Estado de São Paulo Transparência ALESP

Davi Zaia

Davi Zaia nasceu em Cordeirópolis, Região Metropolitana de Campinas. Começou cedo na política, ainda estudante, na luta contra a ditadura e pela democracia, por eleições diretas, pela anistia, pelo direito de greve, pela liberdade de organização e expressão, por uma Assembleia Constituinte e pelo Estado Democrático de Direito. Em 1974 chega a Campinas e dá início a uma promissora carreira de bancário. Em 1976 ingressa na Nossa Caixa.

Foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região e escolhido duas vezes como representante dos funcionários no Conselho de Administração da Nossa Caixa. À frente da entidade, coordenou a redemocratização do órgão e o transformou num dos sindicatos mais fortes e combativos do País.

Presidiu o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em 1992.

Em 2006, foi eleito deputado estadual com 54.799 votos pelo Partido Popular Socialista (PPS)

Davi passou a ocupar a presidência Estadual do PPS e atualmente é o secretário geral da Executiva Nacional do partido.

Em 2010, reeleito para o cargo de deputado estadual, com 68.658 votos,  foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para assumir o comando da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho. À frente da pasta, ampliou e fortificou projetos como o Banco do Povo Paulista, Emprega SP e os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Um dos grandes marcos de sua gestão foi o diálogo com as Centrais Sindicais para negociação do salário mínimo paulista e a ampliação do programa Frentes de Trabalho para as cidades do interior paulista.

Em 2012, Davi Zaia assumiu a Secretaria de Gestão Pública, onde implantou o Plano de Expansão do programa Poupatempo, com o objetivo de ampliar de 32 para 72 unidades em todo o estado, além do programa Acessa SP, responsável por promover a inclusão digital. No mês de abril, retornou às atividades do Legislativo Estadual.