Estado de São Paulo Transparência ALESP

Delegado Olim

Antonio Assunção de Olim, nascido em 11/09/1958, natural de São Paulo-SP, integrou aos 34 anos de idade a carreira policial civil no cargo de delegado de polícia, contando hoje com 23 anos de experiência. 

Formado em Direito pela Universidade FMU, sempre teve como preocupação maior a segurança dos cidadãos de bem, dedicando sua vida à Polícia Civil. 

Trabalhou em diversos setores da Polícia Civil, desde delegacias de polícia territorial nas periferias de São Paulo, até departamentos especializados como o DEIC, DENARC, DHPP, DECAP e Delegacia do Aeroporto, ocupando cargos operacionais e de chefia.

Sempre atuou no combate aos diversos tipos de crime e, principalmente, em casos de relevância e defesa da sociedade nas mais diversas áreas, resolvendo casos de homicídios, sequestros e roubos, que sempre lhe deram destaque na imprensa nacional e internacional.

Um dos casos mais relevantes da carreira do delegado Olim foi a investigação sobre a morte da advogada Mércia Nakashima, em 2010. A investigação precisa foi fundamental para elucidar o caso.

Antonio Olim também expôs no livro “Proteja-se” a sua experiência como delegado, onde busca ajudar o cidadão a se  proteger. “Sou delegado há 23 anos e adoro minha profissão. Sempre quis ser policial e sempre trabalhei em departamentos operacionais de repercussão da Polícia. Durante a minha carreira, trabalhei em um bairro bem pequeno e afastado de São Paulo, onde vi que as pessoas que procuravam a delegacia eram maltratadas porque os policiais não entendiam seus problemas.”

Deputado Olim relata no livro as ocorrências que não são atendidas a contento pelos policiais e sugere que, nas delegacias de lugares mais afastados, há a necessidades de profissionais de assistência social para orientar os cidadãos na solução de coisas simples.

Eleito Deputado Estadual com 195.932 votos, o 5º parlamentar mais votado nas eleições de 2014, o Deputado Delegado Olim assumiu cargos de extrema importância na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: Líder do Partido Progressista; Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; Membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação; Membro de duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito): Acidentes no Transporte Ferroviário de Carga e das Empresas de Telecomunicações.