29 DE ABRIL DE 2024

24ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO AO SR. PAULO CAVALCANTE MUZY

        

Presidência: FELIPE FRANCO

        

RESUMO

        

1 - FELIPE FRANCO

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h38min. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para fazer a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Paulo Cavalcante Muzy", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.

        

2 - DIEGO LAUDANO

Mestre de cerimônias, pede um minuto de silêncio em homenagem ao soldado Matheus Henriques, da Assessoria Policial Militar desta Casa. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a exibição de vídeo sobre o homenageado, o médico e fisiculturista Paulo Cavalcante Muzy.

        

3 - FELIPE FONSECA

Treinador, faz pronunciamento.

        

4 - PRESIDENTE FELIPE FRANCO

Discorre sobre a trajetória do médico e fisiculturista Paulo Cavalcante Muzy. Enfatiza a justeza desta homenagem.

        

5 - DIEGO LAUDANO

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com depoimentos acerca do homenageado, o médico e fisiculturista Paulo Cavalcante Muzy.

        

6 - PRESIDENTE FELIPE FRANCO

Outorga o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao médico e fisiculturista Paulo Cavalcante Muzy.

        

7 - PAULO CAVALCANTE MUZY

Médico e fisiculturista, faz pronunciamento.

        

8 - PRESIDENTE FELIPE FRANCO

Reitera sua satisfação por prestar esta homenagem a Paulo Cavalcante Muzy. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 21h05min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Felipe Franco.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO LAUDANO - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao doutor Paulo Cavalcante Muzy. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Convido agora para compor a Mesa o deputado estadual Felipe Franco, proponente desta sessão solene. (Palmas.) Dr. Paulo Cavalcante Muzy, homenageado da noite. (Palmas.) Dra. Roberta Carbonari Muzy, esposa do homenageado. (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra ao presidente desta sessão solene, deputado Felipe Franco.

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Boa noite a todos. É uma satisfação, uma honra, um dia feliz hoje, assim como o Muzy já mencionou hoje em uma mensagem: “Dia feliz, Fê”, “Dia feliz, Muzy”. Muito obrigado por estar aqui hoje representando não só os “bodybuilders”, mas todos os médicos e toda a classe.

Abertura oficial de sessão solene. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Paulo Muzy.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO LAUDANO - Agora pedimos um minuto de silêncio em memória ao soldado PM Matheus Henriques, da Assessoria Policial Militar da Alesp.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

Muito obrigado. Convido a todos agora para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º sargento Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos à Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º sargento Ivan Berg, pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: Gustavo Araújo, campeão paralímpico de atletismo; e Paulo Muzy, pai do homenageado. (Palmas.)

Neste momento, assistiremos a um vídeo sobre a trajetória do nosso homenageado. 

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Passo a palavra ao deputado Felipe Franco.

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Depois de um vídeo emocionante desses - Muzy sem camiseta, a gente ali -, eu preparei aqui um discurso. É hora do meu discurso agora, Diego? Deixe-me só ver se eu achei o meu discurso aqui.

Mas, antes de eu começar meu discurso, eu tinha comentado que ia fazer este Colar de Honra ao Mérito na minha academia e tem uma pessoa lá que é muito sua fã, que gosta muito do seu trabalho e que inúmeras vezes teve o prazer de poder te treinar um pouquinho.

Um pouquinho não, treinou bastante, e acho que é por isso que você tem até um centímetro a mais nesse bíceps, viu?

Então, eu queria chamar aqui ao púlpito um grande amigo, meu treinador, Felipe Fonseca. (Palmas.)

 

O SR. FELIPE FONSECA - Falar do Muzy é algo meio complicado. O cara é referência em tudo, seja como pai, seja como profissional, seja como marido. O cara é o melhor em tudo.

Eu tenho prazer - e tive esse prazer - de conviver com duas pessoas que são especiais para mim: o Felipe, porque é meu irmão; e o Muzy, que para mim é uma referência da saúde, como pessoa. Queria também falar não só os pontos positivos que vocês enxergam, mas o Muzy, fora isso...

Teve uma coisa que marcou bastante para mim, uma situação em que estava treinando o Muzy e uma menina encostou na recepção da academia, estava de chinelo e estava com uma ressonância.

O Muzy parou o treino, parou tudo, e ficou lá dando atenção, olhando, diagnosticando tudo aquilo que poderia melhorar a vida daquela menina. Poxa, aquilo marcou para caramba para mim, porque, querendo ou não, ele é o Muzy, entendeu? Mas parou tudo e foi dar atenção.

Isso para mim é foda, porque tem essa referência também, partindo do Fê, que inúmeras vezes mostra a simplicidade de como é essa pessoa. E essa simplicidade eu vejo muito em você, Muzy. Admiração total por você, irmão.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO LAUDANO - Convido agora para fazer uso da palavra o deputado Felipe Franco.

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Bom, então, Fê, obrigado pelas palavras. E é muito gratificante a gente poder expressar, às vezes, aquilo que a gente sente não só em meio a grandes pessoas, como vocês, mas contar a história.

Quando a gente fala de história, história é aquilo que marca. Às vezes, temos um texto gigantesco, que é uma reunião de palavras que eu tentei executar aqui para poder te homenagear em palavras.

Mas já deixo dito aqui que não são só as palavras em si. Você sabe o carinho e todas as nossas conversas, todos os conselhos de muitos e muitos anos atrás, que fizeram com que o Felipe Franco tivesse forças também para lutar e se inspirar em você.

Com todas as palavras em relação até ao que o Fonseca comentou: família, que é a base de tudo hoje em dia - e o meu pequeno está ali com 11 meses. E um dia você chegou e falou para mim, sentado no banco da academia... a gente estava falando sobre carros, que a gente gosta muito, mas não é só sobre carros.

Não é sobre o que você tem, não é sobre só o que você conquista, mas, sim, o sangue e o amor que você tem realmente pelas pessoas ao seu redor, como a família. E eu estou sentindo na pele realmente o que é hoje ter um menino junto da minha esposa, que está sempre me acompanhando. Bom demais, de verdade.

Mas vamos lá para as minhas palavras. Para impressionar o Muzy é muito difícil, viu? Hoje nós nos reunimos para celebrar e homenagear um profissional que transcende os limites da medicina e do “bodybuilding”, alguém cujo impacto vai além das paredes dos consultórios, das academias e das lives do “Banha não tem calendário”.

Eu estou falando do meu amigo, Dr. Paulo Cavalcante Muzy, um médico influenciador cujo compromisso com a saúde e o bem-estar tem iluminado inúmeras vidas.

Ao longo de sua carreira, Muzy não apenas se dedicou ao cuidado de seus pacientes com paixão e dedicação, mas também se tornou uma voz proeminente e inspiradora no mundo da medicina e do fisiculturismo.

Nos dias de hoje, tornar-se médico é uma jornada desafiadora que exige anos de estudo intenso, sacrifício pessoal e dedicação incansável. Cada etapa é uma batalha que testa nossa resiliência, determinação. A responsabilidade de cuidar da saúde e do bem-estar dos outros é imensa e o caminho para alcançar o seu objetivo é árduo.

No entanto, apesar das dificuldades, a recompensa de poder fazer a diferença na vida das pessoas torna cada obstáculo superado valioso e gratificante. E o que torna o meu amigo Dr. Paulo Muzy verdadeiramente notável não é apenas o seu vasto currículo e o conhecimento médico, mas a sua capacidade de comunicar-se de forma acessível e compassiva.

Olha, o acessível tem horas e horas. Eu coloquei isso, mas tem horas e horas. Tem coisas que você fala que eu não entendo. Questões complexas de saúde e bem-estar para o público diversificado todos os dias. Ele não apenas informa, mas também inspira e capacita as pessoas a cuidarem melhor de si mesmas e de seus entes queridos.

Além do meu amigo, gostaria de prestar uma homenagem especial a sua esposa, Roberta Carbonari Muzy, que nos momentos de desafios e sacrifícios do seu marido se faz sempre presente.

Hoje, homenageamos o meu amigo, médico, pai, marido e referência no “bodybuilding”. Eu adoro falar que um médico é “bodybuilding”. Isso é muito bom, faz com que os outros médicos magros entendam, realmente, que... nada contra, lógico.

Que enfrenta e supera as dificuldades para alcançar o status de guardião da saúde; seja nos momentos de triunfo, seja nas horas sombrias, você permanece firme demonstrando compaixão, coragem e perseverança.

Seu compromisso com a excelência médica e o cuidado compassivo inspira e ilumina aqueles ao seu redor. É como ele mesmo diz: “Excelência não é um ato, é um hábito”.

Em nome de todas vidas que você tocou e transformou, de todos aqui presentes, expressamos nossa profunda gratidão. Você é um verdadeiro herói da saúde.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO LAUDANO - Antes de darmos início à outorga, vamos assistir a mais um vídeo com depoimento de colegas, amigos e familiares.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Daremos início agora à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Dr. Paulo Cavalcante Muzy.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Chamamos à frente o homenageado da noite, Dr. Paulo Cavalcante Muzy, para que seja outorgado o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo das mãos do deputado Felipe Franco.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

Neste momento, ouviremos as palavras do homenageado da noite, Dr. Paulo Cavalcante Muzy.

 

O SR. PAULO CAVALCANTE MUZY - Boa noite, minha família. É muito difícil falar, porque, já com tanta história mesmo, como o Felipe falou, acho que tanta bagagem que a gente traz... Tem uma coisa que, acho que a única coisa que interessa falar, tirando sobre o trabalho...

O trabalho é o que nos faz, é o que nos constrói - é o que eu aprendi. São os valores que eu aprendi com a minha família, meus amigos, com as pessoas que... Praticamente a maioria das pessoas que eu mais amo estão aqui hoje. Todas elas trabalham, e trabalham muito.

Por conta desse trabalho, dessa seriedade, e, às vezes, da forma que a gente olha para a vida - talvez, mais grave do que ela seja, mais séria do que ela deveria, mais leve do que ela é...

O que eu posso afirmar para todos vocês... Nenhum momento, nenhum, nem o mais difícil, foi um momento de sombra. Nenhum momento, mesmo das lutas mais difíceis ou das críticas mais duras, foi um momento de escuridão.

Porque eu sempre tive a luz de todos vocês para me orientar, para me guiar e para me dar a certeza de que sempre eu tinha um ponto para chegar. E esse ponto para chegar sempre foi importante. Saber que eu sempre mereci estar ao lado de cada um, de todos vocês.

Eu só tenho a agradecer. Obrigado, Fê, você é fundamental. Minha família, vocês são excepcionais. Todos vocês são brilhantes. E isso faz com que cada dia... porque nem sempre a gente acorda valente ou corajoso, ou talvez apto para aceitar o desafio que se apresenta.

Eu lembro do brilho de vocês. Eu olho para vocês, eu pego um pouquinho. E se tem alguma coisa que, em mim, possa resplandecer e causar tudo isso que vocês veem, é o brilho que eu reflito de cada um de vocês.

Muito obrigado. (Palmas.)

Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO LAUDANO - Agradecemos as palavras do homenageado. Passo agora a palavra ao deputado Felipe Franco para as considerações finais.

 

O SR. FELIPE FRANCO - UNIÃO - Bom, emoção, não é, Muzy? Emoção é o que passa, não só nas questões de trabalho, mas sem emoção da amizade, do carinho. E quando a gente decidiu fazer este Colar de Honra ao Mérito, foi o que o Dr. Sandro, meu chefe de gabinete, comentou.

Ele falou o real. Ele queria ter feito isso antes. E você está aqui hoje por ser uma inspiração que você é dentro da minha vida, por todos os conselhos e por ser grande amigo que você é.

Mas a gente preparou este evento também, não é com a expectativa de o lado político, sabe? Estou te dizendo isso, porque eu tinha a oportunidade de deixar esta Casa cheia. É legal ter a Casa cheia, mas quando eu pensei em Casa cheia, eu pensei que este Colar de Honra é um carinho de amizade.

Eu não quero fazer furdunço, vídeo, postar e nada. É honra de ter amizade e saber o cara que eu sempre mandei mensagem, que sempre me respondeu. Cuida, cuidou da minha mãe, cuidou do meu pai, sempre foi atencioso com a gente.

Tirou a dor do joelho do meu pai e ensinou-me a aplicar a injeção nele de colágeno articular para não ter que ficar toda segunda-feira lá. Eu aprendo rápido as coisas.

Sempre foi muito atencioso com a gente, não é? Preparou-me no início da minha carreira. Lembro de Ohio, 2015. Um desafio no profissional.

 

O SR. PAULO CAVALCANTE MUZY - Sim.

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Lembro uma coisa que eu nunca mais esqueci. Foram 16 pratos de arroz e tilápia em 18 horas para tirar a água do meu organismo.

Foi muito bom, foi um excelente campeonato e marcou muito minha vida, minha carreira também e uma série de outras coisas. Mas é isso, Muzy, espero que você tenha gostado ou espero que você também tenha gostado.

Agradecer a todos vocês que vieram. A gente queria esse público mesmo, fiel a nós, pessoas que nós podemos contar e confiar. E é uma honra sempre poder contar com você, e você conta com a gente quanto você precisar, sabe disso.

 

O SR. PAULO CAVALCANTE MUZY - A Casa está cheia, Fê. Esta Casa está cheia das pessoas que eu mais amo.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Obrigado. Bom, vou fazer um discurso final, da Casa mesmo. Chegamos ao final desta solenidade ao meu amigo que está em homenagem.

Que seja apenas uma pequena expressão da nossa profunda gratidão por tudo o que você fez e continua fazendo pela saúde e pelo bem-estar de tantos. Que seu legado inspire as gerações futuras de médicos, influenciadores, fisiculturistas a seguirem o seu exemplo e tornarem o mundo um lugar melhor.

Que possamos seguir o seu exemplo, lembrando-nos sempre do poder que temos em nossas mãos para impactar positivamente a vida daqueles ao nosso redor - seja no consultório médico, em uma sala de musculação, nas redes sociais ou em nossa comunidade. A você, Dr. Paulo Cavalcante Muzy, o nosso mais sincero agradecimento e admiração. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença dos amigos, colaboradores e familiares do homenageado.

Está encerrada esta sessão solene.

Muito obrigado a todos.

Boa noite.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 05 minutos.

 

* * *