6 DE MAIO DE 2024

26ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

        

Presidência: ITAMAR BORGES

        

RESUMO

        

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão às 19h12min. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, em "Homenagem aos profissionais da contabilidade", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Determina que se faça um minuto de silêncio em homenagem a Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo; a Adauto César de Castro, ex-presidente do Sescon-SP; e às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Discorre sobre a importância da profissão contábil. Expressa sua satisfação por prestar esta homenagem aos contadores e às entidades contábeis.

        

2 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

        

3 - ALEXANDRE SANCHES GARCIA

Presidente da Academia Paulista de Contabilidade, faz pronunciamento.

        

4 - REYNALDO PEREIRA LIMA JÚNIOR

Vice-presidente institucional da Fenacon, faz pronunciamento.

        

5 - JOAQUIM DE ALENCAR BEZERRA FILHO

Presidente da Câmara de Governança do Conselho Federal de Contabilidade, faz pronunciamento.

        

6 - EUNICE PRUDENTE

Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, faz pronunciamento.

        

7 - EDIR SALES

Vereadora de São Paulo, faz pronunciamento.

        

8 - CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO

Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, faz pronunciamento.

        

9 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, discorre sobre a Medalha "Presidente Annibal de Freitas", a ser entregue nesta solenidade.

        

10 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Presta homenagem, com a entrega da Medalha "Presidente Annibal de Freitas", a Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

        

11 - ROBERTO MATEUS ORDINE

Presidente da Associação Comercial de São Paulo, faz pronunciamento.

        

12 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Presta homenagem, com a entrega da Medalha "Presidente Annibal de Freitas", a José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade.

        

13 - JOSÉ DONIZETE VALENTINA

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, faz pronunciamento.

        

14 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Presta homenagem, com a entrega de medalhas, a diversas entidades contábeis. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 20h54min.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp, pelos canais do Sescon São Paulo e também da Alesp, no YouTube. Após a solenidade, será oferecido um coquetel no Salão dos Espelhos.

Convidamos para compor a Mesa Principal o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. (Palmas.) Vem à Mesa acompanhando pelo Sr. Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo. (Palmas.) Também compondo o palco, a Sra. Edir Sales, vereadora da Capital. (Palmas.)

Convidamos também a Sra. Eunice Prudente, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Como todos podem acompanhar, já estamos ao vivo na nossa TV Alesp. Boa noite a todos os telespectadores que nos acompanham.

Também convidamos o Sr. Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo. Convidamos o Sr. José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade.

Compondo a extensão da Mesa, convidamos as autoridades a seguir, homenageados da noite e demais autoridades: Sr. Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente da Câmara de Governança e Gestão Estratégica do CFC, neste ato representando também o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.

O Sr. Sebastian Yoshizato Soares, presidente do Ibracon Nacional, o Instituto de Auditoria Independente do Brasil; o Sr. João Carlos Castilho Garcia, presidente do CRC São Paulo, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

O Sr. José Heleno Mariano, presidente da Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; a Sra. Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Ibracon - 5ª Seção Regional; o Sr. Claudinei Tonon, presidente do Sindcont de São Paulo, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

A Sra. Suely Gualano Bossa Serrati, presidente da Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; o Sr. Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; o Sr. Carlos Aragaki, presidente regional da Anefac São Paulo, daqui a pouquinho estará conosco, estamos aguardando a sua presença.

Também chamamos o Sr. Reynaldo Lima Junior, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, gestão 2019-2021, e atualmente vice-presidente institucional da Fenacon, neste ato representando também o presidente da Fenacon, Daniel Coelho; o Sr. Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, gestão 2016-2018, e atualmente presidente da Jucesp.

Também estará conosco em instantes, estamos aguardando sua chegada, Sr. José Serafim Abrantes, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, gestão 1987-1990, e presidente do Conselho Federal de Contabilidade, na gestão 1998-2001. Chamamos, a seguir, Carlos José de Lima Castro, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, gestão 2001-2003.

Também aguardando a presença, e estará conosco dentro de instantes, Sérgio Approbato Machado Junior, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, gestão 2013-2015. Também convidamos nosso sempre deputado Walter Ihoshi para que componha a nossa extensão da Mesa, por favor. (Palmas.)

Todos podem se acomodar, por favor. Também registramos e agradecemos as presenças de Eliane Aparecida Maia, vice-presidente de Registro do CRC São Paulo; Flávio Augusto, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC São Paulo; Bastos de Oliveira Neto, superintendente de Apoio Institucional da Associação Comercial de São Paulo.

Carlos Monteiro, presidente da Funceb e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo; Welington Rocha, presidente da Fipecafi; Nelson de Almeida Prado Hervey Costa, diretor superintendente do nosso Sebrae São Paulo, aqui representado pelo conselheiro José Constantino; José Vanderlei Masson, presidente do Conselho Fiscal da Febrapam.

Agradecer a toda a diretoria, ao conselho fiscal e ao conselho consultivo do Sescon e também da Escon São Paulo; e ainda, à Sandra Elvira Gomes Santiago, Presidente da FBC, a Fundação Brasileira de Contabilidade; ao Abram Szajman, nosso presidente da Fecomercio, aqui representado pelo diretor efetivo da Cecomercio, o Wagner Mar; e ainda ao José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do nosso estado de São Paulo. (Palmas.)

Para a abertura desta sessão solene, com a palavra o deputado estadual Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Agradeço muito a presença de todas as autoridades já nomeadas, representantes das entidades contábeis, entidades parceiras, Sebrae, Associação Comercial, o Jucesp, entre tantas outros.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Nosso agradecimento à Banda de Música da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Paulo do Nascimento, esse é o nome. Saudamos todos os músicos presentes aqui conosco, muito obrigado. (Palmas.)

A seguir, retoma a palavra para o seu pronunciamento o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Minhas senhoras, meus senhores, amigos profissionais da contabilidade, entidades que eu acompanhei aqui com o nosso chefe do Cerimonial Marcus, fazendo a referência a todos que compõem esta Mesa, entidades na extensão da Mesa.

Estou vendo aqui também a presença - já vai ser completada a Mesa, na sequência - do nosso representante da Fiesp, representante do Sebrae, muitas lideranças da nossa Associação Comercial de São Paulo. Agradecendo a cada uma e a cada um dos senhores.

Mas eu gostaria de, em comum acordo com o presidente Baptistão, pedir que nós iniciássemos, antes da minha fala, uma homenagem a três situações. A primeira, ao Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, que nos deixou recentemente; junto dele, o Adauto César de Castro, que também que nos deixou, ex-presidente do Sescon.

Não poderíamos deixar de, nesta homenagem, neste gesto de solidariedade e de respeito, também registrar a nossa solidariedade ao povo gaúcho, ao Rio Grande do Sul, que passa por esse momento tão triste.

Convido todos para ficarmos em pé para um minuto de silêncio em homenagem.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

Muito obrigado a todos e à nossa solidariedade registrada neste momento. É com muita satisfação e é com o sentimento de fraternidade que nos encontramos aqui nesta noite. Encontramo-nos no Plenário JK da nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Poder Legislativo do estado de São Paulo.

Nós temos que lembrar que o profissional da contabilidade regulamentado em 1870, por meio do Decreto Imperial 4.475... a secretária Eunice, quando eu a cumprimentei, fez essa referência. “Eu não poderia deixar de estar aqui, afinal de contas, o profissional da contabilidade e a profissão vêm desde o Império”. Foi essa referência, secretária, que você fez assim que nos encontramos, logo na chegada.

Foi reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, portanto, há 150 anos. Mas a história da contabilidade no Brasil vem de mais longe, desde a época colonial, da necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras alfândegas, que surgiram em 1530.

E hoje, a nossa Assembleia Legislativa está aberta para recebê-los e homenageá-los. Vamos celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade. Desde 2011, ou seja, há 14 anos, fazemos esta homenagem, que já se tornou uma das solenidades mais prestigiadas e representativas do Brasil. Saúdo os representantes de vários estados e das entidades que já passaram e que prestigiam esta solenidade.

Embora não detalhemos todas as ações da frente parlamentar liderada, a sua secretaria executiva, pelo Sescon, gostaríamos de destacar as iniciativas realizadas no início deste ano, lembrando que as entidades contábeis, todas elas, são parceiras da frente parlamentar.

Promovemos, logo no início deste ano, uma reunião geral com representantes de cerca de 40 instituições para a criação de uma carta-guia direcionada aos candidatos nas eleições municipais deste ano.

Essa carta, que já foi enviada ao Sebrae, é uma construção que o Sebrae, que já tinha esse propósito, abriu. Agradeço aqui ao nosso presidente do Sebrae, representado aqui, o Nelsinho, superintendente, e toda a diretoria e toda a equipe do Sebrae por essa parceria.

E ao Sescon, presidente Baptistão, que também teve uma importante participação nessa construção, com as 40 instituições, das propostas que ali foram encaminhadas. O Sebrae está produzindo e ela será lançada em breve. Ela apresenta propostas para o aprimoramento ao ambiente empreendedor nos municípios.

Nossa ação visa incluir as pautas do empreendedorismo na agenda dos candidatos a prefeito, buscando o compromisso dos futuros gestores desde a campanha, nos debates eleitorais. Levaremos as propostas aos candidatos para que assumam o compromisso de defendê-las e apoiá-las.

Portanto, além desse importante movimento iniciado este ano, temos que destacar também algumas conquistas do nosso movimento empreendedor, repito, liderado pelas entidades contábeis.

Muitas dessas conquistas foram aprovadas pela Assembleia Legislativa e colocadas em prática pelo Governo do Estado. Entre elas, o Plano Estadual de Educação Empreendedora; a Lei de Contratações Públicas, com tratamento diferenciado e preferencial às micro e pequenas empresas.

A Lei de Incentivo à Inovação Tecnológica para micro e pequenas empresas; e as leis de incentivo ao Turismo para diversas cidades paulistas; a redução da burocracia e a revogação de leis redundantes e obrigações acessórias desnecessárias, como a GIA.

Também a integração de cadastros com o governo federal, estadual e municipal; a digitalização dos processos de abertura e funcionamento de empresas da junta comercial; e a prorrogação de prazos para recolhimento de impostos em situações especiais.

Na esfera federal, tivemos a grande conquista que é a reforma tributária, com importantíssima participação dos contadores junto ao Congresso Nacional e que agora, depois da aprovação, exigirá participação ainda melhor para a sua regulamentação.

Antes de concluir, quero reiterar meu profundo respeito e admiração pelos profissionais da contabilidade e pelas entidades que os representam. Agradeço, mais uma vez, aos dirigentes, técnicos, consultores e associados do Sescon, Aescon, Sindcont, Fecontesp, Apejesp, Anefac, Fenacon, APC, Ibracon, Cilea, entre tantas outras que, se não me passaram, eu peço desculpa.

Fazendo esta homenagem, eu também quero dizer que a sessão solene destaca duas homenagens. Uma ao nosso querido Ordine, presidente da nossa Associação Comercial de São Paulo. Obrigado, Ordine, pela parceria, pelo trabalho que realiza, pela liderança e pelo papel que a nossa associação comercial desenvolve não só aqui na Capital, mas em todo o estado de São Paulo, presente e contribuindo com importantes políticas públicas e iniciativa.

Ao cumprimentá-lo, cumprimento todo o seu time aqui presente, que são grandes amigos e parceiros de todas essas lutas. Estendo esse mesmo cumprimento aos amigos da Fiesp, aos amigos do Sebrae, aos amigos de todas as entidades que são parceiras da frente parlamentar.

A você, Edir, a minha gratidão por essa amizade e por essa parceria, seja nos eventos lá na Câmara Municipal, seja nos eventos aqui na Assembleia Legislativa. Estamos sempre juntos, de mãos dadas, trabalhando em defesa da classe contábil, do profissional da contabilidade, da melhoria do ambiente para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego.

Converso muito com os amigos da minha equipe, como o Crestana e todos que aqui estão - o Crestana é consultor do Sescon, da frente parlamentar -, mas também os amigos do Sescon e das entidades contábeis que me permitam referenciar, saudando a todos que estiveram envolvidos na organização, o Marcelo e todo o time que está aqui nos ajudando neste momento.

Mas a homenagem é, sim, para o Ordine e, também, para o Donizete, que está aqui ao meu lado esquerdo. Parabéns a você que, como presidente do CFC, que como profissional da contabilidade também tem feito grandes contribuições nos avanços que tivemos. Merecida homenagem.

A sessão solene presta estas duas homenagens especiais, mas a grande homenagem que se soma a estas duas é a homenagem a toda a classe pelo Dia do Profissional da Contabilidade.

Esta sessão solene traz este momento de homenagear o ato e a realização dela. É um ato de reconhecimento, respeito dos 94 deputados desta Casa, da Casa do povo paulista, a todos os profissionais de contabilidade do estado de São Paulo.

Eunice Prudente, representando aqui o nosso prefeito Ricardo Nunes, leve o meu abraço ao meu amigo, meu companheiro, meu parceiro de luta. Ricardo Nunes tem se destacado no trabalho que vem realizando aqui em São Paulo.

Realmente uma gestão social e sensível, mas também uma gestão voltada para a infraestrutura da cidade, para os cuidados com os bairros da cidade, com todos os setores da cidade. E em todas as áreas São Paulo é a locomotiva, a Capital de São Paulo é a locomotiva deste estado e com certeza deste País. Obrigado pela sua presença, Eunice.

Baptistão, mais uma vez a sua parceria, a parceria do Sescon mantém de pé esse grande trabalho que temos realizado. Obrigado e parabéns.

Parabéns, profissionais da contabilidade.

Parabéns, entidades contábeis e muito obrigado pela parceria.

Boa noite a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos as palavras do deputado proponente desta sessão solene, deputado Itamar Borges. Convidamos para que também componham aqui a nossa extensão da Mesa: Paulo Schoueri, que é o vice-presidente da Fiesp e aqui representa o presidente Josué Gomes da Silva. Por favor, Schoueri, acompanhado pela Sandra Santiago.

A Sandra é presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. Por favor, Sandra. E ainda o José Constantino, que é conselheiro do Sebrae São Paulo, representando aqui o Nelson Hervey Costa, o nosso superintendente do Sebrae.

Também registramos e agradecemos as presenças do presidente do Sincomaco, Claudio Conz; a Maria Anselma Coscrato dos Santos, juíza do TIT; Gildo Freire de Araújo, presidente do IPC, o Instituto Paulista de Contabilidade. E ainda agradecendo a presença de Hamilton de Brito Junior, presidente da Abrafesc. Obrigado a todos.

Continuando com as saudações pelas autoridades presentes nesta sessão solene, com a palavra o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Alexandre Sanches Garcia, neste ato representando as entidades congraçadas da contabilidade.

As autoridades podem usar tanto a tribuna quanto aqui a mesa. Sintam-se à vontade.

 

O SR. ALEXANDRE SANCHES GARCIA - Boa noite a todos. Prezados e prezadas colegas, contadores, contadoras, autoridades presentes, representantes das entidades congraçadas de São Paulo e demais convidados, hoje é um dia muito especial.

Em nome das entidades congraçadas da contabilidade de São Paulo, é com imensa satisfação e honra que, neste momento solene, aqui na Assembleia Legislativa, celebramos o Dia do Profissional da Contabilidade e a concessão da Medalha Presidente Annibal de Freitas.

O Dia do Profissional da Contabilidade é uma data de grande importância para reconhecer e valorizar o profissional, o trabalho incansável desses profissionais que desempenham um papel fundamental na construção da economia e de uma sociedade transparente.

Nós garantimos a conformidade das empresas e as entidades com as normas e regulamentos vigentes, promovendo a transparência, a confiabilidade na prestação de contas à sociedade, inclusive em assuntos mais recentes da sustentabilidade, possibilitando a melhoria dos negócios.

Pela Medalha Presidente Annibal Freitas, são reconhecidos os profissionais que se destacaram não apenas pela competência técnica, mas também pela dedicação à profissão e sua contribuição para o fortalecimento da classe. Parabéns, Roberto Ordine e José Donizete Valentino.

Destaco a iniciativa na data de hoje da união das entidades contábeis de São Paulo em ação concreta de solidariedade e apoio à população do Rio Grande do Sul, gravemente afetada pelas enchentes devastadoras ocorridas na última semana. Estamos engajados na campanha para arrecadação de fundos ao Sescon do Rio Grande do Sul. Se você ainda não colaborou, doe agora; é necessário.

Em nome das entidades congraçadas de São Paulo, registramos nosso reconhecimento a todos os profissionais da contabilidade. Seu papel vai muito além dos números. São cientistas, verdadeiros guardiões da transparência e da integridade e sua contribuição é essencial para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos.

São muitos desafios que, como sempre, na história da contabilidade brasileira, os profissionais da contabilidade precisavam estar constantemente atualizados e sempre de mente aberta para inovar e ajudar na melhoria dos negócios.

Quantos aqui, contadores, não fizeram muitos cálculos e dedicaram horas e horas de trabalho com atualização de saldos, de contas contábeis com a correção monetária dos balanços em época de hiperinflação? Não é isso? Agora estamos diante de uma ampla reforma tributária que requer mais uma vez grande esforço e dedicação para melhor orientar nossos clientes e a sociedade em geral.

E o que falar de uma das mais inovadoras normas que podem impactar a forma como preparamos as demonstrações financeiras com a inclusão dos riscos relacionados à sustentabilidade? Evidências disso já temos. Basta analisarem em alguns próximos meses as demonstrações contábeis das empresas gaúchas.

Será que a contabilidade dessas empresas estava preparada para as consequências desses eventos climáticos para melhor orientar investidores e demais tomadores de decisões?

Que esta medalha e a homenagem no dia de hoje sejam um símbolo do nosso profundo apreço pelo trabalho de vocês, contadores, e um estímulo para que continuemos a trilhar o caminho da excelência, da ética e da constante atualização nas nossas jornadas profissionais.

Parabéns a todos os contadores e contadoras do estado de São Paulo pelo seu dia. Que sigam inspirando e fazendo a diferença hoje e sempre.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos ao Alexandre Sanches Garcia, que aqui falou representando as entidades congraçadas da nossa contabilidade, presidente da Academia Paulista de Contabilidade.

A seguir, com a palavra o vice-presidente institucional da Fenacon, Reynaldo Lima Junior, neste ato representando o presidente Daniel Coêlho.

 

O SR. REYNALDO PEREIRA LIMA JUNIOR - Boa noite a todos e a todas. Dia do Profissional da Contabilidade. Excelentíssimos colegas, autoridades, componentes da Mesa, estimados convidados, é com grande honra e emoção que nos reunimos hoje para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade e prestar uma homenagem especial, concedendo também a Medalha Annibal de Freitas a duas personalidades exemplares em nossa comunidade.

O Dia do Profissional é bem mais do que uma data comemorativa: é um momento de reflexão sobre a importância fundamental que os profissionais da contabilidade têm em nossa sociedade. Nós, contadores, somos os guardiões da transparência financeira, os pilares da integridade empresarial e os catalisadores do crescimento econômico.

Nosso trabalho vai muito além de números: é sobre garantir a confiança dos mercados, facilitar o desenvolvimento das organizações e promover a justiça fiscal. Hoje estamos aqui não só para celebrar nossa profissão, mas também para reconhecer o trabalho árduo e o comprometimento exemplar das duas personalidades que personificam os mais altos valores da contabilidade e da sociedade.

A Medalha Annibal de Freitas é uma homenagem prestigiosa reservada para aqueles que demonstram excelência profissional, liderança inspiradora e contribuições significativas para o avanço da contabilidade e da sociedade como um todo.

Neste ano, temos o privilégio de conceder esta distinção a José Donizete Valentino, meu grande amigo; Roberto Mateus Ordine, também tenho esse grande privilégio. Devido às suas éticas e aos seus compromissos com a excelência, são admiráveis e dignos do reconhecimento desta merecida homenagem.

Ao conceder a Medalha Annibal de Freitas a esses homens, não apenas celebramos suas conquistas individuais, mas também reconhecemos o papel vital que eles desempenham para a elevação dos padrões da profissão contábil e no fortalecimento da nossa comunidade.

Em nome da Fenacon, e hoje tendo a grata satisfação de representar nosso presidente Daniel Coêlho e a todos os presentes, gostaria de expressar nossa sincera gratidão aos homenageados por seus serviços exemplares e dedicação inabalável que prestam à profissão contábil e a toda a sociedade.

Que a jornada desses senhores continue a inspirar e a influenciar aqueles ao seu redor e suas realizações continuem a ser um farol de excelência para toda a comunidade contábil.

Por fim, parabenizar a todos os profissionais da contabilidade neste Dia do Profissional da Contabilidade, da excelência e do comprometimento em nossa profissão contábil.

Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos por suas palavras, vice-presidente institucional da Fenacon, Reynaldo Lima Junior, representando aqui o presidente Daniel Coêlho.

Vamos ouvir a seguir palavras do Sr. Joaquim de Alencar Bezerra Filho, presidente da câmara de governança do Conselho Federal de Contabilidade, aqui representando o presidente Aécio Prado Dantas Júnior.

Já se encaminhando à tribuna para o seu pronunciamento, o Sr. Joaquim de Alencar Bezerra Filho, presidente da câmara de governança do Conselho Federal de Contabilidade.

 

O SR. JOAQUIM DE ALENCAR BEZERRA FILHO - Muito boa noite a todos e a todas. Boa noite, gente. Saudar aqui com muita alegria esse parlamentar que muito representa o estado de São Paulo, mas sobretudo representa a nossa classe contábil, por toda a sua dedicação às lides que são tratadas da nossa profissão.

Trago, deputado Itamar Borges, o abraço carinhoso e afetuoso do presidente Aécio, do Conselho Federal de Contabilidade, e dos mais de 530 mil profissionais da contabilidade, reconhecendo aqui a importância desta solenidade alusiva ao 25 de abril, a essa data que o Brasil...

Para reconhecer a importância do profissional da contabilidade, mas também com muito orgulho, participar da solenidade de entrega da Medalha Annibal de Freitas a essas duas grandes personalidades - tanto da contabilidade, quanto do mundo empresarial -, que tenho certeza absoluta que o Sescon faz justa homenagem pelo grande trabalho e prestação de serviço relevantes.

Quero dizer, e eu falava isso na solenidade que teve na Câmara, que a importância de termos essa relação da classe contábil com o universo governamental nas três esferas - municipal, estadual e federal - traz a nós uma condição de sermos mais prósperos, porque nos coloca em um ambiente de diálogo e em um ambiente de opinião pública.

Este ano, tive a oportunidade de estar em 20 estados brasileiros. Eu percorri 20 estados brasileiros este ano, na missão do Conselho Federal de Contabilidade, e tive a oportunidade de ver a interação da classe contábil com o poder público, com os governantes, com os parlamentares.

Mas São Paulo precisa se honrar. São Paulo precisa bater a mão no peito e dizer que é extremamente agraciado por ter na Câmara Municipal uma vereadora Edir Sales, por ter no Parlamento estadual o deputado Itamar Borges, que são, acima de tudo, acima de representantes do povo, representantes da classe contábil paulistana, e quiçá podemos dizer brasileira, pela reverberação de seus trabalhos sociais em prol desta categoria.

Então, a classe contábil precisa também, também na solenidade alusiva a nós, parabenizar e aplaudir estes dois parlamentares que muito honram a classe contábil brasileira. (Palmas.)

Eu quero aqui abraçar ainda o meu presidente João Castilho, presidente do CRC/São Paulo; meu conselheiro Valmir Leôncio, lá do nosso Conselho Federal de Contabilidade; e meu querido amigo, presidente do Sescon e da Aescon/São Paulo, Baptistão.

E dizendo que Baptistão, já reconhecendo aqui todo o empenho e o trabalho conjunto que o Sescon e o sistema Fenacon, como um todo, meu caro Reinaldo, tem trabalhado conjuntamente com o Conselho Federal de Contabilidade e com as entidades todas: como o Ibracon; a Fundação Brasileira de Contabilidade, aqui representada pela presidente Sandra.

A Academia Brasileira de Contabilidade, representada aqui pela Academia Paulista de Contabilidade, da qual tenho muito orgulho de fazer parte, de ser acadêmico; as entidades congraçadas como um todo, unindo esforços em prol da justiça social, não é só no ambiente contábil.

Fomos nós, deputado, que durante a pandemia ajudamos o Brasil a se manter fiel aos seus princípios de justiça social. Fomos nós que, perante a aliança com o governo federal, conseguimos garantir que as empresas pudessem manter os seus empregos, que as empresas conseguissem manter as suas atividades.

Somos nós que estamos constantemente ao lado do empresário, ao lado da entidade filantrópica do terceiro setor, ao lado do setor primário, ao lado da indústria, do comércio, ao lado do poder público.

Somos nós que estamos todo tempo ali para garantir a confiabilidade das informações. E essa responsabilidade nos coloca no patamar de essencialidade, ao ponto de sermos reconhecidos, como solenidades como esta na Assembleia, na Câmara Municipal de São Paulo, mais uma vez muito nos honrando.

Mas eu queria fazer um destaque especial nesta noite ao meu amigo, vice-presidente José Donizete Valentino. Donizete, e aí é só a Suzeli é quem pode atestar a dedicação por causa de sua ausência de casa em prol de trabalhar pela contabilidade paulista, paulistana e brasileira.

Vou falar mais dele aqui, meu caro presidente da Associação Comercial, porque é com quem eu tenho mais intimidade, mas também tenho total certeza de que esta homenagem repercute no mundo empresarial paulista por causa de sua atuação em prol da defesa das empresas deste estado.

Mas Donizete tem se dedicado de uma maneira tão importante à classe contábil brasileira, porque a pasta que ele hoje assume, que é a vice-presidência de desenvolvimento profissional, é a responsável pela excelência, porque é nela que está contida a educação profissional continuada.

Mas, acima de tudo, é nela que estão contidos o zelo e o cuidado com a academia, com a formação das novas gerações, com a permanência do profissional, da garantia de sustentabilidade, da regularidade da profissão, porque é com a educação profissional continuada que se formam pessoas preparadas.

E Donizete enfrentou um debate que vai deixar marcado o legado da história do Conselho Federal de Contabilidade, que foram as novas diretrizes curriculares da profissão contábil, uma luta em que a academia esteve presente na discussão.

E não para por aí, meu caro presidente da academia. Nós vamos continuar na disseminação dessas diretrizes curriculares, mas esse marco é um marco que eu preciso destacar pela relevância que traz para o futuro da profissão.

Nós somos reconhecidos pelas prestações de contas, pelo registro, pelo controle patrimonial, pela salvaguarda do patrimônio. Nós somos reconhecidos pela transparência, pela ambiência do controle.

Mas está em nossas mãos também a governança, está em nossas mãos também a sustentabilidade da Nação, está em nossas mãos também o impacto da tecnologia, está em nossas mãos os reflexos dos ativos verdes.

E estas matérias que estão em nossas mãos estarão contidas na nova formatação da educação das mais de 1.750 instituições de ensino de todo o Brasil. Esse trabalho foi encabeçado pelo vice-presidente Donizete.

E eu tenho certeza de que, assim como nós, São Paulo se orgulha de você, meu caro Donizete. Então, parabéns pela medalha. Receba aqui o abraço do presidente Aécio e de todo o Conselho Federal de Contabilidade.

Eu ainda faço alguns destaques para a relevância da profissão contábil em sua essência, destacando aqui o papel que nós temos perante as administrações públicas. Isso nos coloca em um patamar de proximidade maior ainda com os governos. E destaco aqui o prefeito Ricardo, que se dedica, que tem em sua equipe vários profissionais de contabilidade, garantindo ali o zelo pela administração pública.

Eu sei, deputado, que o senhor também deve estar a caminho aí de uma jornada municipalista lá na sua cidade, em São José do Rio Preto, e não só a classe contábil precisa estar rente, como também precisa cobrar o deputado para também auxiliar nos destinos das cidades, porque esse é o nosso papel.

É isso que a sociedade espera de nós. Espera de nós, pessoas, profissionais, que possamos não só garantir a segurança do patrimônio privado das empresas, mas garantir a transparência e a segurança do patrimônio público, porque em nós está depositada essa grande responsabilidade.

O CFC tem se dedicado a aprimorar cada vez mais essa relação institucional de fortalecer a classe. Não é à toa que nós lutamos e batalhamos. Assim como São Paulo tem a frente parlamentar, aqui dedicada e encabeça pela contabilidade, nós em Brasília conseguimos fazer a maior frente parlamentar do Congresso brasileiro, com 204 deputados e senadores - frente parlamentar mista.

Oportunidade que nós tivemos condições, sim, de levar a voz de forma palpável às contribuições para a reforma tributária. Um trabalho conjunto de todas as entidades, um trabalho conjunto de todos os profissionais representados por essas entidades, mas não para por aí, porque nós temos o debate do novo código civil.

Não para por aí, porque nós conseguimos colocar no Código Tributário Nacional a obrigatoriedade e a referência expressa de que as escriturações contábeis devem atender às normas brasileiras de contabilidade.

Não para por aí, porque nós estamos lutando agora com a reforma eleitoral, para colocar no código eleitoral a obrigatoriedade de atender as normas brasileiras de contabilidade; e, assim, na Lei de Responsabilidade Fiscal; assim, na nova discussão de direito financeiro e em todas matérias que envolvem a contabilidade. Esse é o papel do Conselho Federal de Contabilidade.

É sobre essa ótica que eu venho aqui trazer o abraço do presidente Aécio, fazendo ainda uma alusão para dizer que a profissão contábil é a mais antiga do mundo, não só porque está dentro das legalidades referenciadas pelo Império, meu caro deputado Itamar Borges, na Constituição da Corte, mas porque a contabilidade está presente na Bíblia.

É uma profissão sagrada, está presente no Antigo Testamento e está presente no Novo Testamento, quando a gente vê a presença de São Mateus referendando a importância do controle da arrecadação e da boa aplicabilidade dos recursos.

Portanto, nós todos estamos de parabéns. O Brasil também está de parabéns. Mas, nós precisamos dizer que também essa classe, que trabalha pelas empresas, que trabalha pelo governo, que trabalha pela população, também está unida em solidariedade ao povo gaúcho de forma uníssona, levantando não só recursos, sensibilizando, mas dando as mãos, porque é assim que se materializa a compaixão.

O verdadeiro amor é a prática da compaixão. E isso também é inerente a cada um de nós, seres humanos contadores do nosso imenso Brasil.

Viva à contabilidade paulistana.

Viva à contabilidade paulista.

Viva a todos que fazem essa dignifica profissão no Brasil. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos as suas palavras, Sr. Joaquim de Alencar Bezerra Filho, presidente da Câmara de Governança do CFC, representando o presidente Aécio Prado Dantas Júnior.

Também registramos e agradecemos a presença, em nossa extensão da Mesa, do Sr. José Serafim Abrantes, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na gestão 1987-1990, e presidente do CFC na gestão 1998-2001.

Também registramos e agradecemos a presença de Leonardo Ramos, superintendente da Associação Comercial de São Paulo, representando o vereador da capital Coronel Salles. Muito obrigado.

A seguir, com a palavra a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Dra. Eunice Prudente.

 

A SRA. EUNICE PRUDENTE - Boa noite a todas as pessoas. Quero também expressar, em nome da gestão municipal Ricardo Nunes, as nossas homenagens a toda a classe da contabilidade neste dia tão importante, Dia do Profissional da Contabilidade.

Estamos na Casa dos paulistas, na Casa Legislativa, então, cumprimento o deputado Itamar Borges, proponente desta oportunidade desta noite; e, também, o Sr. Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon, que reúne essa classe de profissionais... de intelectuais e profissionais tão importantes, que são os contabilistas e os contadores.

Estou trabalhando na gestão, e como é de conhecimento de todos, o Executivo tem como seu principal controlador o Legislativo. Então, aqui está presente nossa querida vereadora Edir Sales, que honra as mulheres paulistanas e todas as mulheres políticas.

Nesta oportunidade pública, dizer à vereadora Edir Sales que, saber que o meu trabalho tem o seu controle, e você tem esse conhecimento, mas sobretudo esse nível elevadíssimo de educação no tratamento das pessoas, eu me sinto muito segura no meu trabalho.

Também cumprimentar aqui os homenageados, José Donizete Valentina, vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Federal de Contabilidade, e o Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

Nossos cumprimentos também ao Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; ao Sr. Reynaldo Pereira Lima Júnior, vice-presidente institucional da Fenacon; ao Sr. João Carlos Castilho Garcia, presidente do Conselho Regional de Contabilidade; ao Sr. Presidente da Câmara de Governança do CFC, senhor Joaquim Alencar Bezerra Filho.

É uma honra muito grande para esta paulista, paulistana também, mas que advém de uma família de trabalhadores, ter esta oportunidade de estar entre os senhores. É uma honra muito grande e é muito importante, porque também venho da Faculdade de Direito da USP.

Sem dúvida alguma, o curso de direito aperfeiçoou-se, elevou-se quando, finalmente, foram introduzidos estudos de contabilidade. E hoje o curso de graduação tem uma Introdução I, uma Introdução II à Contabilidade, com professores que vêm da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

Eles vêm para o Largo São Francisco para aperfeiçoar a formação dos próprios advogados. E como já foi aqui muito bem explicitado, a presença, a atuação dos contadores na Administração Pública é fundamental. Sem a contabilidade, não há desenvolvimento, ela está presente na história dos povos.

E hoje, aqui, temos esta oportunidade. Mas lá na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho nós mantemos, então, termos de cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade, porque socorremos as cooperativas e diversas associações, estimulando a geração de emprego e renda. E, graciosamente, os contadores comparecem nos socorrendo, nos auxiliando.

Também já desenvolvemos trabalhos nos CEUs, nesses Centros de Educação Unificada, que estão localizados nas franjas... longe do Centro, nas franjas do município, e lá também, graciosamente, o Conselho de Contabilidade compareceu; o presidente, algumas vezes, outras vezes, pessoas que integravam o conselho.

Conselheiros do Conselho de Contabilidade do Estado de São Paulo compareceram lá, naqueles nossos horários, sete e meia da manhã, nove horas da manhã, mas em locais longínquos, para quê? Para ensinar associações a prestar contas para o município; a constituir, construir sua documentação enquanto associação.

Então estamos irmanados, trabalhamos e atuamos conjuntamente. Voltados, então, para toda a sociedade, como já foi explicitado aqui, buscando a justiça social.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos por suas palavras, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Dra. Eunice Prudente, que recebe aqui os cumprimentos da Mesa, da vereadora Edir Sales, Valentina, Ordine, Baptistão e, também, do nosso deputado proponente desta sessão solene, deputado Itamar Borges. Muito obrigado a todos, obrigado, Dra. Eunice.

Vamos ouvir a seguir palavras da vereadora da Capital, Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - Boa noite a todas e a todos, amigos, companheiros contadores, contabilistas. Eu sempre faço questão de falar aqui na tribuna, que é uma das únicas oportunidades que eu tenho, meu querido amigo, deputado Itamar Borges, de matar a saudade desta tribuna.

Porque foi aqui nesta tribuna, foi nesta Casa de Leis que eu comecei a minha vida pública em 99. Eu tinha 20 anos também, então está tudo certo. Mas, assim, aqui eu aprendi muita coisa com os meus colegas deputados, na época, com o presidente aqui da Assembleia. Então, quando venho para um evento do nosso deputado Itamar Borges, eu faço questão de usar a tribuna aqui, para matar a saudade.

Quero cumprimentar nosso amigo, deputado Itamar Borges, e dizer do orgulho e da alegria que eu tenho de ser sua amiga, você é um grande exemplo para mim. Você é inspirador.

Foi prefeito três vezes, foi vereador, deputado agora em quarto mandato, dignificando esta Casa, o estado de São Paulo e os contabilistas, esta classe de contadores tão honrada como é a nossa. Porque eu sou contadora, Contabilista Honoris Causa, que recebi na época pelo Sindcont.

E também, eu quero aqui cumprimentar o meu querido amigo Carlos Alberto Baptistão, que é o presidente do Sescon e Aescon. E, no ano passado, um ano atrás, eu recebi aqui, fiquei muito emocionada, a Medalha Annibal de Freitas, que hoje receberão o Ordine, que é o presidente da Ação Comercial de São Paulo.

Eu tenho a honra de fazer parte do CMEC, que é Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura. Maravilhoso vocês terem homenageado hoje aqui.

Parabéns ao Baptistão; parabéns ao deputado que escolheu para homenagear você, Ordine, e também o nosso querido amigo, o sempre presidente do CRC, Donizete Valentina - você que está hoje lá em Brasília, mais do que merecida esta homenagem. É uma homenagem muito séria, muito importante, que muito nos honra. Parabéns, querido.

Eu quero cumprimentar aqui também o Joaquim de Alencar, que é o presidente da Câmara de Governança do Conselho Federal da Contabilidade e está aqui hoje, mais uma vez, representando o nosso querido presidente Aécio.

Olha, com um representante como você, Joaquim, eu ia escolher para viajar o mundo inteiro, porque como você fala bem. Piauiense raiz mesmo, está no sangue, está na veia.

Parabéns pelas palavras, você fala tão bem da contabilidade, valorizando os contadores que aqui estão e aqueles que não estão também, valorizando a Câmara Municipal de São Paulo, valorizando a Assembleia Legislativa de São Paulo. Muito obrigada pelo carinho e pelas palavras.

Quero também cumprimentar a minha querida amiga Eunice Prudente. Eunice, querida, secretária, tudo o que você fala em relação a mim espelhe em você primeiro, porque você é essa mulher de garra, você é essa mulher determinada, você é um grande exemplo para nós, na Prefeitura de São Paulo.

É uma das maiores secretárias que o município de São Paulo tem. Já foi secretária da Fazenda e agora é secretária do Desenvolvimento Social. Parabéns, Eunice, pela pessoa que você é, pelo ser humano incrível que você é, pela amiga que você é. Qualquer coisa que eu precise na Secretaria ela corre para atender.

Continue sempre assim, Eunice, você dignifica a cidade e também representa muito bem o prefeito Ricardo Nunes, que também respeita muito a contabilidade. Como o Itamar Borges falou, ele tem sido um grande prefeito em todas as áreas da cidade de São Paulo, mas ele tem atendido principalmente a periferia.

Muita gente da periferia fala: “oi, prefeito da periferia”, reconhece o Ricardo Nunes como o prefeito da periferia, porque ele dá uma atenção. Ele tem melhorado muito a qualidade de vida da periferia, como também de toda a cidade de São Paulo.

Então, ele mandou um abraço aqui também para vocês, a Eunice, a nossa secretária Eunice já o representa muito bem, ela que está hoje à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, depois de ter ficado um bom tempo na Secretaria da Fazenda.

Do Ordine já falei, ele que é o nosso querido presidente. Do Donizete também já falei, que é o vice-presidente profissional do CFC, Conselho Federal da Contabilidade. Tudo o que você fez de maravilhoso no CFC de São Paulo você está agora dando continuidade no CFC.

O Alexandre Sanches Garcia, que é o presidente da Academia Paulista de Contabilidade e Entidades Congraçadas. O Alexandre já tem feito um excelente trabalho, por isso que ele foi alçado a presidente da Academia, substituindo o nosso querido Domingos Chiomento, que fez renascer a Academia de Contabilidade, fez renascer a Academia, valorizou a Academia e, hoje, quem está dando continuidade a esse lindo trabalho é o nosso querido Alexandre Sanches Garcia.

E o Reinaldo, que hoje é o vice-presidente da Fenacon, que está hoje representando o presidente Daniel Coêlho, que foi presidente do Sescon também, um excelente presidente. Acompanhei todo o seu trabalho, Reinaldo.

Você realmente dignificou muito o Sescon, que hoje dá continuidade o nosso querido amigo Baptistão, que tem sido um excelente presidente. Cumprimento o Baptistão, em nome de quem eu cumprimento toda a diretoria do Sescon, que tem feito um excelente trabalho à frente da contabilidade na cidade de São Paulo.

Então, é uma honra muito grande a gente estar aqui hoje participando desta sessão solene. Já fizemos a primeira comemoração do Dia do Profissional da Contabilidade na Câmara Municipal de São Paulo, acho que dia 4 de abril, dia 5 de abril, fizemos a primeira comemoração.

E é sempre assim, começamos na Câmara e continuamos aqui na Assembleia para que seja mais forte ainda este grande dia, que é o Dia do Profissional da Contabilidade. Celebramos a dedicação, a expertise e o compromisso incansável desses homens e mulheres que garantem a organização, a transparência e o desenvolvimento econômico do nosso País, em especial do nosso estado e da nossa querida cidade de São Paulo.

Ser contador vai além de números e cálculos, é ser guardião da informação, é ser parceiro estratégico de empresas e instituições, é um agente fundamental na construção de um futuro mais próximo para todos. Em todo o mundo, cada vez mais complexo e globalizado, a contabilidade se torna cada vez mais essencial.

Os profissionais da contabilidade dominam o universo de leis, normas, regulamentações, garantindo que as empresas e o governo operem em conformidade, contribuindo para a justiça fiscal e a saúde das finanças públicas. No estado de São Paulo, a importância da classe contábil se destaca ainda mais.

Somos a carga de um dos maiores parques industriais do País, onde milhares de empresas dependem da expertise dos contadores para navegar pelas complexas leis fiscais e tributárias. Na cidade de São Paulo, em especial, a classe contábil é peça fundamental para o desenvolvimento do nosso pujante centro financeiro e comercial.

Mas, como diz o ditado popular, nem tudo são flores. Sabemos que a profissão contábil também enfrenta muitos desafios. As constantes mudanças nas leis e normas exigem a atualização constante e a carga de trabalho, especialmente no período de declaração de imposto de renda, pode ser extenuante.

Eu sei, porque já participei desse período muitos e muitos anos, que eu trabalhava com meus irmãos na “orçagem” e contabilidade. Nesse período de imposto de renda, o trabalho é dobrado - não tem sábado, não tem domingo, não tem feriado, não tem noite.

Ainda falando em declaração de imposto de renda, quem aqui está com o cabelo em pé por causa disso? Está todo mundo com o cabelo em pé por causa disso.

Sei que não estou sozinha falando isso, todo mundo está pensando como eu. Realmente é um período bastante extenuante. Mas, mesmo em meio a esses desafios, os profissionais da contabilidade se reinventam a cada dia, se adaptam e se superam a cada dia, sempre com o compromisso de servir com ética, profissionalismo e excelência.

Por isso, nesta data tão especial, quero agradecer e homenagear cada um dos contadores que constrói o futuro do nosso País no estado, na cidade e no Brasil. Agradeço a dedicação, a competência e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e muito próspera.

Que este dia sirva para lembrarmos a todos da importância da contabilidade, e para que possamos continuar trabalhando juntos para fortalecer a classe e garantir que os profissionais da área recebam o reconhecimento e a valorização que tanto merecem.

Muito obrigada.

E viva o profissional da contabilidade, viva! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado à nobre vereadora da capital, Edir Sales. Já foi parlamentar também nesta Casa. Muito obrigado.

Com a palavra, a seguir, o presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO - Boa noite a todos. Queria cumprimentar o deputado Itamar Borges, parceiro dos profissionais contábeis e do empreendedorismo. Cumprimentar também a vereadora Edir Sales, vereadora dos contadores - é assim que a gente denomina a vereadora Edir Sales; a secretária Eunice Prudente. Obrigado pela presença e pelo trabalho, viu, secretária.

Cumprimentar os ex-presidentes, em nome do nosso querido Serafim Abrantes, todos os nossos ex-presidentes, e a entidade congraçada em nome do Alexandre, que já aqui nos falou um pouco sobre a profissão contável.

Bom, é com imensa alegria que nos reunimos novamente nesta Casa para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade. Nosso encontro anual já se tornou um símbolo da parceria entre os contadores e o Legislativo de São Paulo.

Neste ano, comemoramos a 13ª edição desta honrosa tradição, que nos oferece a oportunidade de reafirmar nosso compromisso mútuo em fomentar um ambiente de negócios saudável e equitativo em todo o nosso estado.

Quero expressar nossa profunda gratidão ao deputado Itamar Borges, cujo apoio ao empreendedorismo e à contabilidade ao longo de mais de uma década tem sido fundamental. Também não posso deixar de lembrar de duas figuras importantes da contabilidade que nos deixaram recentemente: nosso querido ex-presidente do Sescon, Adauto César de Castro; e o saudoso ex-presidente do CRC, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

Senhoras e senhores, nos últimos anos, sob a égide da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, presidida pelo deputado Itamar Borges, e da qual o Sescon São Paulo orgulhosamente ocupa secretaria e executiva, alcançamos progressos importantes, como o início do processo de extinção da GIA no estado de São Paulo e a elaboração da carta do empreendedorismo, um instrumento que nos permitiu apresentar ao governador e aos secretários de Estado nossas propostas para melhorar o ambiente de negócios e contribuir para a sua realização.

Em 2024, temos outra grande missão: as eleições municipais. Já estamos mobilizados para o debate sobre as políticas públicas eficazes voltadas para o aprimoramento do ambiente de negócios.

Elaboramos um guia, fruto das contribuições e do compartilhamento pelo Sescon, Sebrae, pelas entidades contábeis e pelas organizações do empreendedorismo que compõem a frente parlamentar.

Nossa experiência coletiva adquirida através do contato direto com os empreendedores e do entendimento de suas necessidades e desafios nos capacita a propor políticas públicas e práticas administrativas que realmente atendam às suas demandas.

A proximidade geográfica e comunitária das cidades reforça a importância de a administração municipal estar próxima e atenta às necessidades dos pequenos e médios negócios. Por isso, entregaremos esse documento aos candidatos a prefeito nas próximas eleições, e mais uma vez integraremos esse importante debate.

Aqui faço um adendo para saudar a nossa vereadora da contabilidade, Edir Sales, que traz no seu DNA o carinho pela contabilidade, além de ser uma representante no Legislativo municipal da mulher empreendedora. Obrigado, vereadora.

Recentemente, celebramos uma conquista aguardada por todos nós por mais de 30 anos: a aprovação da reforma tributária. É sem dúvidas um momento histórico que merece ser celebrado, pois abre caminhos para um sistema fiscal mais justo, eficiente, transparente e com maior segurança jurídica.

Estamos otimistas e acreditamos que esses objetivos serão alcançados. Contudo, devemos também nos preparar para os desafios substanciais que virão com a regulamentação desse novo texto legal e o longo período de transição de um regime tributário para o outro.

Acho que esse momento de discutir a regulamentação talvez seja tão ou mais importante que a aprovação da própria reforma tributária. Nós, contadores, devemos nos fazer presentes, dar as nossas sugestões, participar dessas decisões, porque isso vai interferir na nossa vida por todos os anos daqui para frente.

A implementação de uma reforma dessa magnitude é um processo complexo que exigirá adaptação cuidadosa, planejamento e colaboração entre todas as partes interessadas.

Mais uma vez, o empresário contável e o contador se colocam no papel de orientadores e consultores das empresas brasileiras. A grande mobilização que estamos fazendo para eliminar a retenção de tributos sobre a prestação de serviços também é importantíssima.

Se o objetivo principal é simplificar, desburocratizar e modernizar o Brasil, não há justificativa para manter uma prática que se tornou obsoleta diante dos avanços do aparelhamento fiscal e que hoje representa um obstáculo significativo para as relações empresariais e comerciais.

Temos atuado intensamente, dialogando com a Receita Federal, tanto em Brasília quanto em São Paulo, além de interagir com parlamentares e membros do Executivo para evidenciar os prejuízos que essas retenções de impostos impõem ao empreendedorismo, elevando o “Custo Brasil”, reduzindo a competitividade e tornando o ambiente de negócios menos atrativo para os investidores, afetando negativamente a dinâmica econômica do País.

Não posso deixar de destacar aqui a importância da parceria e união das entidades contábeis de São Paulo e das entidades nacionais - Fenacon, CFC e Bracon - que serão homenageadas nesta noite, em todas essas causas.

Estamos sempre lado a lado, atuando sem vaidades, pelos mesmos objetivos, que são a valorização da contabilidade e a melhoria do ambiente empreendedor e da justiça social.

Faço aqui um adendo para demonstrar nosso apoio a toda a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior catástrofe natural de sua história. O contador tem o compromisso com o desenvolvimento econômico do nosso País, mas também com a justiça social e o apoio humanitário em momentos de necessidade.

Como dito, a união da classe contábil ultrapassa barreiras dos estados e estamos junto das entidades contábeis do Sul na arrecadação de recursos financeiros para o auxílio das famílias afetadas e nosso apoio aos contadores daquele estado.

Convido a todos os presentes a se juntarem a nós nessa causa, reafirmando esse nosso compromisso. Acessem o site do Sescon e das entidades contábeis e saiba como proceder para ajudar.

Hoje é também um dia de gratidão e reconhecimento, e também um dia de imensa honra para homenagearmos personalidades que têm feito a diferença na contabilidade e no empreendedorismo.

A Medalha Presidente Annibal de Freitas será entregue a dois excepcionais colegas que representam o espírito de dedicação e excelência. Neste ano especial, em que o Sescon comemora 75 anos de existência, gostaria de destacar as inestimáveis contribuições dos homenageados com a Medalha Annibal de Freitas, reconhecendo seu impacto significativo na nossa entidade e na classe contábil.

Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo, é um aliado de longa data da contabilidade. Juntos, conquistamos importantes vitórias que têm sido essenciais para a melhoria do ambiente empreendedor. Sua parceria contínua tem sido um pilar para o nosso progresso. E agradecemos a parceria em todos os momentos, presidente Ordine.

Temos também o privilégio de homenagear José Donizete Valentina, mas valente também. Vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Federal de Contabilidade e ex-presidente do CRC São Paulo, é um grande expoente da nossa classe, cujo trabalho dedicado tem trazido avanços significativos para a contabilidade, tanto de São Paulo quanto do Brasil.

Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a presença dos amigos da Associação Comercial de São Paulo, da Fenacon, do CFC e das outras entidades estaduais e nacionais da contabilidade e do empreendedorismo.

Quero agradecer também à nossa abnegada diretoria do Sescon e da Aescon, que trabalham com afinco e determinação pela entidade. Se os trabalhos acontecem, é graças ao empenho dessa diretoria. Obrigado a cada um de vocês.

Por fim, destaco aqui que este evento não se resume apenas à celebração de nossas conquistas, mas também é o reconhecimento do papel fundamental que os mais de meio milhão de contadores desempenham no Brasil. Somos facilitadores, estrategistas e, acima de tudo, parceiros essenciais do desenvolvimento econômico e social do nosso País.

Agradeço a todos que estão presentes aqui hoje; aos que nos acompanham de casa; e, especialmente, ao deputado Itamar Borges e seus pares nesta Casa. Obrigado, deputado, por seu apoio e reconhecimento da importância da nossa profissão. Juntos, estamos construindo um futuro promissor e justo, não apenas contabilizando números, mas sim semeando as bases para um São Paulo e um Brasil cada vez mais prósperos.

Muito obrigado e uma excelente noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Palavras do presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão. Senhoras e senhores, nós faremos agora a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas. Medalha criada pelo Decreto estadual nº 52.068, de 2007, idealizada pelo Sescon e pela Aescon São Paulo.

A Medalha Presidente Annibal de Freitas tem como objetivo reconhecer o talento, a dedicação e as conquistas de renomados profissionais e de personalidades que fazem a diferença para o nosso setor contábil e também para o empreendedorismo.

Annibal de Freitas foi presidente do Sescon por cinco mandatos, da Aescon por três gestões, e o primeiro presidente da Federação Nacional das Empresas e Serviços Contábeis, a Fenacon.

O primeiro homenageado da noite é Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo. (Palmas.) É advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em direito tributário pela Universidade de São Paulo e pela Cornell University, Estados Unidos.

É o atual presidente eleito da Associação Comercial de São Paulo, gestão 2023-2026. Também é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, a Facesp; presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial; conselheiro da Jucesp, do Sebrae e da Boa Vista S.A..

Membro do Conselho Superior de Direito e do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomercio de São Paulo e também do Instituto Brasileiro de Direito Tributário. É autor de vários livros. Foi presidente do Rotary Club de São Paulo, na Liberdade; vice-presidente da Associação Viva o Centro.

Desde 2001, está na Associação Comercial, onde atuou em diversos cargos: diretor-superintendente, vice-presidente, primeiro vice-presidente e membro vitalício do Conselho Deliberativo, gestões 2013 até 2023.

Neste momento, as autoridades já estão aí à frente. Presidente do Sescon e da Aescon, Carlos Roberto Baptistão, junto ao deputado Itamar Borges, demais autoridades, para que façam a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas a Roberto Mateus Ordine. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas.

 

* * *

 

Agraciado com a medalha neste momento. A seguir, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, fará o seu pronunciamento.

Por favor, presidente.

 

O SR. ROBERTO MATEUS ORDINE - Boa noite a todos. É com muita alegria e uma honra muito grande estar aqui hoje recebendo esta homenagem, muito mais pela generosidade dos meus amigos do que qualquer mérito. Mas eu quero cumprimentar o presidente da Mesa, nosso querido companheiro deputado Itamar Borges, com quem participamos de alguns eventos desde o início da sua frente parlamentar.

Quero cumprimentar também a nossa querida vereadora Edir Sales, que há muitos anos está conosco em várias batalhas lá na associação. Inclusive, ela estava me dizendo agora: “eu esqueci de falar da campanha do agasalho”, que esta semana foi lançada na associação pela Cemec, da qual ela é uma ilustre participante.

Quero cumprimentar a secretária Prudente. Eunice Prudente, que tive o prazer de conhecer nesta noite e sei do seu trabalho à frente da secretaria; cumprimentar o nosso companheiro homenageado, José Donizete Valentina, que já conhecemos há algum tempo no trabalho.

E deixei por último o meu caro, Carlos Alberto Baptistão, que nos trouxe a notícia desta homenagem que estamos recebendo hoje, e eu agradeço muito a parceria da Sescon, do nosso presidente cumprimentando a todas as demais autoridades aqui presentes.

Lembrando do meu querido Serafim, foi citado como representante de todos os ex-presidentes. Quero cumprimentar também as demais autoridades, os meus amigos Paulo Schoueri todos os demais. Eu não vou citar o nome de todos, porque senão vou esquecer de alguém e isso fica muito ruim.

Dizer o seguinte, que é sempre gostoso a gente receber uma homenagem. E eu não vou deixar de dizer que realmente estou feliz por isto, mas o importante é lembrar de que esta homenagem do Annibal Freitas, a quem eu tive o privilégio de conhecer pessoalmente, quando vivo, em várias jornadas na área da contabilidade, porque sou um antigo participante.

Embora não seja contador, sempre vivi no meio tributário, meio fiscal, e convivi muito, desde do tempo... Eu não canso de dizer em que o Sescon tinha um nome enorme: Sindicato das Perícias, Empresas Contáveis... E que eu nunca consegui decorar. Mas que eu não esqueci o primeiro presidente que conheci na época, que era Hatiro Shimomoto, e de lá para frente acompanham todos os anos em todas as festas.

Dizer que o Annibal de Freitas um exemplo da profissão... e que certamente, assim como o meu pai, que está do outro lado, que também era da contabilidade, setor contábil. E ele, com o meu tio, sempre operaram nessa área, apesar de empreendedores em outros campos, mas nunca deixaram de cumprir o seu trabalho na sua tarefa importante da contabilidade.

Convivi muito com o professor... Vários professores, companheiros no sindicato e o Roque Jacinto, uma vez acompanhando em uma formatura de contabilidade, começou a saudação dele dizendo que o contador deveria se sentar ao lado do presidente da empresa, à frente do negócio, porque realmente este é o lugar do contador, pela importância do seu trabalho em uma empresa.

E hoje as pequenas empresas dependem 99% do trabalho do seu contador. Não fosse ele à frente do trabalho, ajudando a empresa, certamente eles não conseguiriam ter o sucesso que têm.

Portanto, é uma profissão louvável e com todo o mérito é o Dia do Contador, que é 25 de abril, em que eu tive participando lá no Sescon e recebi a agradável notícia da homenagem - que eu agradeço mais uma vez, Baptistão, pela gentileza.

Isso posto, resta agradecer, cumprimentar a todos vocês; desejar, como disse a nossa vereadora, que a contabilidade continue com o seu trabalho, que os contadores continuem ajudando o progresso deste País e que Deus nos abençoe a todos.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Parabéns ao presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, agraciado neste momento com a homenagem. Parabéns.

A seguir, o próximo homenageado da noite é José Donizete Valentina. (Palmas.) É o bacharel em ciências contábeis e mestre em educação pela PUC de Campinas, diretor da Lynx Consultoria e Assessoria Contábil e Empresarial, parecerista técnico de processos judiciais, possuindo o registro do cadastro nacional de auditores independentes, MBA em Liderança Contábil e Financeira pela Anderson University.

 Participou de diversos treinamentos e repasses junto ao International Accounting Standards Board-Iasb, quanto ao IFRS das PMEs - as pequenas e microempresas. Também, em 2017 e 2018, participou da Conferência da ONU em Genebra, na Suíça, quanto à implantação do Relato Integrado.

Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, na gestão 20 e 21; vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), gestão 21 e 23.

É vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, gestão 21-23 e 24-25; membro da Comissão de Educação Continuada da AIC - Associação Interamericana de Contabilidade, gestão 24-25.

Também é membro honorário da Academia Norte-Rio-Grandense de Contabilidade e autor de vários livros. Recebeu o título de personalidade do ano, em 2021, pela Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, por ocasião do seu 74º ano de fundação.

Neste momento, então, recebe a Medalha Presidente Annibal de Freitas o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina. (Palmas.)

A seguir, dirige-se à tribuna para fazer uso da palavra o homenageado com a Medalha Presidente Annibal de Freitas, José Donizete Valentina.

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ DONIZETE VALENTINA - Senhoras e senhores, boa noite. Olha, eu não estou acostumado a receber medalhas, então vou pedir um pouco de paciência, porque ainda sou novo nessa função. Então, vamos lá.

Primeiramente, quero saudar todas as autoridades já nominadas pelo Cerimonial através do meu querido amigo, deputado Itamar Borges, alguém que representa não só o lado bom da política, mas também um grande amigo da profissão contábil, um grande amigo do estado de São Paulo. Realmente tenho orgulho de estar aqui e ser amigo dessa pessoa, que também é proponente desta homenagem, pela que serei eternamente grato.

Saudar todas as entidades congraçadas da contabilidade, hoje aqui representadas pelo presidente da Academia Paulista de Contabilidade, meu querido amigo, presidente Alexandre Sanches Garcia. Em nome dele, quero saudar todas as entidades congraçadas.

Saudar todos os profissionais da contabilidade e todos os demais presentes nesta solenidade através do presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia. Joãozinho, meus parabéns. Em seu nome, saudar os 527 mil profissionais do Brasil, porque hoje é dia deles, e os 150 mil do estado de São Paulo.

Pessoal, não posso deixar de agradecer a Deus, é óbvio. Sem ele, não estaríamos aqui, e a benção que temos de estar bem. Agradeço aos meus pais, que me ensinaram o caminho para poder ser alguém de bem na vida. Mas, pessoal, existe uma máxima que diz o seguinte, que não vence somente aquele que nunca cai; vence aquele que mais se levanta.

Então, hoje tenho que agradecer às pessoas que muito me ajudaram a me levantar todas as vezes em que caí, no dia a dia; que, quando tenho uma série de dificuldades, me dão as mãos e me ajudam.

Quero agradecer à minha esposa, a Suzeli, e à minha filha, Lorena. Acho que são as duas mulheres da minha vida, com as quais tenho que dividir esta medalha, porque sem elas eu não estaria aqui. (Palmas.) Não quero ser hipócrita. Se vocês pudessem ficar de pé, por favor, as duas ficarem de pé, por favor. Acho que agora vocês podem aplaudir. (Palmas.)

Obrigado.

E dizer que, realmente, se estou aqui hoje, eu devo muito a vocês. Como devo aos meus pais, devo a vocês. Amo muito vocês duas. Muito obrigado. E que fique registrado neste dia de hoje: eu não chorei, hein? Vamos lá.

Pessoal, quando meu querido amigo, presidente do Sescon, Carlos Alberto Baptistão, me surpreendeu com a notícia de que fui escolhido para receber a Medalha Presidente Aníbal de Freitas juntamente do colega que já conheço há longa data - meu querido Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo, também hoje aqui homenageado -, fiquei muito feliz, muito feliz por meu nome ter sido indicado, até porque eu sei da importância que tem esta homenagem e você ser indicado para recebê-la, do sentido que isso tem.

Então, para mim, hoje, quero deixar registrado aqui o meu sentimento de gratidão a vocês, Baptistão, ao pessoal das entidades que indicaram meu nome. Sou muito grato mesmo.

Olha, eu tive a minha trajetória... Saí lá da cidade de Campinas. Sou de Campinas, por mais bullying que eu sofra, sou de Campinas, saí de Campinas, no interior de São Paulo.

Fui indicado, eu estava no Sindicato dos Contabilistas de Campinas. Comecei o trabalho no sindicato e fui indicado para compor, como conselheiro, o Conselho de Contabilidade do Estado de São Paulo. Por oito anos, tive essa oportunidade de ser conselheiro; depois, mais seis anos como vice-presidente.

Passei por várias pastas do conselho e fui indicado para a vice-presidência. Tive a grande honra de ser o presidente no estado de São Paulo, do Conselho Regional do Estado de São Paulo. Eu acho uma grande honra. Peguei a época da Covid, mas estive lá e sou muito grato por tudo isso.

Em 2022, fui indicado para representar o estado de São Paulo junto ao Conselho Federal de Contabilidade. Foi algo assim meio inusitado. Cheguei ao Conselho Federal de Contabilidade e fui recebido de braços abertos pelo presidente Aécio Dantas, que não pôde estar aqui hoje, mas é uma pessoa que me apoiou muito.

Mas alguém muito especial que esteve lá no primeiro dia em que cheguei e que hoje veio aqui... Eu sei da agenda dessa pessoa e, para estar aqui hoje, é realmente porque ele sabe ser leal e ser amigo, que é meu vice-presidente, Joaquim Bezerra.

O Joaquim, para quem não conhece, é o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica, esse nome chique, mas que demonstra uma palavra chamada “governança”.

Ele teve a missão de trazer para dentro do Conselho Federal de Contabilidade e para todos os conselhos do Brasil o que seria uma gestão de excelência. Nós somos modelo para o Brasil, para todas as entidades, para todos os órgãos de classe, e ele é um dos precursores, que trouxe essa ideia lá para dentro, além de ser um grande poeta.

Hoje ele não nos honrou... Além de ser um grande orador... porque ele é do Piauí, também mora aqui em São Paulo, então a gente diz que ele é “piaulistano”, e ele também, além de ser um grande orador, ele é um grande poeta.

Hoje ele não nos saudou com um poema, mas deixo registrado aqui, meu querido Joaquim: você é o cara. Você é amigo, é leal, é aquele que vive o bom exemplo, aquele que faz a gente sentir no coração o orgulho de estar lá.

Cheguei ao Conselho Federal de Contabilidade e fui recebido de braços abertos. Uma pessoa que lutou pelos meus projetos. Muito do que ele falou aqui que nós fizemos, a Resolução CNE nº 01, que aprova as novas diretrizes curriculares nacionais, essa pessoa teve uma articulação política gigantesca.

Ele é muito humilde, mas é um conjunto de pessoas trabalhando por um único ideal e sem ganhar nada por isso. Ganhando, é óbvio, a oportunidade de estar lá, mas financeiramente, não. Então, é algo que faz a gente ter orgulho de fazer e estar perto de pessoas como essas. Isso, para mim, é uma das maiores conquistas que eu tive.

Durante toda a minha trajetória, sempre busquei fazer a diferença, fazer o meu melhor e honrar, para que eu pudesse estar trazendo algo de bom. Então, eu não posso reclamar.

Quando eu saí lá do interior e vim aqui para São Paulo, as entidades congraçadas me acolheram. Hoje eu tenho grandes amigos aqui, mas grandes amigos mesmo aqui em São Paulo; é como se fosse minha segunda casa.

E eu só cheguei aonde cheguei graças a esse acolhimento que eu tenho aqui em São Paulo. São pessoas incríveis, eu teria que citar o nome de todo mundo, até os que não estão, os que já partiram. E eu sou muito grato a todos.

Da mesma forma como eu fui acolhido para chegar lá em Brasília e ser acolhido... mas aqui, a minha casa, eu tenho que ser grato, porque para representar um estado como São Paulo, que é grandioso e é representativo em todo o Brasil - tanto do lado humano, mas principalmente no lado financeiro -, eu tenho que ter realmente muita responsabilidade em fazer o que eu faço. Eu vejo a profissão contábil...

Hoje, nós estamos aqui também homenageando o Dia do Contador, do Contabilista, o dia 25. Nós temos também que lembrar que hoje nós vivemos em um ambiente que ainda é muito difícil para a profissão.

Então nós vemos assim: o pessoal da contabilidade, hoje, como o presidente Baptistão falou, está vivendo a reforma tributária, está vivendo aí uma série de desafios, obrigações acessórias.

Então, estamos em um País onde nós somos expoentes, somos referência em como você vai falar em norma de contabilidade. Eu já tive a oportunidade de sentar, como participante, junto da Comitiva Brasileira na ONU, tudo mais. E eu vejo como o Brasil recebeu os congressos mundiais, sempre como o Brasil é referência.

Agora, com a edição das normas de sustentabilidade, o Brasil é referência. Mas internamente, no Brasil, ainda sofremos. Ainda temos excesso de obrigação acessória, ainda temos uma trajetória para ser cumprida. A profissão contábil é uma profissão desgastante, que exige muita dedicação.

Hoje nós buscamos, na tecnologia, solução para tempo. Ninguém mais tem tempo. E a própria tecnologia acaba também sendo um problema, muitas vezes. Então, nós vivemos um momento em que nós temos realmente que reconhecer essa profissão, porque é uma profissão de pessoas resilientes, é uma profissão de pessoas dedicadas, é uma profissão de pessoas obstinadas. Por isso que o dia de hoje tem que ser lembrado com muito orgulho.

E quando nós falamos do presidente Annibal de Freitas, do qual eu estou recebendo esta honraria, é lembrar o presidente, uma pessoa que foi um expoente; foi, vamos dizer assim, uma referência, uma boa referência, uma luz, aquilo que mostra o que há de melhor da profissão.

E receber esta homenagem faz com que a gente se sinta um pouco dele. Ser uma referência, ser uma referência em um País com 527 mil profissionais em contabilidade, ser uma referência onde nós precisamos de boas referências me dá muito orgulho, me dá muita, vamos dizer assim, gratidão. Muita gratidão mesmo.

Somos privilegiados. A gente tem que, como foi dito, ser solidário com todos os que sofrem. Estamos aí passando por esse momento que nós nunca tivemos, praticamente, na história moderna, de um estado sofrer o que está sofrendo o estado do Rio Grande do Sul.

E nossos profissionais da contabilidade também, que estão lá sendo afetados, como todos. Então, aqui também uma homenagem, uma solidariedade a eles. Temos que também fazer as nossas doações.

Encerrando, pessoal, só deixar uma fala, de coração: o fruto não se faz por si só. O fruto não nasce do próprio fruto. Hoje eu estou aqui colhendo um fruto. E, por esse fruto, eu tenho que agradecer à árvore de onde eu venho.

Essa árvore de onde eu venho é uma árvore com tronco forte, raízes, um solo fértil. Isso é minha família; isso são as entidades de São Paulo; é o estado de São Paulo; são todas aquelas pessoas que contribuíram, me deram o que eu precisei para chegar até aqui. Eu sei que eu fiz a minha parte, mas eu sei também dar valor a tudo o que eu recebi.

Então, só posso dizer a todos vocês, de coração: muito obrigado.

E que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Palavras do vice-presidente de desenvolvimento profissional do CFC, Conselho Federal de Contabilidade, José Donizete Valentina, agraciado com a Medalha Presidente Annibal de Freitas.

As autoridades agora vão novamente para a parte de baixo, para que possamos, neste momento, dar início à entrega das homenagens pelo deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, acompanhado pelas autoridades da Mesa, que neste momento o acompanham.

A entrega será na parte de baixo; os homenageados, assim que forem chamados, por favor se dirijam para receber as respectivas medalhas. A primeira homenagem será entregue ao Conselho Federal de Contabilidade, na figura do presidente Aécio Prado Dantas Júnior, aqui representado pelo presidente da Câmara de Governança em Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Já se encaminhando para receber a medalha neste momento o presidente da Câmara de Governança em Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho. Todos vão receber. Já vão se perfilando aqui à frente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A seguir, é a Fenacon, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, na figura do presidente Daniel Coêlho, aqui representado pelo vice-presidente institucional da Fenacon, Reynaldo Lima Junior. (Palmas.)

Reynaldo já chegando aqui para receber a homenagem nobre do presidente Daniel Coêlho.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A seguir, será o Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ibracon Nacional, na figura do presidente Sebastian Yoshizato Soares. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Logo em seguida, será o nosso CRC São Paulo. CRC São Paulo, Conselho Regional de Contabilidade. Chamamos o presidente João Carlos Castilho Garcia a seguir. Por favor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Logo em seguida será a Fecontesp. Parabéns ao presidente Sebastian Yoshizato Soares, pelo Ibracon nacional. (Palmas.) Agora já chegando aqui o CRC São Paulo, presidente João Carlos Castilho Garcia. Em seguida a Fecontesp.

Presidente João Carlos Castilho Garcia recebe a homenagem neste momento. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A seguir, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Fecontesp, já chegando aqui o presidente, José Heleno Mariano. Por favor, presidente. Nossa Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo. Logo após será o Ibracon, 5ª Seção Regional. Parabéns ao presidente José Heleno Mariano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A seguir, Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, 5ª Seção Regional, na figura da presidente Viviene de Paula Rosa Alves Bauer. Ibracon, 5ª Seção Regional, vai receber a homenagem. Logo após será o Sindcont. (Palmas.)

Recebe a homenagem, neste momento, a presidente Viviene de Paula Rosa Alves Bauer.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A seguir, o Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Chamamos o presidente Claudinei Tonon. Por favor. Logo após será a Apejesp.

Presidente Claudinei Tonon, também homenageado neste momento pelo Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A seguir, a nossa Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Apejesp. Chamamos a presidente Suely Gualano Bossa Serrati. Por favor.

Presidente Suely já chegando aqui para receber a homenagem, pela nossa Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Parabéns, Apejesp, e à presidente Suely. Queremos registrar que o presidente da Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, presidente da Regional São Paulo, Carlos Aragaki, não pôde estar presente.

A homenagem será encaminhada pela organização deste evento, Sescon e Aescon São Paulo, e também pela assessoria do deputado Itamar Borges. Parabéns também a seguir à Anefac. Vamos agora à APC, Academia Paulista de Contabilidade, na figura do presidente Alexandre Sanchez Garcia. (Palmas.)

Logo após, encerrando, será o Sescon São Paulo. Academia Paulista de Contabilidade, presidente que falou, em nome das entidades congraçadas, Alexandre Sanchez Garcia.

 

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Agora, Sescon São Paulo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo. Também a Aescon São Paulo. (Palmas.)

Presidente Carlos Alberto Baptistão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Neste momento, as entidades congraçadas da contabilidade farão a entrega de uma placa de homenagem ao deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, por toda a parceria e apoio à classe contábil. Já chegando aqui a homenagem, será entregue ao presidente Baptistão.

Em seguida, entregará ao deputado Itamar Borges, pela parceria e também pelo apoio à classe contábil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Homenagens entregues. A seguir, será passado o microfone ao deputado Itamar Borges. Ah, vai retornar? Vamos fazer a foto com todos lá. Isso mesmo. Representantes, vão lá à frente, fazer uma foto conjunta.

Representantes do CFC, da Fenacon, do Ibracon nacional, CRC São Paulo, Fecontesp, Ibracon 5ª Seção Regional, Sindcont São Paulo, Apejesp, APC, Sescon e Aescon.

Vamos à foto ali, o pessoal já está se organizando. Quanto mais ao centro puderem ficar, melhor, por favor. Pessoal da foto, como é que está o enquadramento? Está ok? Está ok o enquadramento.

Agora sim, vamos lá, atenção, todos com as homenagens. A foto do deputado. Ao vivo é muito melhor. Vamos lá. O enquadramento já está perfeito. Todos com as suas respectivas homenagens. Capricha que essa vai para a capa. Vamos lá. Valendo. Mais uma, mais uma, mais uma, ok.

Parabéns a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

A seguir, retoma a palavra ao deputado Itamar Borges para o encerramento desta sessão solene.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Por sugestão do nosso presidente Baptistão, para ser objetivo e que todos possam se dirigir ao coquetel, que será aqui no fundo, só saindo aqui pelos dois corredores, já cai na sala do coquetel... Mas antes, formalmente, temos que encerrar a sessão.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradecemos às autoridades, à minha equipe, à equipe do Sescon, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, do serviço de ata, do Cerimonial da Casa, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com a sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade. Convidamos a todos para o coquetel que será oferecido no Salão dos Espelhos.

Está encerrada esta solenidade.

Muito boa noite a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 54 minutos.

 

* * *