Advogados falam sobre minirreforma eleitoral na Assembléia
20/06/2006 19:49



A convite do deputado Geraldo Bispo Gê Tenuta (PFL), os advogados Alberto e Arthur Rollo proferiram palestra nesta terça-feira, 20/6, sobre o tema "Regras para as Eleições 2006". Os convidados, que falaram para uma atenta platéia de assessores, candidatos e correligionários, explicaram alguns tópicos da minirreforma eleitoral, baseada na Lei 11.300, segundo a qual os candidatos deverão prestar contas da arrecadação e dos gastos de campanhas em dois prazos antes do pleito, pelas quais serão co-responsáveis, juntamente com os tesoureiros, sob pena de perda de mandato. As novas regras abrangem também a arrecadação e as propagandas dos candidatos.
Conforme Arthur Rollo, as faixas e os banners que costumavam ser afixados em postes, viadutos e pontes estão proibidos. O candidato que fizer uso desse material estará infringindo a lei, sob pena de prisão. "Agora, se duas pessoas segurarem as faixas, seja quando o farol fechar ou em cima de pontes e viadutos, não há problema. Desde que não atrapalhem o desenvolvimento do trânsito."
Outro ponto destacado por Rollo diz respeito às festas, churrascos, cervejadas, showmícios e distribuição de brindes. "Os brindes " por exemplo, pentes, lixas de unhas, bótons, bonés, camisetas e afins " foram proibidos pela Justiça Eleitoral por proporcionarem algum benefício ao eleitor."
As festas, jantares e demais eventos com o objetivo de angariar votos podem ser feitos, desde que não tenham sido pagos pelo candidato, que não ocorram sorteios de brindes e que o candidato não faça discurso. A participação de artistas em showmícios, ou saracoteio, também está proibida. "Agora, há uma dúvida: jogador de futebol não é artista, mas atrai público..."
Alberto Rollo enfatizou que as pesquisas eleitorais, que antes eram divulgadas até o dia das eleições, após a minirreforma podem ser publicadas até 48 horas antes do pleito. Rollo, que é especialista em questões eleitorais, aconselhou os participantes a acessarem o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), www.tse.gov.br, para esclarecimento de dúvidas e para obter conhecimento sobre as decisões do Tribunal a respeito dos casos em julgamento. "Muitas dúvidas ainda serão discutidas e, após as primeiras decisões do TSE, teremos base para prepararmos as defesas", lembrou o advogado.
Compuseram a mesa de debates Alberto e Arthur Rollo e os deputados Adilson Barroso (PSC), Geraldo Bispo Gê Tenuta (PFL), Conte Lopes (PTB) e Edmir Chedid (PFL).
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações