Balanço 2011 - Implantação do Certificado Selo Verde e Bem-Estar Animal
O Projeto de Lei 417/2009, da deputada Rita Passos (PV), institui a certificação Selo Verde Saúde Pública e Bem- Estar Animal do Estado de São Paulo. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto determina a outorga do certificado às prefeituras e/ou autarquias municipais que desenvolvam ações visando à saúde e bem-estar da população animal, além do equilíbrio do meio ambiente. Pelo projeto, fica criada a Comissão de Outorga do Certificado, a ser constituída por membros das secretarias estaduais da Saúde, Agricultura e Abastecimento, e do Meio Ambiente, a quem caberá estabelecer estudos, análises e critérios para avaliar a excelência das atividades desenvolvidas pelas prefeituras e autarquias, no sentido de promover a saúde e o bem-estar da população animal. "A outorga do selo dar-se-á mediante a atribuição dos pontos que cada ação comportará, com base em critérios e quantificação definidos pela comissão", diz o artigo 4º do projeto de lei.
Responsabilidade social
Na justificativa, Rita Passos afirma que, desde a época em que os cães e gatos foram domesticados, o ser humano tornou-se responsável por prover suas necessidades, controlar sua população e zelar por sua saúde e bem-estar. Devido à criação e ao manejo inadequados desses animais pelo homem, populações de cães e gatos, sem controle, representam risco à sua saúde e à saúde dos seres humanos. A deputada diz ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a monitoração das populações desses animais, com base em educação, registro e identificação, além do controle da reprodução, por meio do método cirúrgico de esterilização e legislação pertinente. A diminuição da renovação populacional reduz o número de animais suscetíveis a doenças infecciosas - geralmente filhotes -, fator que contribui para o controle de zoonoses. "Desta forma, o desenvolvimento de estratégias de trabalhos participativos e inter-setoriais em intervenções de controle populacional de cães e gatos é de fundamental importância à promoção da responsabilidade social da comunidade no que tange a seus animais de estimação", destaca a parlamentar.
A definição das prefeituras e autarquias que terão direito à obtenção do certificado será responsabilidade da comissão criada pelo projeto, levada em conta a atuação desses órgãos governamentais, especialmente nos seguintes aspectos: controle da população de cães e gatos, registro, identificação de eqüídeos e defesa sanitária animal, além de humanização e saúde do trabalhador, incluindo a implantação de programa que promova capacitação e atualização contínuas, visando implantar manejo sem violência e entendimento sobre o comportamento dos animais.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações