Assembleia aprova PEC que determina prestação de contas de secretários
06/05/2009 20:23

.jpg)
A Assembleia Legislativa aprovou em dois turnos de votação, nesta quarta-feira, 6/5, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2/2009, de autoria coletiva, que acrescenta o artigo 52A à Constituição estadual.
A apresentação da PEC é resultado do trabalho elaborado pelo Conselho de Defesa das Prerrogativas Parlamentares e todos os seus integrantes são signatáios da proposta.
O que muda
O texto do novo artigo determina o comparecimento semestral de cada secretário de Estado à Casa para, diante da comissão permanente a que estejam afetas as atribuições de sua pasta, prestar contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da mesma. A determinação constante do artigo 52A da Constituição paulista também é válida para os diretores das agência reguladoras do Estado. No caso da Secretaria da Fazenda, permanece válida a anterior determinação constitucional de prestação de contas das metas fiscais, com igual periodicidade, à Comissão de Finanças e Orçamento.
A PEC também altera o item 2 do § 1º do artigo 13 da Constituição do Estado, prevendo o comparecimento de qualquer secretário convidado a esclarecimentos em relação a assuntos previamente determinados às comissões da Casa no prazo de 30 dias. Ainda de acordo com a alteração, caso o preceito não seja atendido sem justificativa, o secretário ficará sujeito à imputação de crime de responsabilidade.
O objetivo da PEC ao propor a alteração, conforme consta de sua justificativa, é oferecer ao Parlamento paulista meios mais amplos de fiscalização da administração pública. Para isso, fica estabelecida, a partir de sua aprovação, uma nova dinâmica no acompanhamento periódico das ações, programas e projetos das respectivas secretarias estaduais pelo Legislativo, propiciando aos deputados a aferição do cumprimento de metas e qualidade das políticas públicas adotadas por cada pasta. A interatividade entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade em geral e o avanço na transparência das ações governamentais são outros objetivos pretendidos pela PEC.
O presidente da Casa, deputado Barros Munhoz, destacou, ao final da aprovação da PEC 2/2009 em segundo turno, no início da noite desta quarta-feira, 6/5, que a inovação estabelecida pela PEC fortalece o Estado e o Parlamento paulista. O presidente fez a afirmação ao corroborar as declarações do líder da bancada petista, deputado Rui Falcão, sobre o pioneirismo da aprovação da matéria, em relação à Câmara Municipal da cidade e ao Congresso Nacional.
Conselho, atribuições e membros
O Conselho de Defesa das Prerrogativas Parlamentares foi implantado pela Assembleia em 2008, com o intuito de fortalecer a ação parlamentar. O deputado Campos Machado (PTB), autor da proposta de criação do conselho, é seu presidente e foi o primeiro signatário da PEC 2/2009, elaborada pelo conselho. Desde o início do ano, o conselho tem se reunido semanalmente para debater os assuntos pertinentes às suas atribuições.
São membros efetivos do conselho, além de Campos Machado, os deputados João Caramez e Fernando Capez (ambos do PSDB), Rui Falcão e Vicente Cândido (ambos do PT), João Mellão (DEM), Rita Passos (PV), Rogério Nogueira (PDT), Davi Zaia (PPS), Jonas Donizette (PSB) e Antonio Salim Curiati (PP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações