20 DE SETEMBRO DE 2023

33ª SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SECRETÁRIO ESTADUAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS GILBERTO KASSAB

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO

        

RESUMO

        

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para realizar a "Entrega do Colar de Honra ao Mérito ao Sr. Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais", por solicitação do deputado Paulo Correa Jr. Convida todos a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Corporação Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        

2 - EDIR SALES

Vereadora de São Paulo, faz pronunciamento.

        

3 - FLORISVALDO FIORENTINO

Defensor público-geral do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

4 - MARCELO BRANCO

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, faz pronunciamento.

        

5 - CORONEL HELENA

Secretária de Esportes, faz pronunciamento.

        

6 - KAYO AMADO

Prefeito de São Vicente, representando todos os prefeitos e vereadores em mandato, faz pronunciamento.

        

7 - MÁRIO LUIZ SARRUBBO

Procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

8 - PAULO CORREA JR

Deputado estadual e proponente desta sessão, faz pronunciamento.

        

9 - ENIO TATTO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

10 - ALEX MADUREIRA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

11 - ANA PERUGINI

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

12 - HELINHO ZANATTA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

13 - ROGÉRIO SANTOS

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

14 - LUCAS BOVE

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

15 - FABIANA BARROSO

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

16 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

17 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

18 - EDNA MACEDO

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

19 - DANI ALONSO

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

20 - LEONARDO SIQUEIRA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

21 - DELEGADA GRACIELA

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

22 - BARROS MUNHOZ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

23 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Faz leitura de texto sobre o colar de honra ao mérito. Lê currículo do homenageado, Sr. Gilberto Kassab. Faz a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Internacionais.

        

24 - GILBERTO KASSAB

Secretário estadual de Governo e Relações Internacionais, homenageado, faz pronunciamento.

        

25 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Agradece todos os deputados presentes, em especial o deputado Paulo Correa Jr., proponente desta sessão solene. Afirma ser esta a sessão solene com a maior participação de deputados. Ressalta as qualidades do homenageado. Diz ser um privilégio trabalhar para fazer diferença na vida das pessoas, com a proposição de políticas públicas. Destaca que Gilberto Kassab dedicou sua vida à política e à servir a população e o próximo. Agradece a Gilberto Kassab. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

                    

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Sr. Gilberto Kassab. Comunicamos aos presentes que a sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convidamos para compor a nossa Mesa Diretora o nosso deputado estadual Paulo Correa Jr, autor da propositura. (Palmas.) Convidamos também o nosso procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Mário Luiz Sarrubbo. (Palmas.) Convidamos a nossa secretária de Esportes, coronel Helena Reis. (Palmas.)

Também o nosso secretário Marcelo Branco, nosso secretário de Habitação. (Palmas.) Nosso defensor-geral, Dr. Florisvaldo Fiorentino, defensor público-geral. (Palmas.) A nossa vereadora, aqui representando todos os vereadores neste momento, nossa vereadora da Capital, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, grande amiga do nosso Gilberto Kassab, nossa vereadora Edir Sales. (Palmas.)

Também a pedido do nosso deputado Paulo Correa, convidamos o nosso prefeito de São Vicente, Kayo Amado, também para estar aqui, representando todos os prefeitos presentes. (Palmas.) E por último, deixamos para compor esta Mesa nosso grande homenageado, nosso amigo, esse grande líder estadual, nacional. Com muita honra chamando para compor esta Mesa, Gilberto Kassab. (Palmas.)

Sob a proteção de Deus, então, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por mim, deputado André do Prado, solicitada pelo deputado Paulo Correa Jr., com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais.

Então, neste momento convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o nosso Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela banda da Corporação Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob regência do maestro subtenente Richard.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado subtenente Richard e toda a corporação da banda da nossa querida, amada, Polícia Militar do Estado de São Paulo. Antes de dar sequência, também quero comentar aqui os nossos deputados estaduais presentes também nesta sessão, começando pelo nosso deputado Barros Munhoz, presente na sessão.

Deputado Valdomiro Lopes, deputado Thiago Auricchio, deputado Agente Danilo Balas, deputada Maria Lúcia Amary, deputada Dani Alonso, deputado Mauro Bragato, deputado Itamar Borges, deputado Carlos Cezar, deputado Rafa Zimbaldi.

Deputado e líder do governo Jorge Wilson, deputado Lucas Bove, deputado Dr. Eduardo Nóbrega, deputada Dra. Graciela, deputado Dr. Olim, deputado Reis, não está aqui, mas eu vi o deputado Enio Tatto.

Deputado Paulo Fiorilo, deputado Sebastião Santos, deputado Leonardo Siqueira, deputado Emídio de Souza, deputada Ana Perugini, deputado Dr. Jorge do Carmo, deputada Fabiana Barroso, deputado Helinho Zanatta, deputado Rogério Santos, deputada Marta Costa.

Eu acho que assim contemplamos a todos os deputados. Deputado Oseias de Madureira, esse grande líder. Todos os Srs. Deputados foram citados, muito obrigado, quórum suficiente para abrir a sessão e aprovarmos aqui o quórum. Isso demonstra o respeito, a gratidão nesta sessão para esse grande líder que é o homenageado, nosso querido Gilberto Kassab.

Está entre nós também o ex-deputado Reinaldo Alguz, sempre deputado e, de maneira especial, cumprimentar também aqui o subprocurador geral de Justiça, Dr. Cosenzo, também presente conosco, e eu solicito ao nosso cerimonial que possa fazer os cumprimentos às demais autoridades presentes para nós darmos sequência então à nossa sessão.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós agradecemos a presença da Dra. Tânia, prefeita de Nova Granada. Adilson Júnior, vereador de Santos. Toninho Salgado, vereador do Guarujá. Tinho, vereador de Cubatão. Anísio Antônio da Silva, vereador de Buritama. Rodolfo Guerra, assessor de Relações Institucionais, neste ato representando o comandante geral do Sudeste, Guido Amin Naves.

O prefeito Kayo Amado, de São Vicente. Amarildo Pereira, vereador de Lagoinha. César Augusto Marques, vereador de Tremembé. Adriano Santos, vereador de Tremembé.

José Eduardo dos Reis, presidente do PSB de São João da Boa Vista. Luís Henrique Ramos, vereador de Roseira. Ângela Protetora, vereadora de Cachoeira Paulista. Anderson Torres, vereador de São José do Barbeiro.

Passo a palavra ao presidente desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Então agora passaremos a palavra, para suas saudações, os componentes da Mesa. Começando, para fazer o uso da sua palavra, nobre vereadora Edir Sales para as suas considerações.

 

A SRA. EDIR SALES - Gente, que responsabilidade, a primeira a falar. É uma alegria muito grande a gente estar aqui com a Assembleia Legislativa, a primeira Casa de Leis, em que iniciei a minha carreira de deputada estadual em 1999. Então, eu estou muito feliz hoje em estar falando nesta mesma tribuna onde eu aprendi muita coisa nesta Casa de Leis, a maior Casa Legislativa Estadual da América Latina.

Quero cumprimentar o presidente, o deputado André do Prado, que é o presidente da Assembleia Legislativa em São Paulo; o nosso grande homenageado, Gilberto Kassab, que sigo carreira com ele desde quando fui deputada, sempre recebendo o apoio dele, deputada estadual, depois vereadora, até hoje nosso grande amigo. Você merece esta homenagem, Kassab, porque você é o maior articulador do Brasil hoje. O maior articulador do Brasil. (Palmas.)

E hoje, como secretário de Governo, ele tem feito um brilhante trabalho juntamente com todas as cidades do interior - o PSD hoje já tem 300 cidades, e ele continua fazendo um trabalho. E ele tem uma articulação com o governo estadual, federal, municipal, com todos. Por isso que ele está hoje onde está, tendo um prestígio muito grande como a maior liderança nacional.

E quando eu cumprimentei o presidente, eu também estou cumprimentando, em nome do presidente, a todos os deputados aqui presentes, em nome do nosso deputado também, Thiago Auricchio, eu cumprimento a todos os deputados aqui presentes.

A Marta Costa, que foi vereadora comigo, minha amiga, minha irmã. Quero cumprimentar também o deputado Paulo Correa Jr. que é o proponente desta homenagem de hoje. Parabéns pela iniciativa deputado, que é o líder do PSD, o melhor partido do Brasil, não é? Fala a verdade, o PSD é o melhor partido do Brasil.

O Marcelo Branco, nosso querido secretário e amigo também de longa data. Marcelo Branco, que hoje é secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A coronel Helena Reis, que é a secretária de Esportes, uma mulher nos representando lá no esporte, parabéns. Dr. Mário Luiz Sarrubbo, que é o procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo. E o Dr. Florisvaldo Fiorentino que é o defensor público-geral. E o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, seja bem-vindo a São Paulo aqui com a gente.

Então, gente, o que eu tenho para falar aqui hoje. Participar de uma homenagem tão importante como esta, dada a uma pessoa tão importante como é o Gilberto Kassab, que foi vereador, deputado estadual, deputado federal, ministro, secretário, e hoje ocupa a pasta que ele ocupa e é o nosso presidente nacional. Ele é uma pessoa conciliadora, uma pessoa que está sempre de bem com todos, porque ele sabe entender cada um.

Nós, vereadores... às vezes, quando a gente tem alguma dúvida, a gente liga para ele. Ele ajuda a gente a pensar, ele nunca determina: “Tem que votar assim ou assado”. Não. Ele sempre ajuda a gente a pensar. Em vários projetos que eu faço na Câmara, sempre também peço a sugestão dele, a orientação dele. É o meu grande mestre, aliás o Kassab é o mestre muita gente.

Por isso que ele está hoje aqui recebendo esta homenagem tão honrosa que é proposta pelo nosso deputado líder do PSD aqui, e agora estou aqui também, para ouvir a todos os nossos colegas. O deputado Penido também, que ali se encontra, nosso grande companheiro também.

É muito bom a gente iniciar uma semana, meio de semana hoje, quarta-feira, lotando aqui o Plenário para homenagear esse grande líder, esse grande ícone, esse grande articulador da política nacional. Parabéns, Kassab, muito obrigada a todos que estão aqui hoje homenageando esse nosso grande líder.

Muito obrigada.

Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, vereadora. (Palmas.) Nós daremos então a palavra para a sequência. As suas considerações, nosso Dr. Florisvaldo Fiorentino, que é o nosso defensor público-geral.

 

O SR. FLORISVALDO FIORENTINO - Bom dia a todos, bom dia a todas. Especialmente aqui saudar o nosso presidente, Exmo. André do Prado. Em seu nome, presidente, saudar a todos os parlamentares desta Casa, também seus servidores.

Saudar aqui o excelentíssimo procurador-geral de Justiça do Estado, amigo Mário Sarrubbo. Em seu nome, para estender aqui os cumprimentos a todos os integrantes do Ministério Público, o amigo também Cosenzo.

Saudar de maneira efusiva aqui, já parabenizar o deputado Paulo Correa Jr., que é líder do PSD e proponente desta importante homenagem hoje. Meus parabéns, deputado Paulo.

E saudar aqui o nosso homenageado, secretário Gilberto Kassab, que é secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais. Saudar a coronel Helena Reis, secretária de Estado dos Esportes. Saudar aqui o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco. Aproveitar também aqui para estender os cumprimentos aos demais secretários presentes, aos representantes do Poder Executivo.

Saudar a vereadora Edir Sales, em seu nome estender os cumprimentos aqui aos integrantes do Poder Legislativo Municipal. E aqui por último saudar o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, e em seu nome saudar todos os prefeitos municipais, enfim, os demais integrantes do Poder Executivo Municipal.

Para mim, é uma imensa honra aqui pela Defensoria Pública de São Paulo, presenteando aqui a instituição nesta homenagem justíssima que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo presta a, sem sombra de dúvidas, uma das pessoas que mais trabalha uma perspectiva que nós valoramos muito, que é a política de coalisão, a política do diálogo. A política daquele que constrói pontes.

E constrói pontes, tive o grato privilégio de acompanhar muitos desses movimentos pessoalmente, uma pessoa dedicada à construção da boa política no sentido de que o diálogo, o entendimento, leva aquilo que é de melhor para a população. Isso em todos os espaços que ocupou.

No Legislativo, esfera estadual, enfim, municipal, federal, ministro de Estado, secretário de Estado. Tenho a honra de ter uma amizade, uma proximidade com você, Gilberto Kassab. E a Assembleia Legislativa, mas não só a Assembleia, todos aqueles que ladeiam aqui as instituições prestando e rendendo essas homenagens mais do que justas.

Desejamos a você, desejo a você que continue nessa caminhada, porque sem sombra de dúvidas a boa política se constrói com diálogo, se constrói com entendimento e com isso nossa população sempre vai ganhar. Parabéns a você, parabéns, deputado Paulo Correa, pela felicidade desta homenagem, parabéns, presidente André do Prado, também, e a todos os parlamentares presentes.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Dando sequência, para as suas considerações, os componentes da Mesa. Com a palavra o nosso secretário de Habitação, Marcelo Branco.

Antes, gostaria também de comunicar aos Srs. Deputados, aqueles que desejarem fazer uma saudação, peço que façam a inscrição já para que nós possamos organizar as falas.

 

O SR. MARCELO BRANCO - Bom dia a todos e a todas. Muito obrigado aqui pela presença aqui na Mesa, esta oportunidade de falar um pouquinho sobre o nosso amigo Gilberto Kassab, queria fazer aí um cumprimento muito especial a ele. Nosso ex-ministro, secretário de Estado.

O deputado André do Prado, pessoa que eu conheci aí recentemente, aprendi a respeitar. Muito obrigado por toda a sua dedicação frente a esta Assembleia Legislativa, particularmente no que diz respeito à nossa pasta de Habitação. Muito obrigado por todo o trabalho.

Paulo Correa Jr., nosso deputado estadual, proponente da solenidade, também grande amigo. Dr. Mário Luiz Sarrubbo, procurador-geral de Justiça. E o nosso subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais, José Carlos Cosenzo; Florisvaldo Fiorentino, defensor público.

Eu queria, a essas três autoridades, fazer um agradecimento também especial pela oportunidade que eles nos têm dado de caminharmos juntos nas soluções, particularmente do acidente que nós tivemos na Vila Sahy, no litoral norte.

Tanto o Ministério Público quanto a Defensoria têm nos auxiliado, nos orientado, de forma que a gente busque o bem comum para aquela região e não caminhar cada um na sua raia.

Então eu quero fazer aqui um agradecimento público ao Dr. Sarrubbo e ao nosso querido Florisvaldo; Coronel Helena Reis, secretária de Estado de Esportes. Vamos rodar este estado aí, coronel Helena, das regiões metropolitanas e fazer com que a sua pasta de Esporte, que já é tão bem-vista e tem trabalhado tanto, possa ampliar o seu trabalho, particularmente nas regiões metropolitanas.

Kayo Amado, prefeito de São Vicente. Muito obrigado, Kayo, por estar representando aqui os demais prefeitos. Nossa deputada, vereadora de São Paulo, Edir Sales, em nome de quem cumprimento os demais vereadores. João Francisco Aprá, secretário-geral do PSD. Cumprimento aqui todos os deputados presentes.

Eu quero fazer uma rápida saudação, na verdade, ao meu amigo e grande político Gilberto Kassab e dar algum depoimento no sentido das vezes em que tive a oportunidade, felizes oportunidades, de trabalhar com ele na Prefeitura de São Paulo, em algum momento, já em outras oportunidades.

O Kassab sempre foi uma pessoa que pensou no bem comum, e a gente pode ver aqui, pela diversidade dos partidos e das ideologias aqui representadas hoje, um reconhecimento dessa vida de um homem público que realmente soube fazer sempre uma união das pessoas, uma união das ideias e chegar sempre em um consenso do possível.

Então esse é o meu testemunho. Nós tivemos oportunidade de trabalhar juntos, jamais o Kassab deu uma ordem a uma secretaria, uma orientação que não fosse olhando para todo o projeto que aquela secretaria apresentou. Essa é a minha experiência com ele.

Então, é uma pessoa que soma. Em todos os postos onde ele já se apresentou ele teve essa grande abertura, essa grande virtude de ser uma pessoa que soma todas as opiniões, e junta essas opiniões em uma opinião do que é possível fazer e contemplando aí a necessidade e as legítimas defesas de posição de cada uma das pessoas, de cada um dos partidos, e principalmente dos técnicos da Prefeitura, do governo do Estado.

Então, faço aqui minha homenagem. É um grande amigo, um homem público que, eu acredito, um dos maiores políticos que este País já viu, e nós só temos aqui a agradecer ao Gilberto Kassab.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Com a palavra, a nossa coronel Helena, secretária de Esportes. Antes, porém, queria registrar também a presença do nosso ex-presidente desta Casa, sempre presidente, Carlão Pignatari, nosso deputado estadual. (Palmas.)

Deputado Gil Diniz, também presente conosco. Meu primeiro vice-presidente, deputado Gilmaci Santos, e o deputado Rafael Saraiva também, nosso deputado presente.

Com a palavra secretária Coronel Helena.

 

A SRA. HELENA DOS SANTOS REIS - Bom dia. É uma grande alegria para mim estar aqui nessa manhã compartilhando esta homenagem ao nosso grande amigo, grande gestor, Gilberto Kassab.

Cumprimento com muito carinho nosso presidente aqui na Assembleia Legislativa, deputado André do Prado. Estendo os cumprimentos a todos os demais parlamentares. Deputada Graciela, em nome da senhora cumprimento todas as parlamentares, também a Dani Alonso.

Em nome do nosso Xerife do Consumidor Jorge Wilson, nosso presidente, líder de Governo, cumprimento toda a família republicana. Quero cumprimentar também o nosso deputado Paulo Correa, que propôs esta sessão muito oportuna. Muito obrigada, parabéns pela iniciativa.

Cumprimento meu amigo, companheiro de secretariado, Marcelo Branco, um parceiro inestimável. Vamos levar arenas esportivas para os nossos conjuntos habitacionais. Promover o esporte nas suas mais diversas formas em todo o estado de São Paulo.

Cumprimento o Dr. Mário Luiz Sarrubbo, parabéns pelo trabalho que vem desempenhando na frente da Procuradoria-Geral de Justiça. O Dr. Florisvaldo Fiorentino, defensor público.

O prefeito Kayo Amado; prefeito, obrigada pela presença. Cumprimento à nossa vereadora, Edir Sales, já estivemos juntas em diversas ocasiões, inclusive já fui homenageada pela senhora. Muito obrigada pela presença. Nossos deputados, deputadas, a todos que se encontram aqui. Coronel Tofanelli, em seu nome cumprimento toda a família policial militar.

Bem, eu conheci Gilberto Kassab quando ele era prefeito da Capital. Na época, trabalhava no Estado Maior da Polícia Militar e tive a oportunidade de estar com ele em alguns eventos. E também naquela época ele, como gestor de visão, visionário que é, colocou, em diversas subprefeituras, oficiais da Polícia Militar. E isso aproximou demais a nossa instituição também aqui da prefeitura do estado de São Paulo.

Um gestor competente, visionário, uma pessoa próxima, que ouve, que nos orienta com a sua experiência, que já passou por todas as esferas de poder. Já foi ministro, vereador, prefeito, e hoje é secretário.

Como secretário, tem mostrado uma liderança inequívoca em diversas esferas, conciliando interesses, dialogando com os municípios, dialogando com a nossa Assembleia, dialogando também com Brasília. Tendo então esse papel fundamental de construir pontes, de vencer obstáculos e de propiciar que executivo, legislativo e todos os poderes caminhem harmonicamente.

Só tenho a agradecer ao senhor, deputado, também nosso secretário, pelo apoio que tenho tido da Secretaria de Governo. Marcos Penido também, que é um amigo, que tem feito essa coalisão dentro do governo, secretaria que tem um papel importantíssimo em todas as políticas públicas, que tem um papel fundamental em orientar e fortalecer as demais pastas.

Então considero que esta oportunidade é muito justa, muito efetiva, e que o senhor merece demais esta homenagem. Que fique então registrado o meu agradecimento, os meus cumprimentos e votos de que o senhor consiga cada vez mais trabalhar em prol da população do estado de São Paulo ao lado do nosso governador Tarcísio de Freitas. Muito obrigada, parabéns mais uma vez.

O meu abraço e meus votos de muito sucesso ao longo da sua jornada.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Dando sequência então, com a palavra o nosso prefeito de São Vicente, Kayo Amado, que representará aqui, neste momento, todos os prefeitos e vereadores em mandato.

 

O SR. KAYO AMADO - Bom dia a todos. É um prazer estar aqui neste dia especial de homenagem ao secretário de Governo, Gilberto Kassab. Vou dispensar o cumprimento de todas as autoridades, porque são muitas aqui. Então, na figura do nosso presidente da Assembleia, deputado André do Prado, cumprimento a toda a Mesa; e, em nome também do nosso deputado Paulo Correa, cumprimento todos os deputados aqui presentes.

É uma responsabilidade imensa representar aqui uma fala dos chefes do Poder Executivo Municipal. Mas trazer aqui uma menção também, uma palavra muito forte de que em momentos de incertezas, em momentos de dificuldades, em momentos em que os municípios hoje estão passando por problemas muito sérios nas questões das finanças e repasses para executar as políticas públicas, a gente acredita muito no poder das instituições e das grandes lideranças conciliadoras deste Brasil.

E o secretário de Governo Gilberto Kassab é uma dessas lideranças que nós, enquanto prefeitos dos municípios, acreditamos muito nesse poder de mediação, nessa capacidade de construir pontes e encontrar caminhos para que a gente possa, no fim das contas, ao apagar das luzes e ao fim dos dias, entregar o melhor serviço público para o povo, para a sociedade.

Então, secretário, parabéns, homenagem mais que merecida. A gente fica muito feliz de contar com o senhor em um cargo de secretário de Governo deste estado de São Paulo, que dá todo suporte aos municípios e a gente não tem dúvidas de que é uma homenagem merecida e que o futuro vai ser mais brilhante ainda do que a história que já o precede.

Deus abençoe e tudo de bom a todos.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Dando sequência à lista nossa para fazer o uso da palavra, com a palavra então nosso procurador-geral do estado de São Paulo, Dr. Mário Sarrubbo.

 

O SR. MÁRIO LUIZ SARRUBBO - Muito bom dia a todas, bom dia a todos. Eu quero iniciar saudando nosso presidente, querido amigo, deputado André do Prado. Em nome do deputado André do Prado, eu gostaria de cumprimentar todos os deputados estaduais pertencentes a esta Casa Legislativa.

Quero saudar nosso homenageado. Falar de Gilberto Kassab, não sei se eu falo de vereador, deputado estadual, secretário, vice-governador, ministro, enfim, prefeito, queria saudar Gilberto Kassab, nosso grande homenageado hoje.

Queria saudar também o proponente desta justa homenagem, S. Exa. o deputado Paulo Correa Jr., belíssima iniciativa, deputado. Em seu nome, também peço licença para saudar todos os demais membros do Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal que compareceram a esta importante solenidade.

Quero saudar o Dr. Florisvaldo, meu querido companheiro de jornada, defensor público-geral, e peço licença para saudar a comunidade jurídica aqui presente. Senhores advogados, demais membros do Ministério Público, da Defensoria, juízes de direito. Queria saudar todas as demais senhoras e senhores.

Falar de Gilberto Kassab é falar de um homem público. Falar de Gilberto Kassab é falar de um político na acepção mais pura do termo. Político significa alguém que trabalha pela população, alguém que dialoga em prol de projetos, buscando sempre o interesse público.

Gilberto Kassab representa o político, Gilberto Kassab é alguém que dialoga com todas as tendências, é alguém que procura encontrar, e já foi dito aqui por vários daqueles que me antecederam nesta tribuna, é alguém que dialoga com todos e com todas as tendências, sempre procurando proteger o interesse público, sempre procurando os melhores caminhos para melhorar a vida da população.

Não por outra razão ocupou tantos cargos. Não por outra razão eu tomo sempre a liberdade de chamar o amigo Gilberto Kassab de ministro. Nós, sempre que possível, jantamos juntos, e o recepciono dizendo: “Ministro, muito bem-vindo”.

É assim que tem que ser. É hoje secretário de Estado, sempre prefeito, sempre ministro de Estado, sempre um político bem-intencionado e que procura e defende o interesse público. Parabéns, Gilberto Kassab, parabéns ministro.

É apenas uma homenagem, parece singela, mas não é. É uma homenagem representativa, porque vem da maior Casa Legislativa da América Latina e foi aprovada pela maior Casa Legislativa da América Latina. Merecedor, portanto, desta homenagem, ministro Gilberto Kassab.

Receba o nosso abraço, receba o abraço do Ministério Público de São Paulo.

Muito obrigado a todas e todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado Dr. Mário Sarrubbo. Ouviremos então agora a palavra do proponente, deputado Paulo Correa Jr., autor desta honraria.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PSD - Bom, bom dia a todas, bom dia a todos. Gostaria de cumprimentar, Sr. Presidente, deputado André do Prado, e desde já agradecê-lo pelo empenho, pelo apoio que deu junto da sua equipe, com a sua assessoria, para que esta sessão fosse realizada em um dia atípico, que é quarta-feira. Normalmente, a gente tem aqui os nossos trabalhos na Assembleia, à tarde. As sessões ficam para segunda-feira... segundas ou sextas.

E abriu uma exceção, claro, com todo o respeito que tem ao nosso homenageado Gilberto Kassab. Muito obrigado, presidente. Quero também cumprimentar o secretário Marcelo Branco, cumprimentar o Dr. Florisvaldo, o Dr. Sarrubbo.

Cumprimentar a Coronel Helena, vereadora Edir Sales, e o meu amigo, prefeito Kayo Amado. Também cumprimentar os vereadores ali da Baixada Santista, em nome do vereador Adilson Jr., meu amigo, meu irmão, que aqui está, estendendo a todos os vereadores ali da Baixada.

Em nome do vereador Adriano, cumprimentar os vereadores ali do Vale do Paraíba, enfim, as demais autoridades que aqui estão. Em nome do Xerife do Consumidor, gostaria de cumprimentar os demais parlamentares, os colegas que aqui estão.

E a gente vê o imã que é o nosso homenageado hoje, o Gilberto Kassab, que une todas as frentes, vários partidos, e isso é um diferencial, Gilberto, e representa aqui gente de tudo que é, todas as regiões do estado de São Paulo, vem aqui nesta manhã reverenciar e dizer o nosso muito obrigado através desta singela homenagem.

Homenagem que deve ficar ali no seu arquivo pessoal, com certeza com seus parentes, familiares, irão ver que o senhor recebeu a maior homenagem desta Casa de Leis, onde o senhor teve o privilégio de passar. Passou também pela Câmara de São Paulo, foi prefeito de São Paulo, foi ministro, foi deputado federal e hoje é secretário de Estado ao lado do nosso Tarcísio.

Eu já conheci alguns líderes partidários, alguns líderes políticos. Alguns recebi algumas propostas para que viesse para um determinado partido. “Olha nós vamos fazer isso, nosso projeto é esse específico”.

Conheci alguns presidentes, ex-presidentes. Mas quando eu conheci o Kassab, Gilberto Kassab, ele simplesmente me fez uma fala, e a fala dele foi assim: “Paulo, eu tenho um projeto para São Paulo. Confia em mim, vem para cá.” Eu aceitei este convite e estou aqui até hoje confiando no Kassab que tem nos guiado, tem nos orientado como ninguém.

Eu nunca tinha conhecido um líder assim que apenas dissesse “confia em mim”. Então muito obrigado pelo convite. Me sinto muito honrado de estar ao seu lado e aprendendo todos os dias.

Gilberto Kassab, eu vou rapidamente descrever da minha forma simples, um homem que tem visão de águia. Um homem que tem visão de águia é aquele que consegue enxergar além do óbvio.

E posso sim, Kassab, dar um exemplo de o que aconteceu comigo esses dias. Talvez uma coisa simples, para quem tem uma visão de água, mas às vezes a gente não consegue enxergar dentro da nossa limitação.

Kassab me convidou para um evento na cidade de Santos, vereador Adilson Jr., onde você é vereador. E ali era um evento do Crea, um evento dos engenheiros aqui do estado de São Paulo, todos reunidos ali no centro de convenções, e o Kassab me convidou para esse evento. Ele não sabe disso que eu vou contar agora.

Chegando nesse evento Kassab, engenheiro que é, me levou em todas as salas, eram simpósios. Em todas as salas que o Kassab chegava, ele falava assim: “Estou aqui, estou acompanhado do deputado Paulo Correa, que não estudou cinco anos de engenharia, veio aqui em todas as salas senta na janela e fala para vocês.”

E eu passei aquele dia pensando comigo: “Caramba, todas as salas que eu fui, o Kassab falou que eu não sou engenheiro, que eu estou pegando janelinha. Que negócio é esse? Que coisa esquisita, né?”.

Aí eu saí com aquilo na cabeça. No dia seguinte, quando eu abro as minhas redes sociais, eu tenho mais de 1.000 seguidores engenheiros nas minhas redes sociais que me adicionaram.

Isso é o quê? Um pequeno exemplo de uma visão de água, de quem consegue enxergar além do óbvio. Então muito obrigado, Kassab. Todos os dias eu estou aprendendo com você. Uma pessoa que tem habilidade e tem atitudes firmes na hora da dificuldade ou quando chegam os obstáculos. Isso é quem tem visão de águia.

Para vocês terem uma ideia, na história, o único pássaro que consegue se aproximar e chegar em uma águia é o corvo. Mas o corvo chega em cima da água, Gilberto, para começar a dar aquelas bicadas no pescoço, para ver se tem algum alimento ali. Mas a águia não se abala com isso. A águia simplesmente abre suas asas e voa o mais alto que pode, até o corvo não conseguir e o corvo cair de cima da águia.

Então, eu tenho esse simples exemplo de águia como o meu líder que, na hora das dificuldades, a palavra que o Kassab sempre usa com a gente. Eu novo, com 47 anos, empolgado, ansioso, neto de espanhol que sou, o Kassab chega e simplesmente fala assim: “Calma, isso é besteira, tudo vai dar certo, tudo vai resolver”.

Então eu acho que, eu acho não, eu tenho certeza que os nossos dias no estado de São Paulo com uma pessoa como o Kassab, sabendo ouvir, tendo este dom...

Certa feita, Kassab, eu perguntei para o meu avô, que foi para mim uma referência, um grande líder. Meu avô era pastor evangélico, hoje já falecido, mas ele chegou em Santos, tinham 11 igrejas.

Ele construiu 600 de jegue pelo estado inteiro. E certa feita eu perguntei para ele: “Qual é o melhor líder? É aquele que sabe falar? É aquele que traz a melhor palavra? É aquele que faz movimentos e junta multidões?”. Meu avô falava assim, ele simplesmente me respondeu: “O melhor líder não é nada disso. O melhor líder é aquele que sabe ouvir”.

Kassab, você é o ouvido de todos nós aqui desta Casa. Muito obrigado por nos ouvir e ter paciência com todos nós e receba esta homenagem, esta singela homenagem, que agora eu pago a minha dívida e vou dizer para os senhores, para terminar a minha fala.

Eu levei o vereador Adilson Jr., de Santos, que ia fazer uma propositura - ou já fez - na Câmara de Santos, que a maior honraria da cidade para quem não mora na cidade de Santos, que é a Medalha Brás Cubas.

E eu levei o Adilson Jr. no Palácio para dar a notícia para o Kassab, a primeira coisa que ele disse, como vocês conhecem o Kassab, ele falou: “Poxa, vereador, você vem aqui pela primeira vez e vai me fazer uma homenagem, o Paulo está aqui há tanto tempo e nunca fez nada.”.

Está paga a dívida, chefe. Antes de Santos, está bom?

Obrigado a todos e Deus abençoe o Gilberto Kassab. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Agradeço às palavras de todos os componentes da Mesa, suas saudações. Passaremos então a palavra para nossos deputados que se inscreveram para fazer uma saudação. Peço que sejam sucintos, breves, porque ainda temos mais de dez deputados para fazer uso da palavra.

Então vamos dar início ao nosso deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Bom dia a todos, bom dia a todas. Cumprimentando nosso presidente, André do Prado, cumprimentando o Dr. Sarrubbo, Paulo Correa, parabenizar pela homenagem, e cumprimentando o homenageado junto com a nossa querida vereadora Edir Sales, cumprimentar toda a Mesa e cumprimentar todos vocês.

Fiz questão de passar aqui para dar um abraço no Kassab, e eu acho que a palavra que identifica o Kassab é um democrata. É um cara que defende a democracia. Em todos os momentos difíceis ele esteve presente.

Conheço ele há muito tempo, ele me conhece - conhece mais o Arselino, conhece minha família. E em todos os cargos que ele ocupou é mais ou menos isso que foi falado aqui, é uma pessoa de diálogo, uma pessoa que ouve bastante, uma pessoa leal e que todo governante, independentemente de qualquer partido, gosta de tê-lo ao lado.

Por isso que ocupou tantos cargos, ministro, secretário. E, aonde ele ocupou, ele sempre foi leal. Então, isso é muito bom. É um político com letra maiúscula. Achei interessante também a fala do Paulo Correa quando coloca a questão da águia.

A águia, um livro do Frei Leonardo Boff, A Águia e a Galinha, e ele tem um olhar de águia, realmente. Ele tem uma visão de águia. Ele tem uma visão que enxerga lá na frente.

Então toda vez que a gente quer conversar de política, e a gente percebe isso na própria imprensa, qualquer político tem que ouvir o Kassab, em todos os aspectos, em todas as eleições. E é verdade, por quê? Porque ele tem uma visão enorme, enxerga lá na frente, e é uma pessoa muito aberta, muito transparente. Então esta justa homenagem.

E todo esse pessoal que está aqui presente, Kassab, é pela importância que você tem no cenário aqui em São Paulo, no cenário nacional, porque você é uma pessoa muito respeitada e faz a política realmente com letra maiúscula. Parabéns, parabéns Paulo Correa, parabéns à Assembleia Legislativa. Foi esta justa homenagem.

Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Dando sequência, com a palavra deputado Alex Madureira. Antes, porém, também quero agradecer a presença da deputada, grande deputada Edna Macedo.

Agradecer também aqui ao grande amigo secretário Penido, à toda equipe do Gilberto Kassab que está aqui, a Aprá, Rafael, Júnior, Takahashi, sejam todos bem-vindos à esta Casa. Com a palavra, Alex Madureira.

 

O SR. ALEX MADUREIRA - PL - Bom, de forma bem rápida e sucinta, presidente, agradecer e cumprimentar em nome da Mesa. Quero cumprimentar o deputado Paulo Correa pela iniciativa. Parabéns, Paulo. E ser muito rápido.

Esta merecida homenagem ao ministro Gilberto Kassab demonstra, nós estamos vendo aqui, diversos partidos políticos, diversas ideologias diferentes, mas reunidas hoje aqui nesta homenagem tão importante para uma figura tão importante do nosso País.

Digo do nosso País, porque nós vemos, não só pelas redes sociais, mas também pela atuação política que a gente acompanha, Gilberto Kassab em todos os lugares do País, atuando através do seu partido, do qual eu tive muita honra de fazer parte, de ser líder do partido aqui na Assembleia.

Ainda não fui ver a minha foto lá, Paulo, na liderança, mas vou passar lá com você para tirar uma foto da minha foto da nossa liderança lá do PSD. E estou muito feliz hoje e devo muito ao Kassab.

Ele pouco sabe disso, mas ele tem sido um orientador, principalmente no nosso primeiro mandato, foi um grande orientador que mostrou o caminho para a gente continuar na vida pública e continuar trabalhando por São Paulo, trabalhando pela nossa cidade, pela nossa região.

Muito obrigado, Kassab.

É uma forma de agradecimento a você, mas a homenagem hoje é sua.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Alex Madureira. Com a palavra a nobre deputada Ana Perugini.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - Bom dia às deputadas, aos deputados que estão presentes, autoridades. Parabéns, Paulo, deputado Paulo, pela homenagem, e parabéns, Gilberto Kassab, pela merecida homenagem.

Eu saúdo todos e venho dizer que eu não poderia deixar de estar presente aqui, até mesmo porque hoje o secretário Kassab, que é paulista e ama este estado como eu amo, estava como ministro das Cidades e eu nunca tive dificuldade como deputada federal - em nenhum momento, deputado Enio - de marcar qualquer encontro em qualquer momento com o ministro Kassab, o que é uma raridade naquele cenário.

E todas as vezes ele ouvia e eu falava: “Como é que ele tem tanta energia para despachar, para dialogar com tantas pessoas?”. E ele sempre designava, e eu falava assim: “Quem vai ficar designado? Porque você vai esquecer daqui a pouco do que está tratando, porque é muita gente, muita coisa, Ministério das Cidades”.

E nós conseguimos, além do diálogo, nós conseguimos a solução dos problemas das prefeituras. E eu acredito que, como o deputado Enio, que o que pode designar, em uma palavra, hoje o secretário Kassab é um democrata.

Mas eu acrescentaria ainda, se me permite, deputado Enio, é um homem investido de um cargo público que sabe, conhece a responsabilidade que tem esse lugar onde está sentado. E um estado como o nosso, com tamanha riqueza, com tamanha densidade populacional, precisa sim de pessoas muito responsáveis nesses lugares, nesses espaços para que nós possamos desenvolver cada vez mais o amor à política, porque há uma descrença muito grande ainda, por tudo que vem assolando o nosso Brasil nos últimos tempos.

O amor à política e à igualdade, que precisa permear o nosso País, que tem profundas desigualdades sociais, desigualdades econômicas e até mesmo a desigualdade política. Tanto que a permanência em todos os espaços de poder pelas mulheres é constantemente motivo de denúncias e motivo de políticas afirmativas, através de leis, para que nós possamos ocupar este espaço.

Então, eu fico muito feliz, secretário Kassab, que o senhor tenha passado pelo Legislativo, desde vereador, deputado estadual, deputado federal e chegado ao Executivo e que esteja aqui. E faço voz que o senhor permaneça e que nós possamos trazer cada vez mais amor à política, independente do partido.

Eu sou do Partido dos Trabalhadores e o senhor está no PSD, e faço questão de dizer que lhe respeito onde eu vou e que a sua permanência na política é imprescindível.

Parabéns, Paulo. Parabéns, Gilberto Kassab, secretário de planejamento deste governo. Faço voz que nosso estado continue, que ele cresça muito através da sua permanência nesse espaço. E que venha para outros espaços.

Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputada Ana Perugini. Com a palavra, então, o deputado Helinho Zanatta.

 

O SR. HELINHO ZANATTA - PSD - Bom dia a todos. Eu gostaria de cumprimentar a Coronel Helena, através dela erguer as mulheres. Cumprimentar aqui o nosso presidente da Casa, deputado André do Prado. Cumprimentar aqui o Paulo, colega, nosso líder de Governo do nosso partido, e através dele cumprimentar toda a Mesa, as autoridades que se fazem presentes, prefeito.

Cumprimentar todos os nossos colegas, deputadas, deputados, e em especial não poderia deixar de deixar uma palavra para o nosso sempre líder Gilberto Kassab.

Eu acho que falar as qualidades do nosso líder, Gilberto Kassab... nós estaríamos aqui fazendo uma homenagem justa, mas reprisando esses momentos. Todos aqui acho que foram muito felizes na fala, colocaram o sentimento da maioria, ou os que... eu não digo de todos. Mas eu gostaria de acrescentar.

O Paulo falou sério, falou da águia, e eu falo assim, o Gilberto tem duas situações importantes. Dois momentos fantásticos: águia e fênix. Porque eu vi o Gilberto já ressurgir de cinzas, nós sabemos aqui quantas dificuldades ele passou. É uma história, ele não está aqui por um acaso, ele não está aqui porque a condição o levou.

Ele está aqui porque ele criou essa condição, ele criou essa história, ele trouxe esse momento em que hoje ele consegue ajudar pessoas, porque esse é o objetivo que eu acho que é de todos que estamos aqui: ajudar as pessoas, contribuir para que as pessoas possam ter uma condição melhor, possam ter as oportunidades.

E o Gilberto, nosso sempre líder, nós temos uma história de 30 anos, ele sabe dessa história. Desde lá, eu era militante e nós fazíamos campanha política lá para o nosso deputado federal, que nós o conhecemos a partir de lá, das associações comerciais, na região hoje metropolitana de Piracicaba.

Então, deixar essa palavra a Gilberto. Colocar o meu sentimento de gratidão e de comprometimento de a gente estar nesse projeto juntos. E dizer, com toda a humildade, mas com toda a verdade. Nós estamos pensando aqui o que vai acontecer, o Gilberto já está executando cinco anos, dez anos na frente. E essa visão... nós temos que começar sempre a aprender. Segue o líder.

Forte abraço. Que Deus continue abençoando. Saúde e paz.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Helinho Zanatta. Agradecer pela presença do deputado Atila Jacomussi. E dando a sequência à lista de oradores inscritos para fazerem sua saudação, com a palavra o deputado Rogério Santos. Rogério se ausentou, então, dando sequência, o eloquente deputado... Rogério está. Desculpa, Rogério, tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. ROGÉRIO SANTOS - MDB - Muito bom dia a todos presentes, nossos amigos deputados, deputadas. Cumprimentar aqui, em nome do André do Prado, nosso presidente aqui da Alesp, a todas as autoridades aqui presentes, assim como os membros da Mesa. De modo especial, ao deputado Paulo Correa, parabenizando pela proposição.

Eu o cumprimentei assim que cheguei porque, de fato, V. Exa., o senhor disse bem, isso aqui é em nome de toda a Casa. O que é um gesto de nobreza. Mas quero cumprimentá-lo porque percebeu bem a liderança do nosso secretário de Governo, Gilberto Kassab, que é para nós - já as falas aqui representaram isso - realmente um grande líder.

Gilberto Kassab, eu sou novo aqui nesta Casa. Chego com uma amizade muito grande com o Reinaldo Alguz, que o senhor conhece bem. Um grande líder político no nosso estado.

Mas tenho aprendido muito, aprendido muito nessas poucas oportunidades que tive com o senhor de encontrá-lo. E as suas falas, a sua forma de conduzir, realmente demonstram a grandeza que o senhor tem de amor para com o nosso estado, o nosso País, mas também uma capacidade de perceber a realidade, de orientar quando a gente precisa.

Os nossos encontros foram breves, mas foram intensos. Eu quero dizer para o senhor que esta honraria é muito justa, mas sobretudo porque, além de todos os trabalhos e resultados que o senhor já deu para o nosso País, para a nossa gente, o senhor, sem perceber, tem formado muitas lideranças políticas. E o seu exemplo tem servido para muitos, eu tenho certeza, mas especialmente para mim.

Quero cumprimentá-lo e dizer que é uma honra poder, neste tempo, servir ao nosso estado de São Paulo em parceria com o governo do Estado e sob a sua liderança nessa relação política.

Parabéns, que Deus o abençoe sempre. (Palmas.)      

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Dando sequência à lista de oradores inscritos, com a palavra o nobre deputado Lucas Bove.

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Bom dia a todos. Serei breve, mas eu não podia deixar de subir a esta tribuna para cumprimentar o nosso ministro Kassab. Cumprimento também todos os presentes aqui representando os três poderes. Presidente André do Prado.

Paulo, parabéns pela homenagem. Eu confesso que fiquei preocupado, fiquei com medo de não caber neste Plenário, porque eu tive voto em 616 municípios e estou voltando para agradecer... cada lugar que eu vou tem um prefeito do PSD.

Eu sempre bato uma foto, mando para o ministro Kassab e falo: “Ministro, o senhor está aqui também”. Então, de leste a oeste, de norte a sul, o PSD está presente, e não à toa. Isso é fruto de muito trabalho de um político moderno, um político arrojado.

Eu que tive o privilégio de falar com o Kassab a primeira vez - certamente o senhor vai se lembrar, porque tem uma memória fora do comum. Logo depois de eleito, nem o conhecia, foi uma das primeiras ligações que eu recebi na segunda-feira após a eleição, me parabenizando junto ao Ricardo Madalena, me parabenizando pela votação, se colocando à disposição. E assim de fato foi.

Eu estive no palácio algumas vezes ao longo desses primeiros seis meses de mandato, e todas as vezes faço questão de passar lá no Kassab, nem que seja para cumprimentá-lo cinco minutos. Sempre saio um pouco mais enriquecido politicamente, porque ele sempre tem uma palavra amiga, um bom conselho, uma boa ideia para dar.

Então é isso. Ministro Kassab, muito obrigado. Como cidadão paulista é uma honra servir o estado ao seu lado, e como deputado estadual é um privilégio. Parabéns, Paulo. Parabéns, ministro, pela justa homenagem.

Um bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Lucas Bove. Com a palavra, então, a deputada Fabiana Barroso.

 

A SRA. FABIANA BARROSO - PL - Bom dia a todos. Em nome da Mesa, saúdo o presidente André do Prado. Em nome do deputado Paulo Correa Jr., propositor hoje da honra ao nosso querido Kassab, saúdo a todos aqui presentes. Hoje eu vim falar da parte humana do secretário Gilberto Kassab, porque todos vocês ouviram aqui a parte política. 

Eu tenho 30 anos de idade. Eu vi o deputado Helinho Zanatto falar que tem 30 anos de história política com o Gilberto Kassab. Então, eu tenho alguns meses de convivência apenas com ele. Fui vice-prefeita em Barrinha, e é o meu primeiro mandato de deputada estadual.

O que eu senti, no primeiro momento que eu vi o Kassab, porque a gente... Eu vim do interior, então o Kassab é um gigantesco na política. Mas quando eu cheguei na frente dele, eu percebi uma pessoa simples.

Um monstro político, um gigante político, um poderoso político, que tem todo o conhecimento, foi ministro e mesmo assim mantém a simplicidade, a humanidade, o respeito.

Mesmo eu chegando agora, sempre fui tratada com muito carinho, com muito amor por toda a equipe que ele colocou à disposição para a gente. Não é à toa que hoje é o secretário de Governo do maior, do estado mais potente - com todo respeito aos outros estados - do nosso País. E está fazendo a parte dele com muito êxito, então eu vim parabenizá-lo, Kassab.

Muito obrigada a tudo, obrigada pela atenção que sempre tem. Sempre nos responde prontamente. A gente liga, atende. Manda mensagem, responde na hora. Então, parabéns. É muito justo hoje este Colar de Honra ao Mérito. Ao ser humano, além de político, mas ao ser humano Gilberto Kassab.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputada Fabiana Barroso. Com a palavra o nosso deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - O Bove pediu para começar com um beijo, viu, Kassab? Bom dia a todos. Kassab, como líder do MDB, em nome do MDB, ao vereador, ao prefeito, ao deputado estadual, ao deputado federal, falado aqui pelo Dr. Sarrobbo toda a sua trajetória. Ao secretário de Estado, ao secretário municipal, ao ministro que eu, como prefeito, tive o privilégio de, como deputado também, estar com você.

Ao maior líder e articulador político deste País, o respeito do MDB, o respeito da nossa bancada. Respeito pelo seu trabalho, pela aliança que temos no Congresso Nacional. Pela aliança que temos nesta Casa. Pela aliança e as integrações que temos no diálogo da política, da construção, em todo o estado de São Paulo.

O que eu posso dizer, para não tomar muito tempo, Kassab, é que você se tornou - e não sou eu que falo, quem fala é o governador Tarcísio - o professor político do governador Tarcísio.

A essência da relação política do governo com as secretarias na integração. A própria secretária Helena fez questão de ressaltar aqui, o Marcelo Branco, o Sarrobbo e todos que usaram esta Tribuna, Edir. Mas também na relação com os municípios, com os vereadores, com o prefeito.

Quando o Bove fala que anda e encontra, é real. E quando não encontra alguém do PSD, encontra sempre todos que te respeitam. Que são bem recebidos e bem tratados. E o que esta Casa, e o que o governo, e o que todos sabem é que, passo a passo, você vai avançando, incorporando o espírito político no governo, integrando esta relação com esta Casa e com os municípios e dando resultado positivo que o governador Tarcísio, que o vice Felício, que os secretários, com o seu comando político, e todos nós queremos e esperamos.

Sucesso, contem conosco, e encerro reafirmando o respeito do MDB a esta homenagem e a todas que você merece por tudo que você significa.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Itamar Borges. Passamos a palavra então ao deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, André do Prado. Nobre deputado, líder do PSD, Paulo Correa, que eu parabenizo pela iniciativa brilhante, histórica para este Parlamento, que é o maior parlamento da América Latina, não poderia ser diferente. Uma homenagem tão justa.

Cumprimentar também o Dr. Mário Luiz Sarrubbo, o nosso procurador-geral. Na pessoa do Dr. Mário, cumprimentar também o nosso Cosenzo, a todos os representantes do Ministério Público aqui. Dr. Florisvaldo Fiorentino, defensor público-geral.

Cumprimentar também a nossa secretária de Esportes do estado de São Paulo, Coronel Helena. Nosso secretário de Desenvolvimento e Habitação, Marcelo Branco. Nossa vereadora da cidade de São Paulo, Edir Sales. Mande um abraço ao vereador Jorge Wilson Filho, obrigado pelo carinho que o trata lá sempre.

Cumprimentar também aqui o prefeito que hoje representa todos os prefeitos aqui, o prefeito Kayo Amado. Nosso sempre ministro, Gilberto Kassab, o que falar de Vossa Excelência?

Cumprimentar todos os deputados, todas as deputadas deste Parlamento. Vereadores, vice-prefeitos, autoridades aqui presentes neste momento histórico. Para todos também da TV Assembleia, das redes sociais.

O que falar de um ministro, o que falar de um líder, e que a bíblia diz, deputado líder do PL, Carlos Cezar, a humildade precede a honra. É bíblico. A humildade precede a honra, prova disso é a conduta deste grande líder nacional.

Eu digo líder nacional que nós temos acompanhado desde lá de trás a sua trajetória. Tudo que tem feito e contribuído para o Brasil e feito e contribuído para o estado de São Paulo, que é o maior estado do País.

Ele que, há mais de quatro anos atrás, foi preponderante na construção daquele governo que governou o estado de São Paulo na gestão passada. Se não fosse por ele, o então governador não teria chegado ao Governo do Estado de São Paulo. Ele que foi decisivo para a eleição do nosso governador Tarcísio de Freitas, porque lá atrás, muitos deputados aqui sabem disso.

E aí eu quero fazer uma fala, nosso secretário Gilberto Kassab, que o nosso líder nacional do Republicanos, nosso presidente nacional, também sempre ministro Marcos Pereira, falou para mim na sua sala: “Olha, nós estamos caminhando, e eu acho que vai dar tudo certo para o futuro governador do estado de São Paulo”.

E naquele momento existia uma máquina super organizada do Estado para reeleger o então governador. E o Marcos Pereira falou: “Olha, vamos observar, porque quando o Gilberto Kassab sinaliza, é porque é uma sinalização vitoriosa.” Você não sabe disso, mas o Marcos falou para mim na sala dele.

E foi naquele momento, em que nosso governador Tarcísio ainda estava no início de cogitação da possibilidade de ele vir e ser candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Vossa Excelência foi o principal articulador na construção da aliança.

Foi o conselheiro, acompanhou o nosso governador desde o primeiro momento até o último momento e ajudou a conduzir o nosso governador, que hoje é essa liderança estadual e essa liderança com repercussão nacional, que é o nosso governador Tarcísio de Freitas.

Gilberto Kassab, dizer que se lembrar do olho de águia e se lembrar da fênix é lembrar de Vossa Excelência. Dizer à V. Exa. que tem todo o nosso respeito. O respeito deste Parlamento, o respeito destes deputados, destas deputadas, destes prefeitos, que V. Exa., Gilberto Kassab, respeita.

O seu partido, que tem crescido a cada dia, respeita todos os outros partidos. Conversa com respeito, alinha com respeito, e é um exemplo de palavra, é um exemplo de retidão em tudo aquilo a que se compromete, em tudo aquilo que faz.

Trago também aqui agora um abraço do prefeito da cidade de Guarulhos que gostaria de estar aqui. Gustavo Henrique Costa te manda um grande abraço e diz que deve muito, muito à sua benção que você deu lá na cidade, que é a segunda maior cidade do estado de São Paulo.

Gilberto Kassab, que Deus o abençoe. Que Deus continue te iluminando para que a sua luz possa transcender a luz de muitos líderes que estão por vir no nosso estado de São Paulo e no nosso País.

Muito obrigado, Gilberto Kassab. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Jorge Wilson. Com a palavra então a nobre deputada Edna Macedo.

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, André do Prado, na pessoa de quem eu cumprimento todos os deputados e as deputadas. Doutor Sarrubbo, meu querido procurador geral do estado, na pessoa de quem eu cumprimento toda a Mesa. Paulo, o nosso querido deputado, parabéns pela iniciativa em homenagear uma pessoa tão importante em nossa política brasileira.

Gilberto Kassab, eu não tenho tantos anos quanto os outros têm de conhecimento da sua pessoa. Alguns poucos dez anos, não é? Por aí, ou mais. Mas eu quero dar os parabéns pela sua trajetória política, por tudo que você representa na nossa política brasileira. Pelo agregador que você é, porque você não só une pessoas, mas partidos.

Meus parabéns, que Deus o abençoe, você é merecedor desta tão honrosa homenagem. Um grande abraço, que Deus lhe proteja e que você permaneça por muito tempo entre nós.

Um grande abraço, obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputada Edna Macedo. Com a palavra, nobre deputada Dani Alonso.

 

A SRA. DANI ALONSO - PL - Bom dia a todos. Quero, em nome do nosso presidente, cumprimentar a nossa Casa, em especial... vou dispensar o protocolo da Mesa, mas em especial cumprimentar o nosso ministro e grande amigo Gilberto Kassab, assim posso chamar.

E quero também fazer uma saudação especial, Kassab, em nome do nosso vereador Marcos Rezende, um vereador que é um grande amigo seu, lá da nossa cidade de Marília. Através do Rezende a gente pôde conhecer tantas histórias da sua carreira, da sua bondade, do seu compromisso.

Foi assim que o conheci primeiramente, antes de começar na carreira política. E você sabe que, observando hoje aqui a Casa, e a gente vendo a Casa, essa mistura que a gente tem de funções na política, representantes da política, a gente pode ver que isso é marca de um resultado. Ninguém na vida chega em lugar nenhum ou tem o destaque que tem se ela não tiver resultados.

Embora você seja um bom ouvinte, um bom articulador, mas tudo isso gera frutos e gera resultados. Então, essa marca de resultados que você traz hoje para o nosso estado de São Paulo, para o nosso País, é o que traz você aqui ser homenageado. E nós tão jovens, eu começando na política agora, o meu primeiro mandato, apenas seis meses de mandato.

Sem dúvidas nenhuma, você tem contribuído muito e também tem nos ensinado e também tem nos mostrado caminhos que muitas vezes...

Pela nossa jovialidade, nós temos muitas vezes a energia, a criatividade, a força de vontade, muitas vezes ideias novas. Mas às vezes falta aquela maturidade da serenidade, do tempo, de aguardar as coisas, porque de fato esse ímpeto que nós temos, dos jovens, às vezes a gente quer fazer tudo e a gente entende que cada coisa, para tudo, tem um tempo determinado.

Então, essa sua marca de nos acolher, de nos receber, de nos instruir, também faz parte de um dom. Nós sabemos que você tem muitos dons, e um dos seus dons, eu acredito que o mais marcante, é se dedicar integralmente à política. Acho que eu não conheço no meio político nenhum homem que dedica tanta força, tanta energia em fazer política. É a sua marca registrada.

É o dom que você veio aqui na Terra exercitar esse papel. É algo que você faz com maestria. Para você, a gente vê que isso não é um trabalho, mas sim é algo que vem da alma, que nasce, que brota, e é por isso que gera tantos resultados. Parabéns pelo seu trabalho, é uma homenagem muito honrosa.

Eu me sinto sempre muito acolhida por você, não somente eu. Isso é nato aqui de todos os deputados, todos os presentes, vereadores. Onde a gente vê, a gente sente as pessoas demonstrando o carinho que têm por você.

Mas esse é o seu dom, que você exerce com maestria. Que Deus continue abençoando você nessa caminhada e parabéns por ajudar o nosso governador, estar ao lado dele.

É uma figura na qual a gente acredita muito, que a gente trabalhou muito, se dedica muito e a gente fica muito feliz que você está ao lado dele cumprindo essa missão e esse dom nesse tempo.

Que Deus abençoe você e muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputada Dani Alonso. Com a palavra, deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Sr. Presidente, deputado André do Prado, primeiro cumprimentar V. Exa., parabenizá-lo pela condução desta bela sessão solene. Cumprimentar toda a Mesa, em especial meu amigo, deputado Paulo Correa, pela justa e merecida homenagem ao nosso grande líder, deputado Gilberto Kassab, ministro Gilberto Kassab, prefeito Gilberto Kassab, enfim, tantas qualidades e tanta produção que ele já teve em todo o nosso País.

Coronel Helena, vereadora Edir Sales. Ao nosso defensor geral Florisvaldo; ao Marcelo Branco, nosso secretário de Habitação; ao Dr. Mário Sarrubbo, nosso procurador geral de Justiça.

Ao Kayo Amado, prefeito de São Vicente. A cada um dos meus colegas parlamentares que já me antecederam, que falaram brilhantemente aqui, em especial aqueles da minha bancada, de outras bancadas. E a cada um que se faz presente aqui nesta sessão. Não apenas aqui, Dr. Cosenzo, mas também acompanhando a gente pela internet.

Pessoas, ministro, que hoje reconhecem a sua importância e que se somam ao deputado Paulo Correa; a todos nós que aprovamos esta, que é a maior honraria que esta Casa pode dar a alguém, que é este Colar; para aqueles que prestaram algum serviço à sociedade, sobretudo ao estado de São Paulo. E por todos os adjetivos, por todos os predicados que já foram elencados, o senhor mais que merece isso.

Mas eu gostaria aqui de destacar - alguém já falou aqui - de algumas das suas qualidades, e eu acho que algumas qualidades são importantes para todos nós. Na nossa vida, deputada Maria Lúcia Amary, minha conterrânea, eu penso que a principal delas, que já foi dita aqui é a humildade.

Mas, além da humildade, a lealdade. Além da lealdade, a disposição de fazer, de trabalhar, de servir as pessoas, de trabalhar bastante. E depois, a coragem.

Alguém já disse que a humildade é o último degrau da sabedoria, já está escrito na bíblia que a humildade precede a honra. A lealdade tem a ver com gratidão. O senhor, em cada cargo por onde passou, seja vereador, seja aqui nesta Casa onde deixou... há um versículo na bíblia que diz que nós devemos ser bem-aventurados ao entrar e ao sair. Muita gente só fica feliz quando ela entra, mas quando ela sai ela não deixa saudade. Quando ela sai, ela faz um estrago.

Então, a lealdade tem a ver com o sentimento de gratidão. Tem a ver com o sentimento de alguém que deixa saudade, de alguém que deixou a sua marca, e o senhor carrega essa marca da lealdade.

Nós podemos aqui enfatizar muito a sua capacidade de trabalho, e aqui alguém já disse que o Gilberto Kassab trabalha 365 dias no ano, todos os dias da semana, porque sábado e domingo você pode ligar para ele, ele fala: “Vem aqui na minha casa, a reunião vai ser na minha casa” ou “Eu estou te atendendo nove, dez horas da noite lá no Palácio”.

Às vezes, ele está atendendo super tarde porque tem alguém que trabalha. E o trabalho precede também a honra. Na bíblia, Jesus disse: “Olha, meu pai trabalha até agora, e eu também trabalho”.

E por último, eu entendo também ser um valor inestimável que todos nós devemos guardar que é a coragem, porque os covardes jamais tentam. Nunca vão nem entrar na luta. Os fracassados desistem no primeiro obstáculo. Mas os corajosos, aqueles que vão para cima, em cada dificuldade que se apresenta ele enxerga uma oportunidade de vitória, são esses que fazem a diferença e são esses que merecem ser reconhecidos por todos nós e merecem ser aplaudidos.

E eu aplaudo hoje o nosso querido deputado, ministro, secretário Gilberto Kassab. Parabéns, e que Deus te abençoe muito por esta justa e merecida honraria.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Carlos Cezar. Com a palavra, deputado Leo Siqueira. Aproveitando para cumprimentar também o sempre deputado Sergio Victor, presente conosco nesta Casa.

 

O SR. LEONARDO SIQUEIRA - NOVO - Bom, obrigado, presidente. Ministro Gilberto Kassab, Paulo Correa, pela excelente iniciativa. Vou contar uma história muito parecida com a do deputado Lucas Bove. Dois dias depois de ter sido eleito, eu recebi uma ligação do Gilberto Kassab me parabenizando pela eleição e se colocando à disposição.

E eu fiquei pensando, com o perdão da palavra: “Poxa, esse cara deve ter falado com o presidente Lula de manhã, Michel Temer, com o governador do estado e arranjou cinco minutos para falar comigo. Um deputado ali recém-eleito de primeiro mandato”.

E eu falei: “Como é que ele pode ter tamanha humildade assim de arranjar cinco minutos para poder falar comigo?”. E não é pensando em uma agenda política pessoal, mas no fundo é sobre isso que a gente deveria fazer. Estar à disposição das pessoas e ajudar as pessoas.

E este Plenário cheio é muito reflexo disso. Você tem pessoas de todos os partidos, desde partidos mais de esquerda, partidos de centro e partidos mais de direita. E isso é reflexo, eu duvido que exista alguma única pessoa que vá lá no gabinete do secretário e apresente um problema e peça uma ajuda e ele não vá ouvir e ele não vá tentar ajudar. Não existe essa pessoa. Não existe. Então, parabéns.

Aqui tem o lema do brasão do estado de São Paulo que é “Pro Brasilia Fiant Eximia”, que quer dizer: “Pelo Brasil, faça-se o melhor”.

Então, acredito que você já tenha feito muito. Não só pelos cargos que exerceu, mas por todo o impacto que você gera na vida das pessoas que estão aqui e na minha também.

Então obrigado e sucesso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, Leo Siqueira. O penúltimo inscrito, com a palavra, deputado Atila Jacomussi.

 

O SR. ATILA JACOMUSSI - SOLIDARIEADE - Bom dia a todos e a todas. Para mim, uma alegria muito grande, Paulo Correa, e eu quero te cumprimentar, porque você foi muito feliz.

Aliás, o teu ensejo, a tua iniciativa é iniciativa desta Casa, da Assembleia Legislativa. Esta é uma manhã de quinta-feira diferente, em que a Assembleia Legislativa e a política do estado estão homenageando um dos maiores homens, um dos maiores líderes deste estado, Gilberto Kassab, a quem eu tenho uma grande consideração e uma grande amizade.

Gilberto, você sabe do meu carinho, do meu respeito, sabe os momentos de dor, quando eu fui te procurar para conselho e você sempre esteve presente. O grande amigo é aquele que está presente nas grandes travessias e nas grandes dificuldades. E o grande amigo é aquele que não solta a mão do amigo no meio do caminho. E você é um grande amigo, um grande homem e um grande líder.

Quero também cumprimentar todos os parlamentares em nome do nosso grande presidente André do Prado, que é um grande amigo, um grande companheiro, um grande líder. E cumprimentar toda a Mesa em nome do nosso procurador geral Sarrubbo, palmeirense como eu, Sarrubbo. E estamos juntos, Sarrubbo.

E dizer, Kassab, que para mim é uma alegria muito grande estar aqui. Saí de Mauá, estou um pouco queimado, porque você sabe que a gente caminha nas ruas ouvindo as pessoas. Mas não poderia deixar de estar aqui hoje e prestar esta homenagem, como todos que estão aqui, porque você é um grande líder.

Você, nos momentos de dificuldade, nas grandes turbulências, você vem com uma palavra de calma, de conforto e de orientação. Se hoje eu também estou aqui, ao retorno aqui, devo muito também através dos seus conselhos antes das eleições.

Mas, no segundo turno, você foi decisivo para que a gente desse as mãos juntos ao governador Tarcísio de Freitas. Foi na tua casa, através da tua palavra, da tua mão, que eu segui e tive a confiança e a certeza de estar caminhando no rumo certo ao lado do nosso governador Tarcísio de Freitas, que está fazendo um grande trabalho no estado de São Paulo.

Mas, deputado Alex, é porque tem um grande grupo, mas porque tem um grande conselheiro e o conselheiro de todos, Gilberto Kassab, nosso eterno prefeito da cidade de São Paulo.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Atila Jacomussi. Agora então o penúltimo inscrito, deputada Dra. Graciela.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Bom dia, eu vou ser bem breve, mas eu gostaria de cumprimentar a todos de forma geral, para também não me alongar. Mas não poderia deixar de vir aqui, Kassab, dizer em uma breve palavra, sobre a minha admiração pela pessoa do senhor desde que eu o conheço.

O senhor não é só admirado na classe política, mas a todas as pessoas que citamos o nome Kassab, é um nome que traz uma admiração, um respeito. Digo, na minha região, na minha cidade, com todos os contatos que tenho, falo o nome Kassab, é respeito e admiração. E é isso que eu sinto pelo senhor. Todas as dificuldades que temos, onde estamos correndo atrás de algum setor, secretarias, enfim, no geral.

Quando tenho dificuldades, a primeira pessoa que penso: Gilberto Kassab, vou contar com Gilberto Kassab. Ligo, ele nos retorna rapidamente. Peço para que nos receba para nos dar uma ideia, para nos ajudar, o Gilberto Kassab nos recebe, nos dá uma orientação, nos atende.

Então, Gilberto Kassab, o senhor é uma pessoa que eu falo assim, de todo o meu coração, que tem a minha admiração, e sei que de todas as pessoas que o conhece. Parabéns. Parabéns, Paulo Correa, pela justa homenagem. Foi merecidíssima.

Parabéns, tem a minha admiração e está aqui a minha disposição para o que o senhor precisar, viu? A minha colaboração.

Parabéns, obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputada Graciela. Agora sim, deixei por último esse orador que é o nosso decano de idade aqui, porque nós estamos com dois decanos, Mauro Bragato aqui de mandato, e o deputado Barros Munhoz de idade, e também de mandato, não é, Barros?

Então com a palavra você que, eloquente orador, deixei por último para fazer a honra desta Casa também.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Bom dia a todas e a todos. Meu caro presidente André do Prado, que é uma felicidade termos conduzindo os trabalhos hoje. Eu não vou saudar toda a Mesa, vou puxar a brasa para a minha sardinha jurídica, saudar o Dr. Sarrubbo e o Dr. Cosenzo em nome do nosso querido Ministério Público. Saudar o Dr. Florisvaldo, em nome da Defensoria e o mundo jurídico. Que todos se sintam saudados.

Paulo, você foi extremamente feliz. Extremamente feliz. Estou vivendo um dia alegre, o coração aberto, as frustrações ficando para trás. Vendo esta Casa lotada, cheia, vendo quase todos os partidos aqui representados, Paulo, quase todos os partidos. Isso é um exemplo. Isso é um “case”, diriam os mais chiques. Então, estou emocionado realmente e agradecido.

E tinha que acontecer na gestão do André do Prado, tinha que acontecer na gestão do André do Prado, que é o extraordinário presidente que tem nos conduzido nesse mundo de diálogo.

Ulysses Guimarães dizia a quem o procurava e reclamava que a legislatura estava muito ruim, ele falava: “Quer conhecer uma pior? Venha na seguinte”. E realmente, aqui, agora, Kassab querido, aconteceu o contrário.

Esta - e todos que estão aqui vão testemunhar - é melhor do que a anterior. É melhor do que a anterior. (Palmas.) É um fenômeno da política o que está acontecendo em São Paulo.

Esta legislatura é melhor do que a anterior, tem menos brigas, tem menos desavenças. Tem combatividade, tem luta, tem batalha, mas tem respeito. E hoje é um dia importantíssimo para a política, porque nós estamos homenageando uma pessoa... Paulo, você nos deu esta oportunidade, que é um símbolo da boa política.

Meu saudoso pai, Caetano Munhoz, que foi duas vezes prefeito da minha terra, Itapira, santista, pertinho de você lá, Kayo, na pessoa de quem eu saúdo todos os prefeitos aqui presentes.

Meu pai me ensinou uma frase, Kassab: “A política é a mais sólida das profissões, principalmente quando usada para a satisfação de interesses escusos, mas é a mais nobre das artes, a arte de servir”.

E hoje nós estamos aqui. O maior parlamento da América Latina, como já foi citado, homenageando um símbolo da verdadeira política, Gilberto Kassab. Um símbolo da verdadeira política, a arte de servir, de se doar, de lutar para fazer um mundo melhor, mais justo, mais feliz, mais fraterno e mais humano.

Então, eu me sinto recompensado e me sinto feliz de estar aqui. Eu tinha dois compromissos hoje, importantíssimos. Quando eu recebi a comunicação de que haveria este evento, eu cancelei os dois. Pedi desculpas e disse: “Tenho um maior.” É um momento importante para nós todos. Um momento importante.

Um presidente americano cunhou um dia uma frase: “É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que fazer frente com os pobres de espírito, que nem sofrem muito e nem vibram muito, porque vivem nesta penumbra cinzenta que não conhece a vitória e nem a derrota.” Gilberto Kassab conhece vitória e derrota e nunca temeu fazer parte da arte de servir, que é a nossa política.

Então, Gilberto, eu quero agradecer. Você reuniu quase todos os partidos aqui hoje, em uma manhã de quinta-feira. Você é um símbolo para todos nós. Quarta-feira, verdade. Falaram tanto em quinta que eu já me adaptei aqui. É verdade.

Mas, então, eu gostaria de dizer que este é um momento de fraternidade. Aqui você encontra do Gil Diniz até o nosso Xerife do Consumidor. São duas pessoas de gênios diferentes, combativos.

Você tem o PT e você tem partidos que são contundentemente atuantes e aqui estão, em confraternização. Sabe por que, Gilberto? Porque nós somos como você é, ou queremos ser como você é. Você é o nosso exemplo.

Eu digo isso de coração aberto. Já estou com 47 anos na vida pública, certo? Já estou caminhando aí para o fim da minha jornada, mas me encho de ânimo quando presencio e participo de uma reunião como essa.

Eu gostaria de terminar, você, que está ajudando tanto o governo Tarcísio, você que foi tão importante. Já se disse aqui e é verdade, você é o maior articulador político do Brasil. Eu tenho dito isso que é rigorosamente verdadeiro.

Você engendrou uma chapa fantástica, ofereceu um vice que eu diria que é quase inigualável. Conheci o Ramuth, fiquei impressionadíssimo, e cada dia me convenço mais de que eu tinha que ter ficado impressionado mesmo. Fantástica pessoa.

Você faz essa articulação maravilhosa. Alguns até que te criticam, porque você tem uma posição a nível nacional, outra posição a nível estadual. Eu te elogio. Esse é o exemplo de que nós precisamos. Nós somos brasileiros acima de tudo.

Nós somos paulistas acima de tudo. Nós temos que deixar de lado as nossas diferenças e desavenças. Nós temos que buscar aquilo que nos une para construir um amanhã melhor para o Brasil e para São Paulo.

Então, Paulo, muito obrigado. Eu quero terminar, Kassab, te chamando de almirante Barroso, que na batalha de Itararé, vendo seus soldados sob fogo cruzado, metralhadoras, canhões, tiros, disse uma coisa só para conclamar a todos à vitória: “Sustenta o fogo que a vitória é nossa.”

A vitória será de políticos como você, Gilberto Kassab. Que faz de nós os seus discípulos.

Deus te abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Barros Munhoz. Perceberam que eu o deixei por último, não é? Agradecer aqui a presença, que participaram deste evento conosco 36 deputados aqui nesta Casa, passaram por aqui e puderam usar a sua palavra.

Então, neste momento, agora, daremos início à entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao Sr. Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Gilberto Kassab é graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica, a Poli, e em economia na Faculdade de Economia e Administração, a FEA, ambas da Universidade de São Paulo, USP. Secretário de Estado e Relações Institucionais de São Paulo na atual gestão e presidente nacional do Partido Social Democrático, um dos principais partidos do País.

Kassab possui larga experiência como gestor público. Foi prefeito de São Paulo, o primeiro reeleito na maior cidade da América do Sul, entre 2006 e 2012. Ministro das Cidades, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, deputado federal por dois mandatos, deputado estadual, secretário municipal do planejamento da Cidade de São Paulo. Vice-prefeito e vereador na Capital paulista. Participou da construção de diferentes propostas que marcaram as administrações municipal, estadual e federal.

Na cidade de São Paulo, implantou o projeto Cidade Limpa, que acabou com a poluição visual da cidade e conquistou reconhecimento internacional. Também no município retomou os investimentos municipais na ampliação da rede de metrô, o que não acontecia há mais de 30 anos. Além de ter promovido um dos maiores investimentos em Saúde e Educação da história do município de São Paulo.

No Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, deu andamento a programas como “Internet Para Todos” e o “Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas”, SGDC, para levar banda larga a todo o País.

Ampliou a interlocução entre o governo federal e a comunidade científica, destravou o andamento de projetos como o acelerador de partículas Sirius, principal projeto da ciência brasileira, e empreendeu a luta constante pela recomposição orçamentar da pasta junto da equipe econômica, em meio a um rigoroso ajuste fiscal vivido pelo País.

Executando tarefas de forma transparente e com compromissos com as finanças públicas, em toda a sua trajetória Kassab foi ainda responsável por administrar, no Ministério das Cidades, mais de US$ 30 bilhões em investimentos públicos em saneamento básico, segurança hídrica, e mais de US$ 50 bilhões em projetos de mobilidade urbana, como linhas de metrô, corredores de ônibus, veículos ligeiros, trânsito rápido, ônibus e outros. E também o maior programa de habitação da história do Brasil, “Minha Casa, Minha Vida”.

Na Câmara dos Deputados, presidiu duas importantes comissões, de Ciência Tecnologia e Informática; e de Minas e Energia. Na primeira, apreciou projetos relacionados ao desenvolvimento tecnológico e evolução das telecomunicações do País. Em Minas e Energia, teve atuação destacada durante a crise energética de 2001, promovendo audiências abertas com grande participação der especialistas do setor e da sociedade civil, buscando soluções para superar e solucionar aquele apagão.

Estreou na política aos 25 anos de idade, contribuiu com campanhas políticas, coordenou atividades parlamentares, e foi, em 2011, um dos fundadores do PSD, o Partido Social Democrático. Por essa razão, chamamos à frente o Sr. Gilberto Kassab, secretário estadual de Relações Institucionais, para que seja outorgado, com o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo.

Convido a todos agora desta Mesa para nos levantarmos, fazermos a entrega desta honraria ao nosso grande homenageado Gilberto Kassab, e o deputado Paulo Correa também, convido os deputados do PSD, Helinho Zanatta, Oseias de Madureira e também a deputada Marta Costa para fazermos esta entrega ao nosso homenageado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, teremos a foto oficial do evento e na sequência teremos uma foto oficial com todos os deputados aqui presentes. (Palmas.)

Solicitamos que os fotógrafos, por favor, se posicionem só para trás para que todos os deputados possam entrar na foto oficial.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Neste momento, então, passo a palavra ao nosso homenageado, Gilberto Kassab. Peço silêncio a todos agora para ouvirmos o nosso homenageado, peço aos fotógrafos para deixarem o local.

 

O SR. GILBERTO KASSAB - Bom, mais uma vez, meu bom dia, já boa tarde - passamos do meio-dia - a todas e a todos. Uma alegria imensa estar aqui com vocês em um momento tão importante da minha carreira. Eu quero cumprimentar o André do Prado, meu querido amigo, presidente desta Casa. O Paulo Correa, autor desta homenagem tão emblemática para mim.

Cumprimentar a Mesa. Cumprimentar aqui Edir Sales, querida amiga, vereadora, na sua pessoa os vereadores aqui presentes. Kayo Amado, prefeito de São Vicente, na sua pessoa os prefeitos que aqui se encontram.

Minha querida colega de trabalho, Coronel Helena, obrigado pela presença. Querido Mário Sarrubbo, procurador geral, muito obrigado pela presença. Aproveito para cumprimentá-lo pela extraordinária gestão, pelos posicionamentos, pela capacidade de diálogo, pela ação no Ministério Público.

Florisvaldo, defensor geral, também querido amigo de longa data, ele, sua família, e que tem tido um extraordinário desempenho à frente da Defensoria. Meu querido e fraterno amigo Marcelo Branco, de tanto tempo aí em uma caminhada longa, ele e a sua família. Nossa equipe aqui de trabalho na pessoa do Penido, nosso secretário adjunto, amigo também de longa data, desde o início da gestão da prefeitura.

Cumprimentar todos aqui presentes. Os parlamentares aqui, cumprimentar as deputadas, cumprimentando a Marta Costa, querida amiga, colega de partido, ela, sua família, há tanto tempo caminhando juntos. Saudar aqui o Xerife do Consumidor, nosso líder do governo. Saudar aqui a minha bancada, saudando o nosso líder, o Paulo Correa, a bancada do PSD.

Saudar aqui o Carlos Cezar, o Enio Tatto, o Paulo Fiorilo que por aqui passou. Saudar, enfim, todos vocês, e vou me permitir saudá-los na pessoa do Barros Munhoz, não apenas um querido amigo, mas um conselheiro. Uma das pessoas mais bem preparadas da vida pública paulista e brasileira. Não apenas um orador.

Quem não conhece o Barros Munhoz, entende ele como um grande orador, fala bem. Não, não é isso, não. O Barros Munhoz é preparadíssimo. Teve já oportunidade de ter à sua frente, sob sua responsabilidade, inúmeras missões e se saiu muito bem em todas. Você continua sendo uma referência para todos nós, um exemplo, um conselheiro. E hoje, mais do que nunca, nesta Casa a sua importância é extraordinária.

Dizer para vocês que receber esta homenagem, Paulo Correa, neste momento e neste lugar me faz lembrar que é nesta Casa que eu tive grandes oportunidades de aprender e conhecer o nosso estado.

Em um primeiro momento, quando cheguei aqui como deputado estadual, já faz quase 30 anos, e naquele momento chegava também, como governador, Mario Covas. Eu mal o conhecia, poucas vezes tinha falado com ele na vida, e ao longo dos quatro anos de mandato fui conhecendo, fui trabalhando por São Paulo como deputado estadual.

E com ele testemunhei mudanças importantes em São Paulo, com ele aprendi muito, e São Paulo naquele momento passou por transformações, as mais intensas imagináveis. Foi naquele momento que se idealizou e começou a ser construído o Rodoanel, Poupatempo, Bom Prato, o pedágio.

Imagine se nos dias de hoje é difícil nós implantarmos uma praça de pedágio, imagina Barros Munhoz, há 30 anos atrás, você implantar o pedágio em todo o estado de São Paulo. Um ato de coragem.

As OS’s, existia uma dificuldade muito grande de todos entenderem como poderia funcionar uma OS com importantes responsabilidades especiais na Saúde, sendo conduzidas por organizações que estariam dispensadas de licitação, de uma série de outras coisas. E o que seria do Brasil hoje sem as OS’s?

Enfim, estou dizendo tudo isso porque, 30 anos depois, eu volto a aprender muito aqui em São Paulo, também com outro timoneiro, um grande timoneiro que é o Tarcísio de Freitas.

Uma pessoa que em pouco tempo mostrou a sua capacidade, o seu amor à vida pública, a sua seriedade e cada vez mais mostra a que veio. E eu tenho o privilégio, assim como foi com o Mario Covas, eu como deputado estadual, hoje com o Tarcísio como secretário de Governo, como seu colaborador.

E esta homenagem, Paulo, ela nos enche de entusiasmo, nos dá a energia necessária para que a gente possa acreditar naquilo que está fazendo. Eu acredito no que estou fazendo. E acredito não apenas no que estou fazendo hoje, como secretário de Governo, mas como aquele que acredita na política.

Hoje vendo aqui os meus amigos, colegas, do PT, do PL, do PSD, do PSDB, do MDB, de tanto, do Republicanos, eu sinto realmente uma força interior para continuar nesse caminho          que é de sempre mostrar que a união faz a força. Não é possível que a gente não consiga sempre encontrar um caminho comum.

Não é possível que as pessoas não possam entender que a coisa mais natural do mundo é a divergência. A divergência ideológica, a divergência na discussão de políticas públicas, a diferença na escolha de caminhos para a gente melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui moram. Enfim, na política com P maiúsculo.

Na hora que você entende que divergir é natural, basta ter respeito que a gente consegue avançar, todo mundo, naquilo que é o denominador comum. E este Colar, Paulo, que eu aqui agradeço à Assembleia porque eu sei que graças à generosidade do André do Prado, nosso querido presidente, nós estamos aqui vivendo este momento, em uma quarta-feira, um dia importante para a Casa. Eu posso dizer a você que é uma das mais importantes homenagens que eu recebi. (Palmas.)

E digo a você, André, que tem sido um privilégio trabalhar com você. Não apenas por gestos como este, que eu encaro como uma ação do campo pessoal, mas principalmente pela sua generosidade e desprendimento na condução desta Casa, procurando agregar todos, procurando estabelecer uma parceria com o governo, com o governador, para o bem de São Paulo.

Como disse o Barros Munhoz aqui, e eu sou testemunha disso, porque, como eu disse, cheguei aqui há 30 anos e nestes 30 anos vivi bastante esse ambiente, você tem uma gestão que poucos tiveram. Você consegue conciliar, você harmonizou a Casa, você ajudou a harmonizar a Casa e isso faz com que importantes projetos estejam sendo aqui discutidos.

Quando não tem importantes projetos, que reine a paz, porque às vezes em um legislativo - seja municipal, qualquer, estadual, do País, no Congresso Nacional -, às vezes, quando você não tem o que discutir, você promove a cizânia, não é? Já diria a minha avó aquele ditado famoso, que cabeça vazia é oficina do diabo. Às vezes, um parlamento vazio de debates também é oficina do diabo quando não tem um bom comandante.

E esta Casa é serena, esta Casa tem sido realmente um exemplo para os outros parlamentos do Brasil, os projetos têm sido votados, têm sido discutidos, têm sido aprovados ou não, mas existe algo que tem sempre acontecido: o respeito à sua condução. Portanto, em rápidas palavras, porque o que me leva aqui a deixar como resultado desta minha manifestação, é o muito obrigado.

Vocês sabem o que significa o muito obrigado na vida pública. Eu sei o que significa para cada um de vocês a concessão desta homenagem. Eu sei o que significa para um deputado escolher alguém para entregar o Colar.

Eu sei o que significa, para a Mesa desta Casa, definir uma quarta-feira para fazer a concessão desta homenagem. Eu sei o que significa para um presidente da Assembleia estar presente em uma homenagem que poderia ser singela, mas com sua presença não é singela.

Então, a cada um de vocês, muito obrigado, contem comigo, com a minha modesta colaboração, contribuição, para que vocês continuem sendo bons parlamentares como têm sido.

O que estiver ao meu alcance para ajudar esta Assembleia, cada um de vocês, o governador Tarcísio para que a gente possa cada vez ser mais respeitado pelos paulistas, vocês podem contar, porque esse é meu único objetivo nessa jornada, que eu espero se estender até 2026.

Obrigado Paulo, obrigado André, obrigado a cada um de vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Agradeço as palavras do nosso homenageado, Gilberto Kassab, que é nosso secretário de Governo e Relações Institucionais, e também não poderia deixar as minhas considerações aqui, como presidente desta Casa.

Meus agradecimentos a todos os senhores deputados que estiveram hoje aqui presentes. Agradecer ao deputado Paulo Correa Jr, que é autor da propositura, aprovada por todos nós, parlamentares desta Casa, na outorga desta honraria - como foi dito pelo deputado Carlos Cezar aqui, a mais alta honraria desta Casa. Então, é o estado de São Paulo aqui hoje homenageando Gilberto Kassab.

Por todo o histórico que todos já disseram aqui, todos presentes nesta Mesa, todos os deputados, cerca de 40 deputados passaram por esta Casa. Talvez seja a sessão onde mais deputados passaram, participaram ou fizeram o uso das suas palavras diante da altura do nosso homenageado.

E diante de palavras bíblicas que foram ditas aqui, muito bem-ditas por sinal, na questão da águia, da fênix, foi dito aqui da coragem, da lealdade. De tantos predicados e atributos que o nosso homenageado fez, tem e nós nos sentimos muito honrados.

E eu... privilégio, como foi dito pelo deputado Barros Munhoz, esse grande líder, nós, com os demais deputados, que foi presidente desta Casa por duas vezes, por todos os cargos que o Barros já ocupou, realmente me emociona quando o Barros fala, que a gente possa ter o respeito de uma figura pública como o Barros Munhoz.

E de todos vocês desta Casa que realmente têm em ajudado a conduzir esta Casa, mesmo com toda a inexperiência que eu tinha, vocês têm me ajudado todos os dias, está aqui o líder do governo, Jorge Wilson, todos os demais deputados, partidos, situação, oposição.

Nós temos realmente tido uma paz muito grande nesta Casa para poder discutir os grandes projetos importantes para o nosso estado de São Paulo. E no currículo do Kassab, Barros, porque a gente pôde ler um breve currículo dele aqui, porque se fosse colocar todas essas conquistas que ele teve em todos os seus mandatos em prol da população... porque o cargo público, todos esses que o Kassab ocupou e ocupa, ele serve principalmente para atender às pessoas, melhorar as vidas das pessoas.

Por isso que eu digo, para nós, enquanto agentes públicos - seja prefeito, vereador, deputado, secretário, governador, presidente, senadores -, um privilégio para nós que somos agentes públicos, pagos com dinheiro público, poder ter o privilégio de, através do nosso trabalho, da nossa dedicação, nós podemos fazer a diferença na vida das pessoas, do povo que está lá na ponta, que paga os seus impostos, e nós temos que retribuir através de políticas públicas para esses cidadãos.

E o Kassab, diante de tudo isso, que ele já prestou esse relevante serviço, como foi dito aqui, alguns oradores, dedicou a sua vida à política, à vida pública. Servir ao próximo, e todos nós conhecemos a vida do Kassab.

Já foi dito aqui também, não é retórica, é 24 horas; se não é 24, é 23, mas é 20 horas por dia fazendo política para o próximo, porque a gente fala muitas vezes, tem o maior partido e você tem vários prefeitos, mas tudo isso só importa se der resultados. E o Kassab, por onde ele passou, por onde ele passa, deixa a sua marca. A marca que é atender à população, beneficiar o próximo.

Por isso esta honraria proposta por esta Casa através do deputado Paulo Correa. Ela é justa e eu fico feliz de ser no meu momento como presidente desta Casa, poder ter este Plenário cheio com grandes autoridades, convidados, aqui, para que nós pudéssemos fazer esta grande homenagem à altura do nosso homenageado, Gilberto Kassab.

Muito obrigado, Kassab. Deus te abençoe, continue te dando muita saúde, muita paz, para que você continue com esse espírito público ajudando o nosso estado de São Paulo e o nosso País.

Muito obrigado, que Deus te abençoes. (Palmas.)      

Esgotado o objeto da presente sessão, eu também agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, bem como de todos e a todas que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado a todos, está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 39 minutos.

 

* * *