Localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) não apenas desempenha um papel crucial na vida política do estado, mas também se destaca como a Casa do Povo Paulista: um espaço aberto à participação e à expressão da diversidade da sociedade. Neste contexto, o programa de visitação, assim como as diversas exposições temporárias sediadas no Palácio 9 de Julho, surgem como poderosas aliadas no processo de aproximação entre população e Alesp.
O programa "Alesp de Portas Abertas" é uma iniciativa educativa que oferece visitas monitoradas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para grupos organizados e também para visitantes individuais. O objetivo do programa, coordenado pela Divisão de Comunicação Social, é divulgar à população as atribuições constitucionais dos parlamentares estaduais, o processo de elaboração de leis, aspectos da história da Alesp e aproximar o público do trabalho realizado na Casa, incentivando a participação cidadã da população. Acompanhados por monitor, os participantes conhecem os principais espaços do Palácio 9 de Julho, as exposições temporárias artísticas e culturais e obras de arte do acervo permanente da Alesp, bem como os plenários onde acontecem reuniões temáticas e sessões legislativas.
As visitas devem ser previamente agendadas e ocorrem de segunda à sexta-feira no período da tarde e, também, às terças e quartas-feiras no período da manhã. A duração é de aproximadamente 2 horas.
Grupos devem conter no mínimo 10 e no máximo 45 visitantes, o agendamento poderá ser realizado por representante da instituição. Visitantes individuais podem realizar agendamento sempre na última quarta-feira do mês, no período da manhã. A idade mínima recomendada é de 11 anos.
Menores de idade devem estar acompanhados por responsável. No caso de grupos escolares ou instituições com visitantes menores de idade, é necessário que haja, ao menos, 1 responsável, representante da instituição, a cada 20 visitantes.
Todos os visitantes deverão passar por cadastro na portaria da Alesp.
Acesse aqui nosso sistema de agendamento de visitas da Alesp.
Pessoas com deficiência podem agendar visitas diretamente pelo telefone 3886-6628. Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas ao e-mail da Divisão de Comunicação Social: comsocial@al.sp.gov.br.
As exposições artísticas temporárias na Assembleia, coordenadas pela Divisão de Comunicação Social, são um exemplo vivo da conexão entre arte e espaço público. A sede da Alesp, o Palácio 9 de Julho, possui locais dedicados às exposições, como o Espaço Heróis de 32, o Espaço Cultural V Centenário e o Hall Monumental. Cada um desses ambientes possui características únicas que podem ser adaptadas para diferentes tipos de obras e estilos artísticos.
Os espaços expositivos têm acesso livre e gratuito, podendo ser visitados em dias úteis entre 08h e 20h.
Confira a programação de exposições na Agenda da Casa clicando aqui.
As exposições devem ser realizadas sem fins lucrativos;
As exposições temporárias permanecem, em média, por duas semanas na Alesp;
Será necessária a prévia apresentação de dois documentos para a solicitação de reserva do espaço e da data: o release da exposição - com breve biografia do(a) artista ou curador(a) - e a lista das obras a serem expostas - com fotografias de todas elas;
O espaço para a exposição será sugerido conforme a quantidade, tamanho e tipo das obras;
As exposições na Alesp devem ter seu conteúdo acessível e apropriado para todos os públicos.
Artistas interessados em contribuir com sua arte para esse importante espaço democrático podem entrar em contato, para mais orientações, diretamente com a Divisão de Comunicação Social pelo telefone (11)3886-6610 ou pelo e-mail comsocial@al.sp.gov.br.