão, sete, e solicitou maior autonomia para a comissão atuar nas punições dos torturadores. "Mesmo que ela não possa julgar, é fundamental que a comissão possa apurar para que haja um avanço, como houve no Chile e na Argentina, que criaram comissões com essa mesma função", disse. Crimeia de Almeida endossou o discurso de Santa Cruz e completou: "A Corte determina que se pague pelos danos morais, materiais, mas estes são secundários. O governo acha que dinheiro resolve o problema quando o que nós queremos é esclarecimento dos fatos e punição dos responsáveis."
Estavam também presentes as deputadas Heroilma Soares (PTB) e Leci Brandão (PCdoB), os deputados José Candido (PT), Marco Aurélio (PT), Carlos Bezerra (PSDB), João Paulo Rillo (PT), Marcos Martins (PT), Antonio Mentor (PT), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações