Estado tem a quinta morte de cortador de cana


14/09/2007 18:31

Compartilhar:

Cortador de cana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RAFAEL SILVA CORTADOR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu na última terça-feira, 11/9, em Ribeirão Preto, depois de ficar uma semana internado em um hospital da cidade, o cortador de cana Edilson de Jesus Andrade, de 28 anos, que morava em Guariba, mas trabalhava em uma usina na cidade de Luiz Antônio.

Segundo a Pastoral do Migrante, membros da família de Edilson afirmaram que ele vinha reclamando de dores constantes. É a quinta morte no Estado neste ano. Em 2006, em todo o Brasil, foram 17 óbitos.

Em março, faleceu José Pereira Martins, de 51 anos. Em abril, com 20 anos, faleceram Lourenço Paulino de Souza e Adriano de Amaral, com 31 anos de idade. No mês de junho, faleceu José Dionisio de Souza, que tinha 33 anos.

Segundo informações, a morte de Edilson foi causada por uma doença conhecida como púrpura trombo citopênica idiopática, que, se diagnosticada, deve fazer com que o paciente se abstenha de qualquer esforço físico e do uso de objetos cortantes.

"Faleceu mais um cortador de cana. Quantos outros ainda morrerão? Precisamos evitar novas mortes. Por isso espero que a CPI que deverá ser instalada em breve na Assembléia possa mostrar a realidade dos cortadores de cana de todo o Brasil", afirmou Rafael Silva. "Será que quando Edilson foi contratato pela usina, e obrigado a fazer o exame admissional, a doença não poderia ter sido constatada?", questionou.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp