23 DE JUNHO DE 2023

16ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS CIRURGIÕES DENTISTAS

        

Presidência: ANA CAROLINA SERRA

        

RESUMO

        

1 - ANA CAROLINA SERRA

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - TATIANA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, para realizar a "Homenagem aos cirurgiões dentistas", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos.

        

4 - TATIANA

Mestre de cerimônias, convida todos a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

        

5 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA

Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra promover esta solenidade. Destaca a importância do trabalho dos profissionais de odontologia. Afirma que, apesar da saúde bucal garantir a saúde geral, ela não é acessível a toda a população. Defende a inclusão do tratamento odontológico no SUS. Cita as políticas públicas desenvolvidas em Santo André, juntamente com o mandato do prefeito da cidade, seu marido. Ressalta o seu compromisso com a categoria. Menciona as dificuldades enfrentadas, pelas mulheres, em diversas áreas.

        

6 - BRAZ ANTUNES MATTOS NETO

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, faz pronunciamento. Entrega uma placa de agradecimento do Crosp para a deputada, presidente desta sessão solene, Ana Carolina Serra.

        

7 - TATIANA

Mestre de cerimônias, anuncia a posse dos representantes municipais e distritais do Crosp.

        

8 - LUCIO ANTÔNIO PEREIRA

Representante municipal de Barretos, faz pronunciamento.

        

9 - ADRIANA ZINK

Representante do distrito São Paulo - Santana, faz pronunciamento.

        

10 - TATIANA

Anuncia a exibição de vídeo da senadora Mara Gabrilli; e a condecoração dos homenageados que em 2022 completaram 50 anos de inscrição no Crosp.

        

11 - LUIZ FERNANDO LOBO LEANDRO

Representante de todos os homenageados que em 2022 completaram 50 anos de inscrição no Crosp, faz pronunciamento.

        

12 - BRAZ ANTUNES MATTOS NETO

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, anuncia a entrega da Comenda Tiradentes para a Dra. Denise Caluta Abranches.

        

13 - ANA ESTELA HADDAD

Secretária da Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, faz pronunciamento.

        

14 - TATIANA

Mestre de cerimônias, lê o currículo da homenageada Denise Caluta Abranches.

        

15 - BRAZ ANTUNES MATTOS NETO

Entrega a Comenda Tiradentes a Denise Caluta Abranches.

        

16 - DENISE CALUTA ABRANCHES

Homenageada pela Comenda Tiradentes, faz pronunciamento.

        

17 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA

Disse sentir-se honrada e emocionada nesta sessão solene. Lembra de ações e projetos para ajudar pessoas vulneráveis durante o período da pandemia. Parabeniza todos os dentistas pela coragem durante a pandemia de covid-19, assim como diversas outras categorias que estavam na linha de frente do combate à doença. Coloca-se à disposição de todos. Agradece todas as autoridades presentes. Lê e entrega diploma de Honra ao Mérito Odontológico aos integrantes da Mesa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Ana Carolina Serra.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Senhoras e senhores, mais uma vez, uma ótima noite a todos. Sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa Do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de realizar a posse dos representantes municipais e distritais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - Crosp -, a homenagem aos profissionais que completaram 50 anos de inscrição no Conselho em 2022 e a entrega da Comenda Tiradentes para o ícone da odontologia em função de seus relevantes trabalhos.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelos canais Alesp e Crosp no YouTube.

Convidamos, então, para compor a Mesa Diretora desta sessão solene, a deputada estadual Ana Carolina Serra. (Palmas.) Dr. Braz Antunes, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. (Palmas.) Dr. Claudio Miyake, secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, neste ato representando o presidente, Dr. Juliano do Vale. (Palmas.) Dr. Wilson Chediak, presidente da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. (Palmas.) Dr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente da ABCD, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas. (Palmas.) Dr. Jairo Correia, presidente da SPO, Sociedade Paulista de Ortodontia. (Palmas.) E o Dr. José Henrique dos Santos, presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária. (Palmas.)

Para a abertura desta sessão solene, ouviremos a deputada estadual Ana Carolina Serra. Deputada, eu peço licença só um instantinho, que mais um convidado chegou, que é o Dr. Marcelo Messias dos Santos Costa, vereador da cidade de São Paulo e também conselheiro do Crosp. (Palmas.)

Agora, sim, a palavra está com a senhora.

 

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Boa noite a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta casa, deputado André do Prado, atendendo minha solicitação com a finalidade de realizar a posse dos representantes municipais e distritais do Crosp, a homenagem aos profissionais que completaram 50 anos de inscrição no Conselho em 2022 e a entrega da Medalha Tiradentes.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela camerata do Corpo Municipal da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro do coro masculino da PM do estado de São Paulo, Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Agradecemos então à camerata do Corpo Municipal da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro do coro masculino da PM do Estado de São Paulo, obrigada.

Registramos então e agradecemos a presença das seguintes personalidades: Sandra Silva Marques, presidente da Comissão Temática de Políticas Públicas do Crosp. Camillo Anauate Netto, representando o grupo brasileiro de professores de dentística. Cecília de Arruda, representando a vereadora de São Paulo Edir Sales. Fernanda Torres, representando o secretário de estado de Turismo e Viagens Roberto de Lucena.

Edmelia Barbaresco (Vozes sobrepostas.), presidente da APCD - São Miguel. Flavio Morbio, representante do deputado estadual Itamar Borges. Maria Fernanda Tricoli e Marta Cipriano, coordenadoras de Saúde Bucal do Estado e Município de São Paulo. E Carlos Eduardo Bassuto, coordenador-geral de Odontologia de São Caetano do Sul.

Convidamos então a deputada Ana Carolina Serra para seu pronunciamento de abertura da sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Mais uma vez, boa noite a todos, boa noite a todas as autoridades presentes já nominadas pelo cerimonial desta Casa. Em nome do Dr. Braz Antunes, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, cumprimento todos os membros integrantes dessa Mesa deste dispositivo.

Em nome do Dr. Marcos Pinchiari, cumprimento também todos os homenageados e homenageadas desta noite solene e aos convidados e convidadas. É uma honra presidir esta sessão solene que promove a posse dos representantes municipais e distritais do Crosp. Homenageia profissionais que completaram 50 anos de inscrição no Conselho em 2022 e faz a entrega da importante Medalha Tiradentes.

Falar da importância dos trabalhos dos profissionais de odontologia para cada um de nós, brasileiros, eu acredito ser redundante. Nós necessitamos sim de trabalhar na atuação e no fortalecimento das legislações da área, focando nas condições de trabalho, nos vínculos empregatícios e nas remunerações recebidas por vocês.

Nós sabemos que a saúde bucal garante a saúde geral do nosso corpo. Contudo, esse serviço ainda não é acessível para grande parte da nossa população. Nós precisamos trabalhar pela inclusão dos mais vulneráveis nesse acesso, oferecendo atendimento gratuito e integral de saúde bucal através dessa importante política que nós temos, que é o Sistema Único de Saúde, que, inclusive, é referência para outros países.

Ofertar em Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico, e ampliando os centros de especialidade odontológica nos municípios paulistas. Essa é a verdadeira política pública que vale para a população.

Eu fui eleita deputada estadual por Santo André, cidade em que sou a primeira-dama e, a partir de 2017, junto com meu marido, nós mudamos a forma de conduzir e de praticar as políticas sociais no cuidado com as pessoas.

Nós cuidamos da segurança alimentar, mas também oferecemos capacitação profissional, que é uma oportunidade de geração de renda, mas sempre aliado à proteção ao meio ambiente, à questão da sustentabilidade.

Mas esse formato só se tornou eficaz pelo apoio dos cidadãos andreenses e também das entidades de classe, como a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, a Regional Santo André, que, através dos seus colaboradores, fazem muito a diferença na nossa cidade, fazendo um atendimento importantíssimo para a população.

A campanha de prevenção do câncer bucal, criada em 2001, realizada pela Regional em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, já atendeu mais de 500 mil pessoas ao longo da sua jornada e merece todo o nosso reconhecimento e valorização.

Recentemente, nós demos mais um passo importante: lançamos em Santo André o programa “Dentista na UTI”, a presença de um cirurgião-dentista ao lado dos médicos cuidando da nossa população.

Finalizo deixando o meu fraterno abraço. Gostaria também de ficar aqui a noite toda falando, Dr. Braz, inclusive falando da importância do trabalho de vocês não só na prevenção, no trabalho de prevenção que vocês têm da saúde, mas no cuidado da saúde com as pessoas. Mas o tempo é exímio e, infelizmente, eu também tenho ainda hoje mais compromisso profissional pela frente.

Mas eu finalizo deixando o meu abraço fraterno e o meu compromisso com todos vocês, profissionais de odontologia do estado de São Paulo, e eu estou muito orgulhosa de estar aqui hoje na minha primeira sessão da qual sou diretora, inclusive como deputada estadual, tendo a presença da Dra. Ana Estela e de outras mulheres que fazem trabalho importantíssimo e de vanguarda, realizando assim um trabalho, inclusive, que mostra para outras meninas, para outras mulheres, que é possível uma transformação e que é possível chegar lá.

Então não só a todos vocês, profissionais da odontologia, mas principalmente, durante a minha caminhada nessa campanha como deputada estadual da qual eu nunca tive a intenção de um dia estar aqui presente, muitas meninas e muitas mulheres vinham conversar comigo e diziam que se espelhavam em mim e na minha força, sendo que sequer eu tinha a intenção de ser um agente político direto, mas aqui estou eu hoje.

E eu tenho certeza de que muitas mulheres profissionais da saúde, que vocês estão aqui sendo homenageados hoje, também passaram por muitas dificuldades assim como eu passei. Mulheres que se dedicam incessantemente ao estudo da ciência, mas acima de tudo, ao cuidado das pessoas, que foi esse o trabalho que me trouxe até aqui.

Então deixo aqui a minha palavra para todos vocês: sigam, por mais que a dificuldade muitas vezes esteja batendo à porta, sigam insistentemente nesse trabalho importantíssimo que vocês fazem, que é cuidar de pessoas.

Parabéns a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Muito obrigada, deputada. Eu aproveito para chamar mais uma vez, para compor a Mesa Diretora desta sessão solene, o Dr. José Henrique dos Santos, presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária. (Palmas.)

E convidamos agora, para fazer o uso da palavra, o Dr. Braz Antunes, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

 

O SR. BRAZ ANTUNES MATTOS NETOBoa noite a todos. Boa noite, deputada Ana Carolina Serra, a quem eu agradeço, do coração, em nome da odontologia de São Paulo, de todas as profissões, de todos os cerca de 55 mil profissionais da odontologia, da família da odontologia de São Paulo, o seu desprendimento em fazer esta sessão solene, que acaba de dizer que é a primeira do mandato.

Portanto, ficamos muito satisfeitos de estrear com a odontologia nesta Casa, no seu mandato. Nós temos assim um apreço especial aqui pela Assembleia Legislativa e para todos vocês, deputados que compõem aí esta Casa de Leis.

Quero também cumprimentar toda a Mesa. o Dr. Claudio Miyake, meu amigo, secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, que faz um brilhante trabalho lá em Brasília. Costumo dizer que é o nosso centroavante lá em Brasília. É o nosso ponta de lança lá.

E cumprimentar também o Dr. Wilson Chediak, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, a maior entidade associativa do mundo e que faz um trabalho brilhante. Parabéns pela sua reeleição, a sua posse é no dia de amanhã, parabéns por todo esse trabalho.

Meu querido amigo também Jairo Correia, ortodontista assim como eu, com quem muito convivi lá na Sociedade Paulista de Ortodontia, obrigado pela presença. E do lado de lá, meu amigo Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, da qual eu também tive a honra de ser conselheiro e que faz um trabalho brilhante junto a todas as entidades e à classe do Brasil inteiro.

Meu amigo Marcelo Messias, conselheiro e vereador aqui da Câmara Municipal de São Paulo. Na sua pessoa, Marcelo, eu cumprimento os vereadores que estou visualizando aqui, o Marcos Pinchiari, e vereador da cidade de Santo André, a mesma cidade da deputada Ana Carolina Serra, e o Kachan Júnior, lá de Jundiaí. E o Prof. Humberto também representando todos os técnicos e auxiliares em próteses dentárias do estado de São Paulo.

Eu espero ser breve aqui com o meu currículo, porque, deputada, nós queremos contar com a senhora até o final, então eu vou fazer força para que seja curto como deve ser. Mas, antes disso, quero cumprimentar a Dra. Ana Estela Haddad, sinta-se presente aqui na Mesa, viu? E muito obrigado pela sua presença, é uma pessoa muito importante para nós na odontologia, não só paulista como brasileira.

Bom, é com imenso prazer que estamos reunidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para um evento que tem como principal objetivo a valorização da odontologia. Em primeiro lugar, agradecer a Deus, pedir a sua proteção e a todos a proteção para todos os presentes e seus familiares.

Também, mais uma vez, deputada, agradecer à senhora, Ana Carolina Serra, por ter atendido ao pedido do amigo cirurgião-dentista e vereador Marcos Pinchiari. Como eu falei ali brincando, se a senhora tiver uma meia dúzia de cabo eleitoral como marco, a senhora não precisa sair de casa nas próximas eleições, viu?

Realmente é um fã da senhora, e eu também me tornei com todo o trabalho social que eu sei que a senhora fazia lá no fundo social de solidariedade, continua fazendo aqui na Alesp, mais na cidade de Santo André, enfim, com o empreendedorismo, a economia criativa, a bolsa da alimentação, uma série de ações que eu conheço.

Também do seu marido, prefeito de Santo André, Paulo Serra, que também faz um brilhante trabalho. Santo André realmente a gente nota que é uma cidade que mudou muito e graças a pessoas como a senhora, como o Paulo Serra, que fazem a diferença. Muito obrigado por nos receber nesta Casa.

Muito nos honra estar nesta Casa de Leis ressaltando a importância da odontologia por meio da posse dos 123 representantes municipais e distritais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, que eu também cumprimento aqui na pessoa dele.

Cumprimento todos os representantes, o Dr. Nilden Cardoso, o nosso gestor que faz o trabalho juntamente com os representantes, da homenagem aos 847 profissionais que completaram os 50 anos de inscrição no conselho em 2022. Portanto, no ano passado, tivemos esse número de profissionais.

Em especial, da entrega da Comenda Tiradentes, herói nacional, patrono cívico da nação brasileira e patrono da odontologia, para um profissional, um destaque por sua relevante atuação profissional no estado de São Paulo, que logo mais à frente a gente anuncia, não é, deputada?

Agradeço também aos queridos conselheiros e amigos que estão junto comigo representando a odontologia do estado nesse importante trabalho à frente do Crosp, que tem como missão regulamentar, fiscalizar e disciplinar a odontologia por meio das normas emitidas pelo Conselho Federal de Odontologia, sempre fazendo valer o Código de Ética Odontológica.

E aqui eu peço licença também para cumprimentar, que eu não estou vendo aqui, mas imagino que esteja no saguão, o Dr. Wesley, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins. Obrigado, Wesley, pela sua presença.

Bom, eu quero agradecer aos conselheiros que fazem parte comigo, a secretária Karina Ferrão, a tesoureira Maria Lúcia Portes, a Marie Eid, presidente da Comissão de Ética, o Roberto Matsuda, presidente da Comissão de Tomada de Contas, o João Augusto Santana, a Luciana Chaguri, o Luís Scott e o Marcelo Messias dos Santos.

E, nessa missão, sem dúvida, os representantes municipais e distritais têm papel fundamental. Afinal, eles são a referência do Crosp em seus municípios e distritos, proporcionando uma ligação direta não só com as entidades públicas e privadas, mas também com a comunidade e suas necessidades. Por isso, parabéns a todos os empossados nessa noite, porque nós temos muito trabalho pela frente.

E falando em muito trabalho, o momento agora é de agradecer aos cirurgiões dentistas que, em 2022, completaram o Jubileu de Ouro no Crosp, ou seja, completaram 50 anos de inscrição no Conselho sem qualquer registro de penalidade por infração ética. Fantástico isso.

Os jovens recém-formados - e agora eu falo para os agraciados, os colegas cirurgiões dentistas com Jubileu de Ouro - precisam de exemplo, eles precisam de uma luz. E vocês, além de tudo que fizeram e fazem nas suas carreiras, seja no âmbito público ou privado, serve de farol para as novas gerações. Isso é muito importante, esse farol que vocês exercem na vida dos mais jovens.

É um orgulho termos profissionais tão comprometidos e qualificados, fazendo da odontologia um dos pilares mais fortes da saúde por tantos anos. Parabéns a todos que hoje compartilham esse momento histórico, já que essa láurea é inédita, como descrita na Portaria nº 225/2023.

Aliás, deputada, vale uma explicação, porque quando nós instituímos a láurea recentemente, estamos dando pela primeira vez, muita gente perguntou: “Puxa, mas eu já tenho 52, 55, 60”. Enfim, nós o constituímos agora.

Então, como nós iniciamos trabalho em 2022, nós não teríamos como agraciar todos os que já completaram 50 anos, talvez até seria uma incoerência, uma injustiça, porque muitos talvez já tenham até falecido, né?

Então nós começamos com essa láurea em 2022 e pretendemos agora, em outubro, no Dia do Cirurgião-dentista, podermos fazer a láurea dos 50 anos a todos que completam em 2023 o Jubileu de Ouro.

Esperamos que esse reconhecimento vire uma tradição e que, em outubro deste ano, possamos entregar a mesma premiação a todos que completam 50 anos de inscrição no Conselho em 2023, inclusive para as profissões auxiliares e técnicos em saúde bucal, auxiliares e técnicos em prótese dentária, cujo nosso representante está aqui, cujos registros começaram em 1973, por isso não tem nenhum profissional laureado nesse ano de 2022.

Por fim, fecharemos a noite com a entrega da Comenda Tiradentes, considerada a mais alta honraria do Crosp para profissionais que contribuíram de forma relevante com as atividades da odontologia, tornando-se uma grande referência para todos nós. É mais farol, é mais uma luz para os mais jovens.

No mais, desde já agradeço a presença de todos nessa noite, que promete ser de muitas emoções e, em especial, agradeço à família da odontologia do estado de São Paulo, composta, como já disse anteriormente, por mais de 150 mil profissionais.

Cirurgiões dentistas, nós somos em 112 mil. Eu acho que vale um dado, muita gente pergunta. 112 mil, deputada Ana Carolina. Auxiliares em saúde bucal, 29 mil - estou arredondando os números - técnicos em saúde bucal, 4.500, auxiliares em prótese dentária, 1.500, e técnicos em prótese dentária, 7.600.

Um último agradecimento. Mais uma vez, deputada Ana Carolina, muito obrigado, viu? Muito obrigado mesmo, do coração. E eu agradeço ainda a todos os funcionários do Crosp que, direta ou indiretamente, colaboraram para a concretização desse evento. Sem o apoio de cada um de vocês, certamente seria bem mais difícil. Obrigado. (Palmas.)

Dra. Ana Carolina, eu tenho uma incumbência aqui, em nome da odontologia do estado de São Paulo de ofertar à senhora uma placa em razão do agradecimento que todos nós sentimos por V. Exa. estar fazendo esse evento hoje, que muito nos honra, viu? E se a senhora me permitir, eu vou ler a placa, e vou aí entregar para senhora.

“O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo expressa o reconhecimento e gratidão à deputada estadual Ana Carolina Serra pelas relevantes iniciativas de seu mandato parlamentar, com especial atenção à defesa da odontologia e valorização dos cirurgiões dentistas frente à sociedade e ao Poder Público.

São Paulo, 23 de junho de 2023”.

Assinam o presidente Braz Antunes Mattos Neto e a secretária Karina Ferrão de Azevedo. (Palmas.) Amém.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Muito obrigada. E agora, para iniciar esta noite de valorização da odontologia, o Crosp fará a posse dos representantes municipais e distritais. Para isso, eu convido os conselheiros do Crosp a se posicionarem aqui à frente, a Dra. Karina Monney Peixoto Ferroso de Azevedo, secretária. Dra. Maria Lúcia Portes, tesoureira. Dra. Marie Eid, presidente da Comissão de Ética. Dr. Roberto Shigeru Matsuda, presidente da Comissão de Tomadas de Contas. Dr. João Augusto Santana. Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri. Dr. Luiz Roberto dos Santos Scott e Dr. Marcelo Messias dos Santos Costa a simbolicamente entregarem a honraria para o Dr. Lucio Antônio Pereira, representante municipal da cidade de Barretos, e para a Dra. Adriana Zink, representante do distrito São Paulo-Santana, que neste ato simbolizam a posse de todos os representantes municipais e distritais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - E agora que esse momento foi eternizado pelas câmeras, eu convido o Dr. Lúcio e a Dra. Adriana para agradecerem por um minuto cada um aqui, por gentileza.

 

O SR. LUCIO ANTÔNIO PEREIRA - Boa noite a todos os integrantes da Mesa, boa noite, Dr. Braz, colegas aqui presentes, convidados. Eu vou ser muito sincero e dizer para os senhores que eu fui pego de surpresa. Eu consegui ter contato com uma funcionária do CRO era mais de quatro horas da tarde.

Ela foi bem certeira: “Você tem três minutos para falar”. “Mas eu gosto de falar tanto”. Eu não gosto de falar, mas três minutos? Tudo bem, agora já tenho um, já piorou ou melhorou.

Eu, na realidade, quero agradecer muito ao conselho em nome do Dr. Braz, dos representantes dos nossos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo pela homenagem, pela incumbência e responsabilidade de estar recebendo esse certificado em nome de todos os representantes municipais do estado de São Paulo. E o estado de São Paulo é um pequeno estado com 645 municípios.

E Oxalá daqui algum tempo a gente tenha representantes em todos os municípios. Eu acho que é uma semente que o CRO está plantando para aproximar os colegas, aproximar o Conselho do Cirurgião-dentista e que só tem a lucrar a população e os nossos pacientes, que são os cidadãos deste estado maravilhoso.

Então agradeço muito. Eu estou realmente emocionado, porque eu imaginava uma coisa, aconteceu outra e, das quatro horas da tarde para a frente, eu já não tive mais paz hoje. Eu já fiquei com aquele negócio na cabeça, porque realmente me emocionou a honra de poder representar os meus colegas dos municípios do nosso querido estado de São Paulo.

Muito obrigado, Dr. Braz, obrigado, componentes da Mesa, os colegas conselheiros do Crosp e a todos vocês que estão aqui hoje participando desta solenidade.

Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. ADRIANA ZINK - Boa noite a todos. Boa noite à Sra. Ana Carolina, representando todas as mulheres aqui presente. Boa noite, em nome do Dr. Braz, aos homens presentes.

Eu estou representando então as pessoas que receberam essa missão de ser o seu representante distrital na cidade de São Paulo, acho que a maior cidade então que nós temos aqui com um número enorme de representantes distritais, e eu acho que o mais importante da nossa grande missão neste momento, uma grande missão voluntária pela odontologia, é fazer essa mediação entre a população e o cirurgião-dentista, entre o cirurgião-dentista e o CRO.

E que nós consigamos fazer essa missão da melhor maneira possível com todo o apoio aí da população, com todo o apoio que nós precisamos da política e nós não podemos fechar os olhos para esse apoio. Hoje nós temos um representante na Câmara Municipal de São Paulo, que é o Dr. Marcelo Messias. É extremamente importante essa missão da odontologia no poder público, no poder privado, mas nós temos essa representação política.

Então esse olhar, a odontologia tem que ter, é extremamente importante. A nossa missão enquanto representantes distritais é estar levando isso, disseminando-o dentro da nossa cidade, e os municipais, dentro de todos os municípios.

E que nós consigamos levar isso então em uma grande missão para o nosso estado. Agradeço ao Dr. Braz e ao Conselho de São Paulo por toda essa confiança não só no meu nome, mas aqui, em todos os distritais que aqui estão.

Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Parabéns a todos os representantes municipais e distritais que tomaram posse. São 123 profissionais que assumem a responsabilidade de interligar o Crosp à comunidade local e aos órgãos públicos e privados do seu município ou distrito, auxiliando na divulgação do Código de Ética Odontológica e zelando pela odontologia como um todo.

E agora nós vamos assistir ao vídeo da senadora Mara Gabrilli.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - E seguindo com a nossa cerimônia, convido novamente os conselheiros a ficarem aqui conosco, à Mesa Diretora, para entregar a condecoração dos homenageados que, em 2022, completaram 50 anos de inscrição no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. E para isso, chamamos à frente o Dr. Luiz Fernando Lobo Leandro. (Palmas.)

Dr. Luiz Fernando Lobo Leandro, que neste ato representa todos os profissionais que completaram 50 anos de inscrição no conselho, contribuindo para elevar o valor e a honra da odontologia, e o mais importante: contribuindo para a saúde de sua comunidade com ética e respeito.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - E após este momento ser eternizado novamente pelas câmeras, eu chamo o Dr. Luiz Fernando Lobo Leandro para suas palavras.

 

O SR. LUIZ FERNANDO LOBO LEANDRO - Bom, boa noite a todos. Todo mundo tem alguns momentos de importância na vida. Eu tenho meus três minutos. Eu queria agradecer mais uma vez, como todos têm feito, à Mesa Diretora, à doutora e deputada Ana Carolina Serra, ao Dr. Braz, presidente do conselho, a todos os representantes da Mesa e a todos os colegas agraciados.

Coube a mim falar um pouco aqui para vocês do que significa isso. Eu estou pensando desde a hora em que me disseram que eu falaria. O que representa esse evento?

Para mim, pessoalmente - e tenho certeza de que é o que representa para cada um dos senhores -, um momento de reflexão. Nós começamos com a odontologia mexendo no motorzinho com o pé lá, para poder virar a broca para tratar uma cárie.

E onde nós estamos hoje? Hoje nós estamos viajando no universo do “Metaverso”, trazendo estudos em 3D, reconstruindo faces com 3D, fazendo tecnologia, trazendo ciência para a odontologia e colocando-a onde ela merece: no mesmo nível que todos os outros da Saúde.

Hoje a odontologia tem voz ativa, mostra trabalho, faz evidências de que tem experiência, tem cultura e tem ciência. Hoje não é o artesanato: representa hoje uma cultura científica de conhecimento e quem se beneficia, como disse a deputada, é o ser humano.

E aí vou dizer uma coisa muito pessoal: eu me sinto privilegiado de ter sido escolhido, de alguma forma espiritualmente, para estar aqui fazendo o que eu faço pelas pessoas. Eu me sinto um ser humano privilegiado.

Eu queria agradecer esse momento de poder dizer isso, dizer “obrigado” ao Braz, que eu queria chamar de Braz por (Inaudível.), é a primeira vez que ele chegou no horário aqui, nunca chegou no horário na vida dele.

Queria agradecer a todos vocês e dizer: esse é o momento de reflexão para mim de importância fundamental e, acredito, para todos vocês. A odontologia hoje está onde ela merece. E terminando, como disse o Dr. Braz, eu acho que nós, dos 50 anos, somos um farol no mar para dizer para os jovens: “Este é o caminho. Daqui para a frente, é com vocês”.

Muito obrigado por tudo isso. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Agradecemos as palavras Dr. Luiz Fernando Lobo Leandro, que faz parte dos 847 profissionais que completaram seu Jubileu de Ouro no Crosp em 2022, que estão sendo homenageados nesta noite.

Parabenizando todos os homenageados. Foram 50 anos de dedicação e excelência que, em parceria com o Crosp e respeito à sociedade, enalteceram ainda mais a profissão que transforma vidas e sorrisos.

E para fechar as homenagens da noite, chamo à frente o Dr. Braz Antunes, que fará a entrega da Comenda Tiradentes ao profissional inscrito no Crosp que contribuiu fortemente para colocar a odontologia na história com zelo, ciência e dedicação ao longo de toda a profissão, especialmente nos últimos anos, quando todos vivenciamos um momento crítico na saúde mundial em função da pandemia da covid-19.

 

O SR. BRAZ ANTUNES MATTOS NETO - Bom, pessoal, mais uma vez aqui na tribuna com a licença da deputada Ana Carolina Serra e dos demais colegas. Eu não sei se foi a Mara Gabrilli, querida Mara Gabrilli, ou se foi o Cerimonial - não a cerimonialista - que me derrubou, né?

Porque eu iria anunciar a medalha de Tiradentes, que nós não falamos em momento algum lá no Crosp nem na nos meios de comunicação do Crosp, mas não há problema, o que interessa é quem vai receber.

E aí, Denise, a importância da medalha Tiradentes, além de tudo que o Tiradentes representa não só para a odontologia, mas para a Nação Brasileira, como falou aqui meu professor Luiz Fernando, e a Mara falou, a liberdade, igualdade, fraternidade, tantas outras coisas que o Tiradentes representa para nós. É um farol até hoje. O mais importante da medalha é quem recebe ter altura de receber essa medalha.

E hoje o Conselho de Odontologia do estado de São Paulo, assim, tem uma honra imensa de poder outorgar essa medalha a uma pessoa como você, que a Mara descreveu tudo, mas eu também quero pedir para uma querida amiga nossa que vem aqui, por favor. Enquanto eu leio algumas palavras, você eu tenho certeza de que vai me ajudar. Ana Estela, por favor.

Nessa noite marcada pela valorização da odontologia, chegamos a um momento muito especial: o momento da entrega da Comenda Tiradentes, honraria máxima oferecida pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo a profissionais que se destacam pela relevante atuação em prol da saúde da população a partir dos estudos, pesquisas, ou atendimentos no âmbito público ou privado, ou seja, um profissional que seja referência, que seja um farol.

E nada mais simbólico do que premiarmos uma pessoa que é pioneira - não é, Ana? - e incansável no exercício da odontologia de excelência e que ativamente fez e faz a diferença na vida de pessoas que estão em condições bastante difíceis, internadas em hospitais e até mesmo nas unidades de terapia intensiva.

Profissional forte, de personalidade forte, determinada, que se destacou nos últimos anos por liderar as equipes que atuaram na linha de frente durante a pandemia da covid-19. Todos nós passamos por essa crise sanitária que assolou o mundo, não só o Brasil, e quem acompanhou a trajetória da Denise nesse momento sabe do que eu estou falando.

Uma mulher cirurgiã-dentista, que hoje é a maioria na nossa profissão, viu, deputada Ana Carolina? Hoje a maioria é composta pelas cirurgiãs-dentistas na odontologia.

A cirurgiã-dentista que é presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Crosp e primeira profissional da saúde brasileira, como disse a senadora Mara, a receber voluntariamente a vacina em teste da Universidade Oxford contra o coronavírus fora do Reino Unido.

Pessoal, vocês têm ideia do que é no momento da pandemia - ninguém sabia de nada, dava-se muito discurso, falava-se muito, a ciência buscava alternativas, buscava luz, buscava ações para poder fazer - e uma pessoa entregar o seu corpo para uma vacina até então desconhecida e dizer: “Eu quero ser voluntária da vacina Oxford”? É essa mulher que é a Denise, que deu o seu corpo, a sua vida, para proteger milhões.

Bom, eu tenho a honra de anunciar... Não, né? Porque a Mara já anunciou que a medalha Tiradentes vai para uma grande amiga, Dra. Denise Caluta Abranches, que eu só peço que aguarde um momentinho antes de vir à frente, porque eu queria muito que a Ana Estela... Quisemos fazer uma surpresa, a Ana Estela assim como a Mara, são muito amigas da Denise.

E eu tenho certeza de que a Ana Estela vai falar com muita propriedade tudo que ela tem da Denise, de toda a trajetória, de toda a relação de vocês, pessoal, profissional, científica, acadêmica. Ana, eu vou ficar aqui do teu lado.

 

A SRA. ANA ESTELA HADDAD - Muito boa noite a todas e todos. Queria cumprimentar e agradecer, nobre deputada Ana Carolina Serra. Tivemos a oportunidade de nos conhecer no começo desta semana, e que bom que estamos aqui nos revendo. Cumprimentar toda a Mesa.

Queria citar um por um, é um prazer muito grande estar aqui. Queria parabenizar todos os colegas que estão completando 50 anos de profissão, parabenizar também os representantes que estão tomando posse hoje.

Bom, eu não sei se eu vou conseguir me expressar, porque eu estou muito emocionada de ter sido escolhida por uma amiga muito querida, que é a Denise Abranches, uma profissional que tem uma trajetória acadêmica, professora-adjunta da Unifesp, que foi pioneira na especialidade de Odontologia Hospitalar, que coordena o Serviço de Odontologia do Hospital São Paulo.

Eu a conheci no seu doutorado. Eu fui da banca de doutorado dela no Departamento de Otorrinolaringologia, está aqui na plateia o Dr. Paulo Pontes junto com o Fernando. E eu me lembro de você defender brilhantemente a sua tese. De lá para cá, nós fomos desenvolvendo uma amizade.

E o que aconteceu na pandemia é uma coisa, assim... Bom, todos nós, acho que ainda estamos vivendo, em boa medida, o luto coletivo que significou a pandemia. Mas o que eu queria completar, Dr. Braz, em relação a essa questão de a Denise ter sido a primeira voluntária fora do Reino Unido para a vacina de Oxford - e está aqui também a coordenadora dessa pesquisa, a Lily Weckx, então, parabéns. (Palmas.)

E era estudo clínico, duplo cego, então a Denise foi a primeira a receber e não sabia dos efeitos da vacina, mas, de alguma maneira, a impressão de ter tomado a vacina ou poder ter tomado a vacina, ela nem pensou sobre isso. Ela entrou nas UTIs quando não se sabia do efeito da vacina.

E ela conviveu com a morte. Ela foi à guerra. De fato, a Denise foi à guerra. E o que ela viu e o que ela assistiu - ela pôde me relatar alguns dos fatos - é algo que é literalmente de alguém que foi para a guerra de verdade.

E ela se entregou para essa causa. Ela não pensou na vida dela. Ela não se desparamentava, às vezes ela ficava sem comer, sem ir ao banheiro, e não podia se desparamentar. Ela perdeu pessoas queridas que trabalhavam com ela.

E ela viu pessoas, às vezes, morrerem sozinhas, sem estar perto da família, em uma situação muito difícil. Mas eu queria dizer isso para dizer que, depois de muito tempo, quando o estudo se avançou, ela, na verdade, tinha sido placebo no sorteio. Então ela não estava vacinada.

E ela enfrentou toda essa luta. Então, eu sei que ela já recebeu muitos reconhecimentos, ela foi entrevistada pelo mundo inteiro, por vários jornais, fora, dentro do Brasil, teve esse reconhecimento, mas eu acho que ela engrandeceu demais a nossa profissão, ela merece demais.

E eu quero, enfim, também dividir e agradecer ao Conselho Regional em nome do nosso presidente, Dr. Braz Antunes, por estar concedendo a essa profissional, a essa colega, essa comenda que ela merece grandemente.

Denise, muito obrigada por tudo que você fez, por nós todos.

Muito obrigada por engrandecer a nossa profissão e por ser não só colega, mas por ser também essa pessoa humana, maravilhosa, essa mulher incrível que você é.

Parabéns e muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. BRAZ ANTUNES MATTOS NETO - Antes de entregar a medalha, eu só queria também, viu, Ana Estela, enaltecer a participação da Denise, juntamente com o Dr. Claudio Miyake, Conselho Federal da Odontologia, na proposição, deputada, da habilitação em Odontologia Hospitalar.

A grande maioria do público não sabe exatamente a nossa função dentro dos hospitais, e a senhora eu sei que sabe, sei da importância porque lá em Santo André também.

E a Denise ajudou a escrever a lei de muitas cidades do País, assim como a minha, que é Santos, terceira cidade a ter a Lei de Odontologia Hospitalar, foi a Denise, muito antes de se pensar em pandemia, quanto mais quando se pensou.

Então, Denise, eu tenho certeza de que seu coração está palpitante para receber essa medalha com uma amiga do coração, com a outra, Mara, que acabou de falar com você, com todos aqui da Mesa que te admiram, com toda a odontologia paulista representada pelas pessoas que estão aqui. É motivo de muita honra para nós ter uma profissional da sua envergadura.

Muito obrigado, e vou te entregar a medalha.

Parabéns, Denise. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Eu sei que muito já se falou sobre o currículo da Dra. Denise, mas é ainda mais extenso, acreditem. A Dra. Denise Caluta Abranches é cirurgiã-dentista, presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Crosp e a primeira profissional da Saúde brasileira a receber uma vacina em teste na Universidade de Oxford contra o coronavírus no mundo fora do Reino Unido.

E durante a pandemia da covid-19, a especialista foi coordenadora de Odontologia de seis Unidades de Terapia Intensiva, UTI, no Hospital São Paulo, e atendeu a inúmeras campanhas, entrevistas e documentários a convite da imprensa internacional. Aos finais de semana coordenava as UTIs do Hospital de Parelheiros voluntariamente, onde estavam 385 pacientes entubados.

Além disso, o livro “História de uma Vacina” foi escrito inspirado em seu voluntariado, e os seus depoimentos foram ouvidos por instituições governamentais em 78 países. A Profa. Dra. Denise concluiu sua graduação em Odontologia em 2001 na Universidade Paulista.

É especialista em Endodontia e Informática em Saúde. Concluiu o mestrado em Odontologia em 2005. Concluiu o doutorado em Ciências, Medicina Otorrinolaringologia na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, em 2010, pós-doutorado na Unifesp em 2013.

Possui habilitação em Odontologia Hospitalar e Laserterapia. Coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo, coordenadora da Residência Odontológica da Unifesp, docente da disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Paulista de Medicina, Unifesp.

Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Dra. Denise, mais uma vez, parabéns. (Palmas.) E agora nós queríamos a honra de ouvi-la por alguns instantes, por favor.

 

A SRA. DENISE CALUTA ABRANCHES - Boa noite a todos. É difícil, depois de tanta emoção, vir aqui nesta Casa e falar com tantas pessoas importantes que tenho na minha vida, presentes aqui (Inaudível.) com elas profundos, não daria para mencionar todos.

Mas quero iniciar minha fala agradecendo imensamente ao meu presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Braz Antunes, que fez e trouxe este momento tão importante para toda a nossa classe odontológica.

Quero cumprimentar a Exma. deputada Dra. Ana Carolina Serra, que, com sua iniciativa, costurando com amor, contribuiu muitíssimo durante a pandemia, incentivando as costureiras a confeccionarem as máscaras, porque as máscaras era o símbolo da guerra contra o vírus sem as vacinas, portanto, parabéns, pela sua iniciativa, deputada.

Quero cumprimentar meus presidentes da odontologia brasileira, que estão aqui presentes, todos os meus amigos do Conselho Federal de Odontologia, o Dr. Claudio Miyake, que aqui representa a odontologia do Brasil, Dr. Silvio Chediak, meu amigo, presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, o meu amigo Dr. Wilson Chediak... Dr. Silvio Cecchetto, preste atenção, viu? Porque com muita emoção falar de improviso, só Tiradentes para me tirar aqui deste púlpito.

E continuar com o meu cumprimento, o Dr. Wilson Chediak, presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas. Cumprimento a todos os meus colegas presentes e faço aqui um especial agradecimento a Dra. Profa. Ana Estela Haddad, minha amiga, a qual conheci, como ela mencionou, na minha banca de doutorado. Professora-titular da Faculdade Odontologia da USP, tive como privilégio tê-la na minha banca, mas desenvolvemos um elo profundo de amizade desde então. É privilégio tê-la como amiga, obrigada pelas palavras.

Quero estender esse agradecimento e cumprimentar o meu colega e vereador Marcelo Messias, que eu pulei, porque falar de improviso, a gente sempre pula alguém, não? Mas eu quero cumprimentar, sobretudo, o seu empenho na odontologia quanto aos nossos colegas na Câmara dos Vereadores e como vereador na cidade de São Paulo. Parabéns pelo seu trabalho.

Vou cumprimentar os meus amigos da classe médica que aqui estão presentes, que traz uma importante contribuição na minha carreira, o presidente da Associação Paulista de Medicina, o meu superintendente do Hospital São Paulo, meu diretor, Dr. Nacime Mansur, que está presente.

Cumprimentar meus diretores da Escola Paulista de Medicina, Prof. Marcos e Profa. Maria Amélia, que não estou vendo aqui, mas a gente já se viu em algum momento.

Quero fazer meu agradecimento especial à minha amiga, que, no caso, foi mais do que uma amiga, a Dra. Mara Cristina, conhecida como Exma. Senadora Mara Gabrilli, porque foi sim.

Nós nos falávamos aos domingos de manhã, que ela me ligava para saber como eu estava, e tínhamos diálogos extensos sobre a condição da qual eu representava naquele momento. Quero fazer todo o meu agradecimento pelas suas palavras e o apreço que tenho por ela, sobretudo.

Cumprimentar também todos os meus colegas membros da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, do Conselho Regional de Odontologia, meus colegas do Hospital São Paulo, meus residentes que estão presentes aqui.

Meu secretário, meus amigos, sobretudo meus familiares, que estão presentes aqui, que são mineiros, assim como o nosso patrono. Portanto representa uma medalha legítima de origem mineira.

Porque a história, senhores, se constrói por meio de muita perseverança e amor, que me acompanharam de mãos dadas, firmemente atreladas, para este momento. Quero dizer que só podemos ligar os pontos olhando para trás, deputada.

E aqui eu faço exaltação aos meus grandes mestres que estão presentes. Ao meu professor de graduação, especialização e orientador do meu mestrado, Prof. Harry Davidowicz, onde está? Estou vendo aqui. A ele, toda minha gratidão por ensinar-me sobre o complexo dentinopulpar e as doenças da polpa com suas evoluções, com os abscessos de origem odontogênica, conhecimento norteador na minha vida profissional, sobretudo na pandemia. Gratidão.

Quero fazer uma referência em homenagem ao meu professor Luc Louis Maurice Weckx, em memória. Otorrinolaringologista, mas ávido pela estomatologia. Meu orientador do doutorado e que foi a mola propulsora para minha carreira na odontologia hospitalar. Fui privilegiada em tê-lo como exemplo e inspiração no tempo em que estivemos juntos.

Profa. Lily Weckx aqui presente. Como vocês já sabem foi a nossa “PI” dos estudos da vacina fase 3 de Oxford aqui no Brasil, da qual eu tive o privilégio de participar como voluntária número 1 e, como a Profa.

Ana Estela disse, de fato nós não tínhamos critério nem leitura de termo de consentimento, porque nós estávamos no meio do caos sanitário, no meio da morte, e nós queríamos participar como voluntários para acabar com o sofrimento de tudo que estávamos testemunhando dentro das UTIs. A Profa. Lily Weckx, que é ciente do valoroso legado que o professor Luc Weckx nos deixou.

No meu pós-doutorado, órfã do meu mestre, exalto o professor Paulo Augusto de Lima Pontes, que aqui está presente também. Otorrinolaringologista, referência mundial da voz, que me adotou e, com a sua supervisão, ajudou-me a trilhar os caminhos da superação e, assim, a conduzir-me até à docência da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. A todos eles, toda minha gratidão.

Nesta homenagem, a sociedade se reúne para expressar seu reconhecimento prestando homenagens aos que, de alguma forma, traduziram os ideais que agregam seus membros. Aqui temos os que, ao longo de 50 anos, exerceram com dedicação seu ofício, mescla de ciências e amor ao próximo em prol da saúde do ser humano.

Ao lado dos homenageados nessa cerimônia, sou colocada recipiendária de particular comenda: a medalha Tiradentes. Aceito comovida, imensamente grata pela medalha que me oferecem, com a obrigação de jamais medir esforços para fazer-me digna de tal apreço.

A história dessa medalha - aliás, quero cumprimentar todos os conselheiros de Conselho Regional de Odontologia que eu pulei, mas que fazem parte dessa indicação da medalha - foi conquistada com luta e sacrifício como fez nosso patrono, e, portanto, quero compartilhá-la com os incontáveis e anônimos colegas de profissão que, ao longo da pandemia, assumiram conscientemente os riscos do contágio e mantiveram-se inabaláveis na lide em defesa dos interesses do que nos confiam sua vida.

Nas UTIs, diante de um vírus presente na boca, conhecemos uma doença cruel e avassaladora. Perdemos parentes, Dr. Claudio Miyake. Perdemos colegas, amigos, e choramos por pessoas desconhecidas, dos quais estabelecemos vínculos de amor incondicional, porque fomos testemunhas de mortes muito solitárias.

Mas foi cumprindo o nosso dever, nossa missão, que exercemos o ofício da odontologia nessa história mundial. Espero corresponder-lhes.

Muitíssimo obrigada, presidente. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - TATIANA - Comunicamos aos presentes que, após o encerramento desta sessão solene, será oferecido aos convidados coquetel, servido ali no hall.

E o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo agradece mais uma vez à deputada Ana Carolina Serra pelo cuidado, carinho e atenção com a odontologia paulista, a oferecer o serviço de buffet aos convidados do evento. Valoriza odontologia Crosp 2022-2023.

E para o encerramento desta sessão solene, ouviremos as considerações finais da deputada estadual Ana Carolina Serra. Por favor, deputada.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Quanta emoção. Eu até confesso, presidente, que, quando eu mencionei a questão da vanguarda das mulheres, eu me ative à Dra. Ana Estela e não quis comentar da Dra. Denise, mas a senadora Mara até comentou. Ela saiu um pouquinho na frente, como dizem os mais jovens, ela deu um “spoiler”. Não deveria ter dado, mas como amiga da Dra. Denise, está perdoada.

Eu fico muito honrada em... Como eu já disse, mais uma vez também confesso estar emocionada diante de sempre falar da pandemia, acaba que isso nos tira um pouco a palavra e nos tira muito do eixo.

Revivenciar tudo aquilo que nós passamos na pandemia e as perdas que nós tivemos na pandemia, não é possível que ainda consigamos tratar assunto como esse com tamanha insensibilidade como a gente ainda vê nos dias de hoje.

E como a Dra. Denise mencionou, a questão do projeto “Costurando com Amor” e outros trabalhos que não só o fundo social, mas o núcleo de inovação social fez tentando fazer um pouco, estendendo a mão a quem mais precisava, naquele momento de tamanha vulnerabilidade, de todos nós.

E isso nos mostrou que a vulnerabilidade, muitas vezes, não é só daquele mais necessitado economicamente, mas sim uma questão de saúde pode deixar toda uma população, no caso da pandemia - mundialmente -, em situação de vulnerabilidade.

Então, nós tentamos trabalhar pensar e colocar as cabeças para trabalhar de que forma a gente poderia ajudar o próximo. Isso nos afeta e também nos tira um pouquinho do eixo em pensar nessa questão da pandemia. Então, eu queria parabenizá-la muito e todos aqui pelo trabalho, por conta da coragem.

A gente estava vendo aqui a camerata da Polícia Militar e eles também têm esse dom de trazer algo sensível, que é a música, mas também têm o dom de cuidar da gente de uma forma mais robusta, mais intensa e também estiveram na linha de frente durante a pandemia - como os médicos, como os enfermeiros, como os profissionais da área da Saúde e como vocês, dentistas.

E como todo o pessoal da pesquisa clínica, não deixaram passar nada. Tanto é que os avanços da pesquisa clínica nos trouxeram muitos aprendizados. Tanto é a vacina da dengue, que coloca agora, já nos próximos meses à disposição, mais uma importante proteção aí por conta desses avanços que a covid nos fez estudar.

Então eu tenho muito a agradecer e deixar não só o gabinete, mas o nosso trabalho aqui na Assembleia Legislativa à disposição de todos. Dizer que, infelizmente, agradecer, presidente, a todos aqui da Mesa. Eu sei que todos gostariam de falar, mas há o avançado da hora e nós temos ainda que comemorar, não é? Lá no saguão será oferecido um café.

E dizer que, infelizmente, nós poderíamos ficar aqui, abrir a palavra a todos, e eu tenho certeza de que todos têm muito ainda a contribuir com esta sessão, mas deixo para os próximos anos. Também eu gostaria de continuar presidindo esta sessão com relação ao Crosp e aos dentistas, que é um trabalho que eu valorizo bastante.

Ele está dizendo, presidente, o vereador Marcos Pinchiari, que o senhor vai insistir, então eu peço que insista bastante. A gente tem que... Como é mesmo? Tem que entregar? Então eu vou fazer a entrega aqui.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por minha iniciativa, em sessão solene em homenagem ao exercício da odontologia neste plenário, Juscelino Kubitschek, aos 23 dias do mês de junho de 2023, confere o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico ao cirurgião-dentista e vereador de Santo André, Dr. Marcos Rodrigues Pinchiari, meu afilhado, em reconhecimento à ética e à nobreza com que exerce sua profissão, em especial atenção à organização de campanha de prevenção do câncer bucal. (Palmas.)

Destacamos suas iniciativas em defesa dos cirurgiões dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde em nossa cidade. Parabéns, Dr. Marcos. Eu entrego ao final.

Também conferir o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico ao cirurgião-dentista Dr. Claudio Yukio Miyake em reconhecimento à ética e à nobreza com que exerce sua profissão, além da dedicação como presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo nas gestões 2013-2015 e 2016-2018 e atual secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, sempre em defesa dos cirurgiões dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde bucal em todo o Brasil.

Meu melhor amigo se chama Lauro Yukio Akao, por isso também a facilidade de dizer e, também, já fui secretária-geral da minha associação de classe, a Ordem dos Advogados do Brasil, então nós temos muito em comum além de ser (Inaudível.).

Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - E também tenho a honra de conceder o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico ao cirurgião-dentista Dr. Braz Antunes Mattos Neto, em reconhecimento à ética e à nobreza com que exerce sua profissão, além de sua dedicação como presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, sempre em defesa dos cirurgiões-dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde bucal em todo o estado de São Paulo.

Parabéns, obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Esse eu acho que eu vou errar o sobrenome. Tenho a honra de conferir o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico ao cirurgião-dentista e vereador de Jundiaí Dr. José Antônio Kachan Júnior, em reconhecimento à ética e à nobreza com que exerce sua profissão, além de promover a defesa de cirurgiões-dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde em sua cidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Também conferir o diploma de honra ao mérito odontológico ao cirurgião-dentista e vereador de São Paulo, Dr. Marcelo Messias, em reconhecimento à ética e à nobreza, com que exerce sua profissão e como cofundador do Instituto Dentistas da Rua, do projeto “Quero Mais Odontologia”, destacamos também suas iniciativas na defesa dos cirurgiões-dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde em sua cidade. Vamos conversar desse projeto, que eu adorei. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Também conferir o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico ao cirurgião-dentista Dr. Silvio Jorge Cecchetto, em reconhecimento à ética e à nobreza com que exerce sua profissão e suas iniciativas na defesa dos cirurgiões-dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde em sua cidade.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - E também conferir o Diploma de Honra ao Mérito Odontológico ao cirurgião-dentista Dr. Wilson Chediak, em reconhecimento à ética e à nobreza com que exerce sua profissão e suas iniciativas na defesa dos cirurgiões-dentistas, valorização da odontologia e promoção da saúde em sua cidade. Parabéns. (Palmas.)

Bom, chegamos ao fim desta sessão. Esgotado o seu presente objeto, eu agradeço às autoridades, agradeço principalmente à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, a todos do Crosp, que fizeram esse evento ser muito bem-realizado, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Portanto, eu declaro encerrada mais esta solenidade, na certeza de que haverá muitas mais.

Parabéns a todos!

Boa noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 33 minutos.

 

* * *