Direitos Humanos analisa a situação dos povos indígenas no Estado





Num total de cinco audiências públicas, a Comissão de Direitos Humanos fez um levantamento das condições físicas e intelectuais atuais das aldeias do povo original da terra brasileira
DA REDAÇÃO
A reunião que finalizou os estudos sobre A Situação dos Povos Indígenas no Estado de São Paulo realizou-se no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira, 13/6, sob a coordenação do presidente da Comissão dos Direitos Humanos, deputado Renato Simões (PT). Junto ao coordenador , compuseram a Mesa da reunião o deputado Walter Feldman (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa, o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, Ana Elizabeth de Oliveira, defensora pública, e seis representantes das comunidades indígenas do Estado de São Paulo.
Renato Simões deu início ao assunto, referindo-se a que esses estudos iniciaram-se em 20 de março e, desde então, aconteceram cinco audiências públicas. "Há um relatório de cerca de 90 páginas, disse o deputado, ainda não publicado, em que se resume o que foi discutido nessas cinco audiências, com reprodução das falas dos principais representantes dos povos indígenas do Estado. Cópia foi entregue ao presidente Walter Feldman. A publicação, que será providenciada para breve, será gratuitamente distribuída aos órgãos governamentais envolvidos no assunto."
A Comissão de Direitos Humanos é elogiada
Enquanto Renato Simões tinha a palavra, foram chegando para a reunião e se misturando ao público, os deputados Dimas Ramalho (PPS), Claury Alves da Siva (PTB), Edson Ferrarini (PTB) e Maria do Carmo Piunti (PSDB).
O presidente Walter Feldman dirigiu-se aos presentes para elogiar o esforço do deputado Renato Simões e a atuação da Comissão dos Diretos Humanos, por ele presidida. Justificou o apoio da Mesa à questão dos povos indígenas: "Os paulistas possuíam o verdadeiro espírito bandeirante: desbravaram todo o interior, mas não respeitaram os direitos e os modos de vida dos povos ali desde antes estabelecidos. Hoje, procuramos resgatar parte das injustiças praticadas naquela época, apoiando e tentando atender às atuais necessidades dos descendentes daquela gente ingênua e pacífica".
Falam os representantes indígenas
A seguir, um a um, tiveram oportunidade de manifestar seus pontos de vista os seis representes dos povos indígenas que ocupavam a Mesa. De maneira geral, suas queixas diziam respeito a terras que lhes foram cedidas, mas sem autorização legal para delas se utilizarem inteiramente: "Não há autorização legal para nelas se construir casa, fazer canteiros e implantar saneamento básico. Há também falta de energia elétrica em muitas aldeias. Já passamos a relação dos nossos problemas para o relatório que está com a Comissão (de Direitos Humanos). O que há ali é suficiente para que as autoridades saibam que estamos esquecidos e que são necessárias medidas práticas, e não apenas escritas, que nos ajudem a superar nossos problemas".
Sugestão de memorial
Retomando a palavra, o presidente Feldman sugeriu "a construção de um memorial que simbolize a luta que a Assembléia Legislativa vem levando não só para o resgate da cultura e do modo de vida dos povos indígenas, mas também para tentar reajustar a visão que se tem de fatos históricos quase esquecidos ou, injustamente relegados a segundo plano".
Ao final da reunião apresentaram-se sob aplausos diversos grupos de canto e dança indígenas tradicionais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações