19 DE JUNHO DE 2024

32ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

        

Presidência: GILMACI SANTOS

        

RESUMO

        

ORDEM DO DIA

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão às 19h15min. Encerra a discussão e coloca em votação o PLC 32/24.

        

2 - TEONILIO BARBA

Encaminha a votação do PLC 32/24, em nome da Federação PT/PCdoB/PV.

        

3 - VITÃO DO CACHORRÃO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

4 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Coloca em votação e declara aprovado o PLC 32/24.

        

5 - PAULO FIORILO

Solicita verificação de votação.

        

6 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido. Determina que seja feito o processo de verificação de votação, pelo sistema eletrônico.

        

7 - MILTON LEITE FILHO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do União.

        

8 - PAULO FIORILO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PT/PCdoB/PV.

        

9 - CARLOS CEZAR

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PL.

        

10 - MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PSOL REDE.

        

11 - ALTAIR MORAES

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do Republicanos.

        

12 - RAFA ZIMBALDI

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PSDB Cidadania.

        

13 - MARTA COSTA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSD.

        

14 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Registra as manifestações. Anuncia o resultado da verificação de votação, que não atinge quórum regimental, ficando adiada a votação do PLC 32/24. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovados, separadamente, o PL 640/21 e o PL 420/23.  Encerra a discussão do PL 467/23. Coloca em votação e declara aprovado o requerimento de método de votação ao PL 467/23.  Coloca em votação e declara aprovado o projeto, salvo parte destacada. Coloca em votação e declara rejeitada, destacadamente, a expressão "no prazo de 60 dias" constante no art. 4º. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o substitutivo, apresentado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, ao PL 762/23, restando prejudicado o projeto. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovados, separadamente, o PL 956/23, PL 1046/23 e o PL 1201/23. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o substitutivo, apresentado pelo congresso de comissões, ao PL 1297/23, restando prejudicado o projeto. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1518/23. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 389/24, salvo emendas.

        

15 - MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS

Solicita verificação de votação.

        

16 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido. Determina que seja feito o processo de verificação de votação, pelo sistema eletrônico.

        

17 - CARLOS CEZAR

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PL.

        

18 - RAFA ZIMBALDI

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PSDB Cidadania.

        

19 - MILTON LEITE FILHO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do União.

        

20 - MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PSOL REDE.

        

21 - ALTAIR MORAES

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do Republicanos.

        

22 - PAULO FIORILO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PT/PCdoB/PV.

        

23 - MARTA COSTA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSD

        

24 - JORGE CARUSO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do MDB.

        

25 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Registra as manifestações. Anuncia o resultado da verificação de votação, que não atinge quórum regimental, ficando adiada a votação do PL 389/24. Encerra a discussão do PL 390/24.

        

26 - PAULO FIORILO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

        

27 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Anota o pedido.

        

28 - ANDRÉA WERNER

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

29 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Parabeniza a deputada Andréa Werner, pela aprovação do PL 1297/23, de sua autoria.

        

30 - VITÃO DO CACHORRÃO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

31 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido do deputado Paulo Fiorilo. Levanta a sessão às 19h40min.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Discussão e votação do Projeto de lei Complementar nº 32, de 2024, de autoria do Sr. Governador.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Conforme a gente combinou aqui com o deputado Xerife, o deputado Barba vai fazer o encaminhamento.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Tem V. Exa. o tempo regimental para fazer o encaminhamento, deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente Gilmaci Santos, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos acompanha aqui na galeria da Assembleia, trabalhadores desta Casa, trabalhadoras, hoje a minha fala é um pouco mais rápida. Não vou utilizar dos dez minutos.

Na verdade, estou usando esta tribuna, deputada Andréa Werner, a senhora que é do PSB, deputado Caio França, que é do PSB, presidente do PSB, deputado Valdomiro Lopes, que é do PSB... Ontem, durante o debate do Projeto nº 1.510, na minha fala, eu cometi um equívoco na hora em que fui citar o nome do sabotador da economia do Brasil, que é o Roberto Campos Neto.

Eu acabei citando um dos grandes políticos deste país e, em memória a ele, quero pedir desculpas ao PSB e à família do Eduardo Campos, que era neto do Miguel Arraes, ou filho do Miguel Arraes, grande governador do estado de Pernambuco. Ele esteve muito tempo nas trincheiras de luta juntamente com o Partido dos Trabalhadores e os partidos progressistas deste país para derrotar figuras como esse Eduardo Campos.

Embora o Copom tenha aprovado, por unanimidade, hoje, a manutenção da taxa de juros, o Roberto Campos continua sendo sabotador da economia brasileira e não tem independência em relação ao Banco Central, porque ele...

O deputado Tomé Abduch ontem me respondeu aqui de maneira muito diplomática, muito educada; até agradeço ao deputado Tomé Abduch, que concedeu uma medalha de honraria ao Roberto Campos Neto, mas ele não deveria ter aceitado.

Se é para o presidente do Banco Central ter autonomia, ele poderia esperar terminar o mandato dele para depois aceitar essa medalha. Poderia esperar terminar o mandato dele para depois dizer para o governador Tarcísio que gostaria de ser ministro da Fazenda se o Tarcísio for eleito presidente da República.

Nós vamos derrotar o Tarcísio se ele for candidato em 2026 e vamos derrotar o Tarcísio junto com o sabotador da economia brasileira. No ano passado, nós pagamos 800 bilhões de reais de juros da dívida pública e da dívida privada, porque todo mundo fala em dívida pública, mas a dívida está composta por uma parte de dívida do setor privado.

Então, era para fazer essa correção e pedir para a TV Assembleia retirar da gravação o nome do ex-governador, falecido, Eduardo Campos, e fazer essa correção, colocar lá o nome do sabotador da economia do Brasil, o homem que tira dinheiro, na economia, dos pobres, da Educação, de qualquer lugar, para dar para os milionários deste País.

Ainda para responder a resposta diplomática que o deputado Tomé Abduch me fez aqui ontem. Deputado, eu não sou economista, mas eu estudei Economia. O sistema financeiro nosso, mais uma vez, é montado para privilegiar os ricos do País.

Vou dar um grande exemplo: se for lá no banco para pegar um empréstimo um desembargador, ele vai negociar a taxa de juro que ele quer, porque ele tem um trabalho estável. Se ele não cometer nenhum erro administrativo, tem um bom salário, então ele vai conseguir uma taxa de juro quase zero.

Agora, se pegar um trabalhador da limpeza aqui da Arcolimp que cuida da limpeza aqui e esse trabalhador precisar de um empréstimo de mil reais aqui no Bradesco ou em qualquer outro banco, ele vai pagar, se for no consignado, até 3 por cento.

Se for no empréstimo pessoal, ele vai pagar 8,7 por cento. É esse o sistema financeiro, deputado Tomé Abduch, que ficou fazendo esse debate aqui ontem de maneira correta, de maneira respeitosa.

Agradeci, inclusive, pela maneira como ele me tratou, mas é esse o nosso sistema financeiro. Ele foi montado para poder atender aos ricos. A Volkswagen, se for lá em qualquer banco, a Volks, as grandes empresas forem em qualquer banco, no BNDES, Banco do Brasil, Bradesco, banco privado, qualquer um, vão arrumar empréstimo com a taxa de juro desse tamanhozinho. Mas se for você, Vitão do Cachorrão, para tomar um empréstimo só se for deputado. Só com seu carrinho de cachorro quente você vai pagar uma taxa de 8,7 por cento.

É assim que o sistema financeiro trata, é assim que o Roberto Campos Neto está tratando a economia brasileira, é assim que os bancos tratam, é assim que ele mantém a taxa de juro alto pra pagar dívida, pagar juros altos da nossa dívida pública e privada.

Então, queria fazer essa correção e agradecer muito ao deputado Tomé Abduch, que me tratou com muita diplomacia aqui ontem. Então, só para responder isso aí.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, por comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Só um minutinho, por favor, Sr. Deputado.

Não havendo mais oradores inscritos para encaminhamento, nós estamos passando então à votação.

Está encerrada a discussão.

Deputado Vitão.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Vai ser breve, presidente Gilmaci.

Eu quero agradecer aqui a todos que ajudaram, aqui votaram a favor do projeto que declara Sorocaba como a Capital Estadual do American Barbecue.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Deputado, só pra dizer para o senhor, esse projeto não foi aprovado ainda.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Aguarda mais um pouquinho.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - Mas eu tenho a certeza aí, então eu já agradeço ao Paulo Fiorilo, que foi lá também, comeu um lanche, vai ser importante para Sorocaba.

Foi aprovado em urgência, por isso que eu agradeço. Tenho a certeza que vai ser aprovado, e o Paulo vai voltar lá de novo, comer, vai movimentar o hotel, vai movimentar a cidade, não é Carlos Cezar? O Carlos Cezar que é de Sorocaba aqui também, vai ser importantíssimo para Sorocaba.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Com certeza. Também irei lá junto com o Paulo Fiorilo para comer esse lanche lá.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - Eu espero o presidente Gilmaci lá no Vitão Lanches e também nos barbecues lá que Sorocaba é referência. Agradecer ao pessoal dos defumados e ao Rogério também, nosso deputado aqui com a sua assessoria que ajudou muito aí para colocar em urgência esse projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado.

Não havendo mais oradores inscritos está encerrada a discussão.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem o deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Sr. Presidente, verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - É regimental o pedido de vossa excelência.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vamos proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. A partir desse momento, estamos fazendo soar o sinal intermitente por quatro minutos para que as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados, que não se encontram em plenário, tomem conhecimento da votação que se realizará.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - UNIÃO - Pela ordem, Sr. Presidente. O União Brasil em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - O União Brasil está em obstrução.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - A Federação PT/PCdoB em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - A Federação está em obstrução.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem o deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Colocar o Partido Liberal em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - PL em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem deputada Monica.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Federação PSOL REDE em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Federação PSOL  REDE em obstrução.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem o deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Republicanos em obstrução, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Republicanos em obstrução.

Tendo transcorridos os quatro minutos, o sistema eletrônico ficará aberto para que as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados votem “sim”, “não” ou registrem “abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente. Para colocar a Federação Cidadania PSDB em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Federação PSDB Cidadania está em obstrução.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente. Colocar o PSD em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - O PSD está em obstrução.

 

* * *

 

- Verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Algum Sr. Deputado gostaria de alterar o voto? (Pausa.) Não havendo quem queira fazer, nós encerramos então a votação. Participou da votação somente este presidente, quórum insuficiente, ficando o projeto com votação adiada.

Item 2. Discussão e votação do Projeto de lei 640, de 2021, de autoria do deputado Rafael Silva.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 3. Discussão e votação do Projeto de lei 420, de 2023, de autoria do deputado Atila Jacomussi.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 4. Discussão e votação do Projeto de lei 467, de 2023, de autoria do deputado Conte Lopes.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa requerimento de método de votação apresentado pelo deputado Conte Lopes.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis ao requerimento permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento de método de votação.

Em votação o projeto, salvo parte destacada. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Destacadamente, a expressão “no prazo de 60 dias”, constante no Art. 4º. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Rejeitada a expressão em destaque.

Item 5 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 762, de 2023, de autoria da deputada Letícia Aguiar. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça, com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado, e prejudicado o projeto.

Item 6 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 956, de 2023, de autoria do deputado Vitão do Cachorrão. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 7 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.046, de 2023, de autoria do deputado Rogério Nogueira. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 8 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.201, de 2023, de autoria da deputada Edna Macedo e do deputado Rui Alves. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 9 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.297, de autoria da deputada Andréa Werner. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pelo congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado, prejudicado o projeto.

 

A SRA. ANDRÉA WERNER - PSB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Podemos fazer isso depois? Se a senhora puder falar depois que encerrarmos aqui, só.

 

A SRA. ANDRÉA WERNER - PSB - Está bom. Eu estou só ansiosa.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Todos poderão falar, até com mais tempo. Pode ser, deputada? Só para a gente concluir aqui a votação. Obrigado, deputada, pela compreensão.

Item 10 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.518, de 2023, de autoria do deputado Milton Leite Filho. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 11 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 389, de 2024, de autoria do Sr. Governador. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputada Monica Seixas.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - É regimental o pedido de Vossa Excelência.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Para colocar a Federação PT...

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Só um minutinho, por gentileza, deputado.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Claro, eu aguardo. Não tem pressa.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, vamos proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. A partir deste momento, estamos fazendo soar o sinal intermitente por quatro minutos, para que as Sras. Deputadas e Srs. Deputados que não se encontram em plenário tomem conhecimento da votação que se realizará.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para colocar a bancada do PL, Partido Liberal, em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - O PL está em obstrução.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente. Federação Cidadania PSDB também em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Federação Cidadania PSDB em obstrução.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - UNIÃO - Pela ordem, presidente. União Brasil em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - União Brasil em obstrução.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Pela ordem. Federação PSOL REDE em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Federação PSOL REDE em obstrução.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente. Para colocar o Republicanos em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Republicanos em obstrução.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Coloco a Federação PT/PCdoB/PV em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Federação PT/PCdoB/PV em obstrução.

Deputada Marta.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente. Colocar o PSD em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - PSD em obstrução.

Daqui a pouco vamos encerrar. Vamos só falar, para os nobres deputados Vitão do Cachorrão e Andréa Werner. Assim que encerrarem as votações, V. Exas... Não, porque agora não... Vossas Excelências terão um tempo talvez até passando de dois minutos. Então dá para aguentar um pouquinho mais. Quem aguentou esse tempo, dá para suportar um pouquinho mais.

Tendo percorridos quatro 4 minutos, o sistema eletrônico ficará aberto para que as Sras. Deputadas e Srs. Deputados votem “sim”, “não”, ou registrem “abstenção” nos terminais dispostos em suas mesas.

Nesse momento estamos abrindo os microfones de apartes para que as Sras. Deputadas e Srs. Deputados que não conseguiram registrar os seus votos no sistema eletrônico possam fazê-lo nos microfones.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente. Para colocar o MDB em obstrução.

* * *

 

- Verificação de votação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - MDB em obstrução. Não havendo mais quem queira votar, essa Presidência passa a proclamar o resultado. Votando somente o presidente, quórum insuficiente para aprovar o projeto, ficando em votação adiada.

Item 12. Discussão e votação do Projeto de lei nº 390, de 2024, de autoria do Sr. Governador. 

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emendas.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Havendo acordo de lideranças, eu solicito o levantamento da sessão, porque daí já esgota a pauta.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Nós encerramos a discussão nesse momento. Há acordo de líderes para que levantemos a sessão?

Antes de dar por levantados os nossos trabalhos, vamos ouvir a deputada Andréa Werner, que está ali ansiosa pra falar do seu projeto, o deputado Vitão. Primeiro a deputada Andréa Werner. Por favor, deputada.

 

A SRA. ANDRÉA WERNER - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, eu queria agradecer meus colegas pela aprovação do PL 1297, por todo mundo que entendeu a importância, inclusive pela liderança, que nos mostrou alguns pontos que precisavam de modificação. E pelo acordo que foi feito, por todas as conversas. É um projeto de lei pra trazer acessibilidade na emissão de documentos para pessoas com deficiência no Estado.

Só para as pessoas terem uma ideia do tipo de denúncia que chegava no gabinete. Mães de crianças com paralisia cerebral eram informadas que a cadeira de rodas não podia aparecer na foto.

Então, às vezes, a pessoa pedia para a mãe segurar a cabecinha da criança, sendo que a criança não tem controle do pescoço. E soltar rapidinho, para que a foto fosse tirada e aí o pescoço caía. Quer dizer é uma crueldade. Fora que autistas muitas vezes não ficam quietinhos para tirar foto.

Esse projeto de lei dá a possibilidade deles levarem foto de casa. Obviamente, dentro dos padrões. Então é um superavanço para o estado de São Paulo. Eu fico muito feliz e agradeço de novo aos meus colegas.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Parabéns, deputada, pelo seu projeto aprovado nessa noite.

 Deputado Vitão do Cachorrão, agora sim, aprovado o projeto de Vossa Excelência.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Eita! Agradeço aqui a todos os colegas, os deputados, em especial o deputado Rogério Santos, a sua assessora Carla. Isso aqui vai movimentar. Sorocaba agora é capital do América Barbecue.

Esse lanche é diferenciado: é com o vapor da fumaça que ele é assado, com temperos especiais. Do mesmo jeito que São Roque é a cidade do vinho, Sorocaba aí na gastronomia vai ser a capital do “american barbecue”.

Agradeço ao Felipe e todos os vendedores de lanche que foram no nosso escritório em Sorocaba, no escritório do povo, e agradeço essa aprovação aqui, que vai movimentar o comércio e a gastronomia da cidade de Sorocaba.

Muito obrigado, presidente.

Que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, Vitão do Cachorrão. Esgotado o objeto da sessão, está encerrada a nossa sessão. Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas.

 

* * *