Homenageados por seu dia, enfermeiros destacam luta por melhores condições de trabalho
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Ato solene promovido pelo Sindicato dos Enferneiros do Estado de São Paulo e pelos deputado federal Paulo Teixeira (PT) e deputado estadual Roberto Felício (PT), homenageou o Dia do Enfermeiro nesta sexta-feira, 14/5, no Auditório Franco Montoro. O evento contou com a participação de várias entidades representantes da categoria.
A Enfermagem surgiu na figura de Florence Nightingale, que trabalhou na Guerra da Criméia, dedicando-se a cuidar dos pacientes internados durante o conflito. Ela deixou legados e diretrizes para a criação da atividade da área de saúde. No Brasil, durante a Guerra do Paraguai, Ana Nery prestou serviços nas unidades militares que lutavam na região, tendo recebido após a guerra uma medalha pelo valioso trabalho realizado na ocasião. A profissão de enfermeiro foi criada no Brasil em 1940 e oficializada no ano de 1960. Atualmente existem 47 mil trabalhadores do setor no Estado, sendo que 49,6% dos que trabalham da área de Saúde são enfermeiros.
"Destaco a categoria dos enfermeiros como uma categoria especial de trabalhadores. Apesar de sua importância, no Brasil a valorização destes profissionais deixa a desejar, já que as condições de trabalho e o reconhecimento da carreira estão aquém da importância social de suas atividades. Destaco o trabalho desempenhado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado (SEESP), que tem sido um baluarte na luta, não só pela valorização da categoria, mas também pela melhoria das condições de toda a sociedade brasileira", declarou Roberto Felício.
"A questão da enfermagem tem assumido papel importante no Congresso Nacional, tendo em vista a discussão sobre a jornada de trabalho da categoria. Estamos tentando fazer com que nossos companheiros parlamentares tomem consciência de que é necessária a diminuição da carga horária desses trabalhadores, já que exercem um trabalho de caráter muito estressante. Destaco os aspectos mais relevantes do assunto: fazermos uma avaliação da possibilidade do aumento de recursos para a Saúde; a busca de uma fonte exclusiva para financiamento da área, tendo em vista o alto custo da atividade; e acesso a medicamentos. Quanto à redução da carga horária, assumimos o compromisso de lutar para que esta aspiração e direito dos enfermeiros sejam atendidos", afirmou Paulo Teixeira.
"Nós, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), estamos desenvolvendo este ano um tema: Saúde, poder e cidadania. Estamos trabalhando para trzaer cada vez mais reconhecimento à categoria", destacou Leila Rizzi. A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Silvia Martins Casagrande, afirmou que a entidade que preside nasceu em 1987, filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e tem feito uma luta não só pela enfermagem, mas pela classe trabalhadora do país. Falou que a entidade tem feito um trabalho para desprecarizar as relações de trabalho entre a categoria e os gestores. "Queremos planos de carreira de acordo com as diretrizes nacionais que conseguimos aprovar. Queremos jornada de trabalho regulamentada e ainda estamos lutando para que o PL 2.205, que vem ao encontro das nossas necessidades como classe, e que já foi aprovado no Senado Federal e agora tramita pela Câmara dos Deputados, seja finalmente aprovado", finalizou.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Solange Aparecida Caetano, afirmou que esta é a 69ª vez em que é comemorada a Semana da Enfermagem, e a 3ª vez que a Assembléia Legislativa presta homenagem aos enfermeiros em seu dia. "Trabalhar com saúde neste país é difícil, já que faltam médicos, material e condições de trabalho, entre outros problemas. Mas o sindicato se sente feliz pelo reconhecimento de sua categoria. Ser sindicalista é lutar pelo direito dos trabalhadores e da sociedade", disse. No final da cerimônia, 30 represententes dos enfermeiros forma homenageados por terem se descatado no desempenho de suas atividades.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações